Seja Bem-vindo ao XVII SIMPÓSIO DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO TOCANTINA/Comunicação e moda, realizado em Imperatriz- MA.
Datas importantes:
Submissão de trabalhos: 22/09/2023 a 15/11/2023 (data prorrogada)
Data para divulgação dos aceites: 20/11/2023
Todos os trabalhos devem ser submetidos de acordo com Template do evento. Abaixo os temas dos Grupos de Trabalhos definidos para o ano de 2023.
Comunicação, Gênero e Raça
Coordenadoras:
Coordenadoras: Michelly Carvalho (UFMA)
Renata Nascimento (UERJ)
Janaina Amorim (UFPA)
Ementa: As implicações e aplicações das teorias da comunicação em estudos de fenômenos sociais com foco étnico-racial, de gênero, sexualidade, e seus entrecruzamentos identitários. O objetivo é promover reflexões sobre conjuntura e transformações dos processos midiáticos na sociedade com base numa perspectiva interseccional. Assim sendo, o grupo pretende debater sobre identidades, construção de subjetividade, representação midiática, cidadania, educação, colonialidade e raça a partir da produção discursiva, circulação e recepção midiática.
Palavras-Chave: comunicação; relações étnico-raciais; gênero; sexualidade; mídia; identidade(s).
Rotinas produtivas na Comunicação
Coordenadores: Ricardo Alvarenga (UFMA) e Larissa Fonseca Rocha (UFMA)
Ementa
A ementa contempla o funcionamento dos sistemas midiáticos, suas lógicas e estratégias de produção, a possível inserção da tecnologia nesse processo e as rotinas ligadas a eventos ocorridos no meio social. A proposta abriga reflexões sobre experiências e processos produtivos do audiovisual, jornalismo, relações públicas, comunicação organizacional, publicidade e demais áreas da comunicação.
Palavras-Chave: Rotinas produtivas; Comunicação; Sistemas midiáticos; Estratégias de produção.
Estudos sobre Jornalismo
Coordenadores: Marta Alencar (UFMA) e Domingos Almeida (UFMA)
Ementa
História do Jornalismo e da imprensa. Teorias do Jornalismo. Estudos teóricos, empíricos e/ou aplicados de jornalismo. O jornalismo contemporâneo em diferentes mídias, suportes e plataformas. Linguagens, narrativas e gêneros jornalísticos no jornalismo impresso, na televisão, no rádio e na internet. Análise das coberturas e narrativas jornalísticas. Rotinas de produção e aspectos da produção jornalística. Jornalismo digital, convergência e novas tecnologias.
Palavras-chave: Jornalismo; Teorias; História; Novas tecnologias.
Comunicação e Tecnologias Digitais
Coordenadores: José Carlos Messias (UFMA) e Lucas Reino (UFMA)
Ementa
Pesquisas que versem sobre cibercultura e sobretudo ciberjornalismo, sob os impactos das ferramentas digitais na vida social, nas interações e nas rotinas dos veículos de mídia em diferentes suportes, incluindo questões de interações, audiência, rotina produtiva, convergência e outros.
Palavras-chave: Cibercultura; Tecnologia; Redes Sociais; Dispositivos Móveis; Ciberjornalismo.
Comunicação e Educação
Coordenadores: Elaine Javorski (UNIFESSPA) e Camila Rodrigues (UFMA)
Ementa
Interface entre educação, comunicação e cultura das mídias. Formas de apropriação das mídias e de suas linguagens em ambiente escolar. Interação de crianças e jovens com as mídias e as tecnologias na escola e na comunidade. Conceitos e perspectivas da mídia-educação. Formação de professores, letramento midiático e educomunicação.
Palavras-chave: Comunicação; Educação; Linguagens; Cultura das Mídias; Mídia-Educação.
Comunicação, Cultura e Memória
Coordenadores: Roseane Arcanjo (UFMA) e Nayane de Brito (UFSC)
Ementa
Pesquisas que abordem a comunicação e suas interfaces com a cultura, a memória e a história; estudos sobre jornalismo e cultura; iniciativas que destaquem a trajetória e práticas de jornalistas e profissionais da comunicação; trabalhos de corte histórico que envolvem a memória das múltiplas mídias: impressa, radiofônica, televisiva e digitais; pesquisas que tratem da comunicação e a história oral; propostas que discutem aspectos teóricos ou metodológicos da pesquisa sobre comunicação, memória, história e/ou cultura no campo da comunicação; relações interdisciplinares entre comunicação e cultura.
