Datas importantes
15
novembro - 2023
Limite de Submissão de Trabalhos
25
novembro - 2023
Divulgação de Trabalhos Aprovados
30
novembro - 2023
Pré-Simcom
Seja bem - vinda(o) ao XVII Simpósio de Comunicação da Região Tocantina
Com o tema Comunicação e Moda, o XVII Simpósio de Comunicação da Região Tocantina (SIMCOM) acontecerá de 05 a 08 de dezembro de 2023, organizado pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA-Imperatriz) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/Imperatriz). O objetivo do Simpósio é oferecer um espaço para divulgação científica e para a popularização das investigações realizadas no âmbito da graduação e da pós-graduação, ampliando discussões que abordem as conexões e diálogos entre a moda e a comunicação na construção de identidades, comportamentos, tendências e processos de diferenciação e de reafirmação cultural.
Mas, afinal , o que é SIMCOM?
O SIMCOM é um congresso tradicional, que começou em 2007 com a implantação do Curso de Jornalismo na (UFMA-Imperatriz) sendo um dos poucos em Comunicação do Estado. Trata-se de um evento de porte nacional, que nas 17 edições anteriores, a maior parte delas foram realizadas sem apoio financeiro das agências de fomento, e que costumeiramente têm se pautado pela originalidade. Entre os temas que já foram abordados no SIMCOM estão: 1) A Relação entre Pesquisa e Mercado de Trabalho (2015); 2) Os Impactos da Cultura Digital para a Comunicação (2017); 3) O Papel da Comunicação para a Discussão Política (2018); 4) As Interfaces da Comunicação nas Discussões de Gênero, Raça e Classe (2019). Em 2022 o evento discutiu as Possibilidades de Atuação do Profissional em Comunicação para o Mercado de Trabalho numa edição presencial que reuniu 150 inscritos. Agora, em 2023, o SIMCOM mais uma vez propõe pautar um tema inovador: “Comunicação e Moda”, por ter caráter interdisciplinar e promover o debate e a crítica acadêmica, aliados às discussões sobre os desafios e as possibilidades de abrir um mercado no Estado e, particularmente, no interior do Estado, carente de iniciativas para as novas gerações de jornalistas em formação.
Por que é tão importante discutir Comunicação e Moda?
Destaca-se que o mercado da moda é responsável, historicamente, pela geração de emprego e renda, e pela emancipação de pequenos produtores e comerciantes. No caso da Comunicação, a moda constitui um segmento profissional com diversas oportunidades de atuação, como por exemplo: editoração de revistas, produção de conteúdo para mídias sociais, construção de marca e de imagem empresariais e outros leques de possibilidades. Some-se a isso o fato da Moda e a Comunicação terem possibilitado ressignificar as compreensões sobre o corpo, o gênero, os papéis sociais e a sexualidade. Dessa forma, a Moda e a Comunicação têm estimulado o desenvolvimento de processos de inclusão, de consumo sustentável e de valorização da alteridade e da diferença.
Sobre o mercado local de moda, vale destacar que em Imperatriz-MA, a partir do mapeamento realizado no ano de 2020 pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (G-Ciber-UFMA), há, no entanto, 20 influenciadoras do nicho de moda com mais de 15 mil seguidores. Duas dessas influencers, Scarlatt Nascimento e Handressa Rubim, ganharam reconhecimento nacional sendo convidadas para acompanhar pessoalmente desfiles da Semana de Moda em Paris (FR) e Milão (IT) em parceria com marcas de Imperatriz-MA, em fevereiro de 2019. Além das influenciadoras digitais, a moda maranhense é feita por muitas mãos, como por exemplo o estilista Glauber Pinto, referência no Nordeste em moda sustentável. Algumas de suas peças são produzidas em parceria com costureiras de um programa comunitário no bairro Coroadinho, em São Luís. Ainda nessa categorização da presença na moda no Estado do Maranhão, há a modelo Amira Pinheiro, natural de São José de Ribamar, sendo outra representante do Maranhão pelo Brasil e pelo mundo. Ela foi recordista feminina no São Paulo Fashion Week em 2019, somando 22 desfiles (Na Mira, online, 2021) e já trabalhou com grifes conceituadas como Marc Jacobs, Oscar de La Renta, Byblos e Mac Cosmetics. Outro evento importante para o setor é o Maranhão Fashion Week (MAFW), um encontro anual que promove a moda local com intercâmbio nacional. Nessa perspectiva, podemos inferir que o Maranhão tem eventos, conteúdo, público e precursores no mundo fashion. O que significa que o tema está em consonância com os objetivos do XVII Simpósio de Comunicação da Região Tocantina e atende as exigências deste Edital.
Quem pode participar do SIMCOM?
Como nas outras edições, o SIMCOM se propõe em agregar estudantes e docentes de graduação e da pós-graduação, pesquisadores de diversas áreas das Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, que vão socializar seus trabalhos científicos e produtos de mercado, pensados no âmbito da comunicação, bem como atrair um público interessado no tema como empreendedores, agentes do comércio, influenciadores, gestores públicos, lideranças públicas do mercado da comunicação e das organizações não-governamentais. É o único congresso da temática na Região Sul do Maranhão, atendendo estudantes, pesquisadores de Universidades do Maranhão, Tocantins e Pará.
Enfatiza-se que o SIMCOM é um espaço de divulgação e discussão das pesquisas de diversos cursos da UFMA e de outras instituições, que se torna mais sólido a cada edição. O evento tem capacidade para receber um grande público nacional, como ocorreu nos anos de 2020 e 2021, quando foram realizadas edições online, e em 2022, com edição nacional e presencial. Portanto, a proposta nacional vai ratificar o papel importante do polo universitário. Assim, a consolidação da iniciativa na UFMA pretende fomentar uma rede de cooperação com outras universidades e instituições, reforçando e ampliando a inserção das pesquisas em redes nacionais. Desde 2019 as atividades estão congregadas também às atividades do Mestrado em Comunicação, do Programa de Pós-Graduação da (UFMA-Imperatriz), incluindo oferta de oficinas e debates voltados para atender e atrair também o público especializado. Desde então, professores e estudantes, e os sete grupos de pesquisa em atividade, têm somado esforços para a realização ininterrupta, mesmo sem receber financiamento de instituições de pesquisa em alguns anos.
Novidades no XVII SIMCOM : Pré-evento
O SIMCOM de 2023 terá um “pré-evento”, totalmente online, cuja proposta tem como objetivo divulgar a programação e disseminar os temas que serão abordados no evento oficial. O pré-evento será realizado em formato online, com taxa de inscrição de baixo custo. A proposta é ampliar a divulgação do SIMCOM e atrair participantes para o encontro presencial. O pré-SIMCOM será realizado dia 30.11, às 19h, horário de Brasília – DF.