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Mesa redonda 06 - Projeto de Avaliação e Intervenção na Rede Publica de Ensino de Nova Lima CPP Itinerante

Tipo:

Mesa Redonda Presencial e Online

Categoria:

EIXO 2 – Transformações nos Contextos Históricos, Culturais e Sociais e Repercussões na Prática Psicopedagógica

Local:

Sala 02 - Térreo

Data e hora:

18:05 até 19:05 em 11/11/2023

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Mesa redonda 06: Projeto de Avaliação e Intervenção na Rede Publica de Ensino de Nova Lima CPP Itinerante

Dra. Ângela Mathylde Soares e Ludmilla Soares relatam a experiência do Projeto de Avaliação e Intervenção  Psicopedagógica, denominado  Projeto CPP Itinerante, em execução, desde junho de 2023, em dezoito unidades escolares da Rede Municipal de Nova Lima, em Minas Gerais.

O  Projeto CPP Itinerante surge como uma importante alavanca do Programa de Recuperação e Aceleração  das Aprendizagens, Saber +, implementado pela Secretaria Municipal de Educação, no qual estão previstas  diversas ações Psicopedagógicas, por meio de avaliação e intervenção, no ambiente escolar, atendendo, prioritariamente turmas com estudantes com dificuldades de aprendizagem, e histórico de fracasso escolar ou não alfabetizados na idade certa, em colaboração com os professores da Rede.

O Projeto CPP Itinerante está balizado em diversas metodologias das quais destacamos o PPAI- Programa de Avaliação e Intervenção Psicopedagógica, por meio de equipe multidisciplinar composta por psicólogas, psicopedagogas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas e professores de educação física que atuam de maneira itinerante, em 108 (cento e oito) turmas, atendendo semanalmente cerca de 2.950  (dois mil novecentos e cinquenta) estudantes da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental. 

O projeto oferece serviço especializado de apoio aos professores, em sala de aula, para identificar, através de observação e rastreio, crianças com risco para aprendizagem, nas turmas de 1º e 2º períodos da  Educação Infantil, considerando atrasos significativos nas áreas de desenvolvimento cognitivo, socio-afetivo, emocional, motor, sensorial, bem como no processo de estimulação cerebral;

E também, para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, para identificar, através de observação e rastreio, estudantes no ciclo de alfabetização, nas turmas de 1º. 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, com defasagens na consolidação de habilidades intelectuais e funções executivas necessárias  para o processo de alfabetização como: capacidade de planejamento e flexibilidade cognitiva, pensamento  abstrato, capacidade de resolver problemas, compreensão de ideias complexas, rapidez de aprendizagem,  aprendizagem por experiência, comportamento adaptativo, competência social, autonomia, participação individual e/ou coletiva e  interações sociais.

 Como resultado parcial, o Projeto realizou o  diagnóstico Psicoeducacional de cada unidade escolar elegível  para o projeto; avaliando os aspectos ambientais e físicos da Rede Municipal de Educação, considerando os fatores favoráveis e os fatores desfavoráveis para a aprendizagem, com base nos princípios da  Neurociências. 

 E, ainda, realizou a sondagem inicial das habilidades preditoras das aprendizagens, a qual iremos apresentar  os dados, no VI Simpósio Nacional da ABPp.


 

 

Mediadora: Professora Jojemima Mesquita

 

Discussões (1)

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Sarah Araujo
11/11/2023
Bem vindos(as) à Mesa Redonda 6!

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