Palavras-chave: Comunicação; Memória; Cultura; Jornalismo; História.
Gênero, representação, comunicação e participação política
Coordenadores: Vanda Pantoja (PPGS/UFMA) e Patrícia de Sousa Trindade (PPGS/UFMA)
Ementa
O GT acolherá trabalhos de natureza teórica ou empírica, concluídos e em andamento, preocupados em compreender a representação /desigualdade do poder político entre os gêneros situados em contexto amazônico e além. Serão bem-vindas pesquisas que tratem da participação das mulheres em diferentes instâncias da representação política, desde as instituições do Estado (como os Executivos e os Legislativos) até as instituições formais de participação (como os Conselhos Sociais e Conselhos Gestores, as Conferências Públicas etc.), passando por movimentos sociais, organizações da sociedade civil. Do mesmo modo, abrigará estudos focados nos diferentes repertórios de ação política, como campanhas em redes sociais, protestos, marchas e participação institucional, e seus efeitos em termos de políticas públicas e disputas culturais na sociedade.
Palavras-chave: Gênero; Mulheres; Representação; Comunicação; Participação política.
Comunicação e Linguagens
Coordenadores: Regysane Botelho (UFMA) e Isabel Delice (UEMASUL)
Ementa
Este Simpósio Temático propõe uma discussão sobre as relações entre os campos da Comunicação Social e dos Estudos da Linguagem, com o desafio de pensar a construção de sentidos que ocorre no espaço privilegiado dos meios de comunicação na contemporaneidade. Acreditamos ser fundamental assumir posições críticas que considerem as relações e disputas de poder nas práticas sociais de comunicação que participam de processos de construção e reconstrução da sociedade contemporânea e dos atores sociais nela inseridos. Assim, interessam-nos estudos interdisciplinares que proponham e/ou aprofundem discussões que alcancem as inter-relações entre esses dois campos do saber, trabalhando em perspectiva interdisciplinar.
Palavras-chave: Comunicação; Linguagem; Estudos da Linguagem; Práticas sociais; Meios de Comunicação.
Marketing e assessoria de comunicação
Marco Gehlen (UFMA) e James Pimentel Araújo (Facimp)
Ementa
Gestão de imagem corporativa. Planejamento estratégico de comunicação. Gerenciamento de crises e comunicação de crise. Comunicação interna. Comunicação externa. Assessoria de imprensa digital. Monitoramento de mídia. Comunicação de responsabilidade social e sustentabilidade. Responsabilidade social das empresas. Parcerias estratégicas e colaborações de comunicação. Branding e construção de marca. Marketing. Estratégias de segmentação de mercado. Marketing de conteúdo e storytelling. Mídias sociais e estratégias de engajamento. Otimização para motores de busca (SEO) e marketing de busca (SEM). Email marketing e automação de marketing. Análise de métricas de marketing. Publicidade online e estratégias de anúncios. Estratégias de branding e identidade de marca. Inovação em marketing e tendências de mercado. Marketing internacional e adaptação cultural. Ética no marketing e comunicação.
Palavras-chave: Marketing; E-mail Marketing; Métricas; Assessoria de imprensa digital; Branding.
Culturas digitais, Moda e Comunicação
Coordenadores: profa. Isaaf Karhawi (PPGCom/UNIP) e Yuri Ribeiro (Jornalista)
Ementa
O GT “Culturas digitais, Moda e Comunicação” tem caráter interdisciplinar com foco em trabalhos que estabeleçam relações entre a Moda e a Comunicação. São aceitos trabalhos que articulem a relação entre moda e mídia; comunicação e moda; moda e consumo. Também, estimula-se o envio de trabalhos que versem sobre culturas digitais, comunidades digitais, plataformas de redes sociais e influenciadores digitais nos segmentos da moda.
Palavras-chave: Comunicação; Moda; Culturas Digitais; Plataformas.
Artigos
Se você quer que seu trabalho fique nos anais do SIMCOM 2023, envie o Artigo completo conforme o template abaixo.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE DO EVENTO
Se você preferir, pode enviar um resumo expandido, conforme o template abaixo: