Autolesão não suicida em adolescentes: intervenções na escola em uma perspectiva crítica e sistêmica
Tipo:
Palestra Presencial e Online
Categoria:
EIXO 2 – Transformações nos Contextos Históricos, Culturais e Sociais e Repercussões na Prática Psicopedagógica
Local:
Sala 02 - Térreo
Data e hora:
13:20 até 14:20 em 11/11/2023
Estudo Caso Institucional/Escolar: Autolesão não suicida em adolescentes: intervenções na escola em uma perspectiva crítica e sistêmica
Resumo:
A adolescência e a puberdade se caracterizam por períodos marcados por grandes transformações sociais e físicas que impactam a subjetividade. Como fase de transição é requerido da pessoa a construção de uma identidade sexual e de gênero, a possibilidade de estabelecer relações afetivas, capacidade de assumir compromissos e a aquisição de um sistema de valores pessoais, com variações de acordo com as condições socioeconômicas da família do adolescente.
Com tantos desafios, o confronto com os adultos é frequente e episódios de entristecimento, angústia e ansiedade ocorrem pelo luto da perda da infância e o desafio do ingresso no mundo adulto. A conduta da autolesão pode ocorrer nesta fase como busca de “alívio” da dor, como um sintoma em adolescentes que muitas vezes o mantêm em segredo.
A proposta deste trabalho é apresentar as intervenções realizadas na escola com um grupo de adolescentes com condutas de autolesão, manifestadas em ambiente escolar. Participaram seis adolescentes indicadas pela escola, em encontros semanais de 2 horas.
Em uma perspectiva crítica e sistêmica, foram utilizados recursos artísticos, dinâmicas de grupo, jogos e literatura como estratégias nos atendimentos, em diálogo com os professores e gestores. Os resultados indicaram a necessidade dos adolescentes serem cuidados e compreendidos e a autolesão como um sintoma de uma psicopatologia social, de contágio e não uma doença.
Compartilhe suas dúvidas ou ideias sobre esta atividade!
Bom dia!
Caso desejem realizar algum comentário ou pergunta podem enviar por aqui que estarei repassando para a mesa.
Bem vindos(as) à Palestra "Autolesão não suicida em adolescentes: intervenções na escola em uma perspectiva crítica e sistêmica"
Estamos entusiasmados por ter você conosco para esta palestra do Simpósio Nacional de Psicopedagogia!
Explore, pergunte e interaja. Esperamos suas contribuições valiosas para tornar esta mesa redonda ainda mais enriquecedora e memorável.
Boa sessão a todos!