Para nós, as RODAS DE CONVERSA da XIX SEMANA DE EDUCAÇÃO, II Congresso Internacional de Educação, II Encontro de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação - Novos e antigos desafios para ação e formação de professores: educação e justiça social (aqui chamada de “Meet de conversa”) é uma importante estratégia metodológica orientada pelo diálogo e conversação. Autores apontam, inclusive, a roda como uma ferramenta política libertadora. A Pedagogia aborda esta metodologia de trabalho com coletivos, “a partir dos estudos de Paulo Freire e seu referencial teórico-metodológico da Educação Popular, além da proposição dos Círculos de Cultura, que se filiam as ideias de educação, liberdade e transformação dos indivíduos e do meio em que estes vivem” (SAMPAIO et al, 2014, p. 1301).
LEMBRETE:
1) As RODAS DE CONVERSA acontecerão na manhã de terça-feira, dia 12 de Abril de 2022, das 8h15min., às 10h.
TÍTULOS/AUTORES:
1. Critinfância: novos sentidos e trilhas para a educação da infância em tempos de resistência
Marta Regina Furlan de Oliveira - Universidade Estadual de Londrina
Flavia Regina Schimanski dos Santos - Universidade Estadual de Londrina
Natasha Yukari Schiavinato Nakata - Universidade Estadual de Londrina
Roberta Franciele Silva - Universidade Estadual de Londrina
Tatiana de Freitas Silva - Universidade Estadual de Londrina
|
2. Leitura e Educação: práticas pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica
Sandra Aparecida Franco - Universidade Estadual de Londrina
Letícia Vidigal - Universidade Estadual de Londrina
Nathalia Martins Beleze - Universidade Estadual de Londrina
|
3. Educação dos sentidos e das sensibilidades: Práticas lúdicas que atravessam a infância em meio à pandemia Covid-19
Beatriz Zerbini Maia - Universidade Estadual de Londrina
Ana Carolina Magro - Universidade Estadual de Londrina
Beatriz Aparecida Gomes dos Santos - Universidade Estadual de Londrina
Danielle Mitico Kosugue - Universidade Estadual de Londrina
Deise Rodrigues - Universidade Estadual de Londrina
|
4. Da Política à e Despolitização: o paradigma da gestão escolar
Adreana Dulcina Platt - Universidade Estadual de Londrina
Amanda Mendes Cordeiro Santos - Universidade Estadual de Londrina
Maria Julia Rodrigues Machado - Universidade Estadual de Londrina
Rafael Soares Folco - Universidade Estadual de Londrina
Rodrigo Lima de Oliveira - Universidade Estadual de Londrina
|
5. Formação docente: caminhos teóricos e práticos para a inclusão
Luanna Freitas Johnson - Fundação Universidade Federal de Rondônia
Fabiano Sales de Aguiar - Prefeitura Municipal de Nova Mamoré
|
6. Educação contra barbárie: como promover práticas emancipadoras
Julia Duarte de Souza - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Julyana Sueme Winkler Oshiro - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
|
7. Bases teóricas educacionais contemporâneas
Kelen dos Santos Junges - Universidade Estadual do Paraná
Juliana Fernandes Junges Cararo - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Lucymara Carpim - UniCuritiba
Magda de Oliveira Branco - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Mônica Aparecida Rodrigues Luppi - Universidade Estadual de Londrina
|
8. Os trabalhos de cocriação e as práticas pedagógicas
Vaniza Sezinando Sant'Ana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Ana Paula Rossetin - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Carla Daniela Pereira Maia Ferreira - Universidade de Porto
Josi Mariano Borille Universidade Estadual do Paraná
Maristela Rossato Martins - Universidade de Brasília
Tatiana Laiz Freitas Fonseca Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Paraná
|
9. A reforma do Ensino Médio no Paraná
Sandra Regina de Oliveira Garcia - Universidade Estadual de Londrina
Eliane Cleide da Silva Czernisz - Universidade Estadual de Londrina
Silvia Alves dos Santos - Universidade Estadual de Londrina
|
10. Educação digital na infância: questões para a família e a escola
Jaqueline Delgado Paschoal - Universidade Estadual de Londrina
Ana Rafaela Assunção Campana - Universidade Estadual de Londrina
Daiane Souza Domingues - Universidade Estadual de Londrina
Marta Silene Ferreira Barros - Universidade Estadual de Londrina
Sandra Regina Mantovani Leite - Universidade Estadual de Londrina
Silvana Binde Kresciglova - Universidade Estadual de Londrina
|
11. Educação básica, pandemia (COVID-19) e ensino remoto: uma tríade desafiadora para os educadores
Tania da Costa Fernandes - Universidade Estadual de Londrina
Marlizete Steinle - Universidade Estadual de Londrina
|
12. Os estudos de Edgar Morin e Paulo Freire no campo da Educação
Liliam Maria Born Martinelli - Faculdade Educacional da Lapa
Angela Leitão Sallem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Karine Ferreira Monteiro - Universidade Estadual de Ponta Grossa
|
13. Leitura, biblioteca escolar e a formação do leitor
Rovilson José da Silva - Universidade Estadual de Londrina
Adriana Rosecler Alcará - Universidade Estadual de Londrina
Berta Lúcia Tagliari Feba - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Greice Ferreira da Silva - Universidade Estadual de Londrina
João Arlindo dos Santos Neto - Universidade Estadual de Londrina
Renata Junqueira de Souza - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Sueli Bortolin - Universidade Estadual de Londrina
Tamires Cassia Rodrigues Okada - Universidade Estadual de Londrina
Veronica Aparecida dos Santos - Universidade Estadual de Londrina
|
14. A contação de História e o processo de criação e imaginação na infância
Ana Ferreira - Universidade Estadual de Londrina
Ingrid Aguiar Kuster - Universidade Estadual de Londrina
Isadora Rosadiuk de Campos - Universidade Estadual de Londrina
Lara Ranieri Garcia - Universidade Estadual de Londrina
Marta Silene Ferreira Barros - Universidade Estadual de Londrina
Sueli Rosa Nakamura - Universidade Estadual de Londrina
|
15. "O estágio na formação inicial de professores: dimensões da aprendizagem profissional"
Cassiana Magalhães - Universidade Estadual de Londrina
Ana Artur - Universidade de Évora - Portugal
Lenira Haddad - Universidade Federal de Alagoas
|
16. A formação e o desenvolvimento humano do professor da Educação Infantil
Dayanne Vicentini - Universidade Estadual de Londrina
Ana Luiza Marques Pedraçoli - Universidade Estadual de Londrina
Debora Luz - Universidade Estadual de Londrina
Gislaine de Moura - Universidade Estadual de Londrina
Julia Roberta Silva de Lira - Universidade Estadual de Londrina
Marjorie Rafaella Veloso - Universidade Estadual de Londrina
|
17. Educação Ambiental: conjunturas políticas para a formação e a ação docente
João Batista de Souza Junior - Universidade Estadual de Londrina
Ricardo Lopes Fonseca - Universidade Estadual de Londrina
|
18. Brincadeira de papéis sociais e o desenvolvimento infantil
Viviane Aparecida Bernardes de Arruda - Universidade Estadual de Londrina
Alnoir Junior - Universidade Estadual de Londrina
Lorena Portela Ribeiro - Universidade Estadual de Londrina
Maíra Dellazeri Cortez - Universidade Estadual de Londrina
Patrícia Rodrigues Martins - Universidade Estadual de Londrina
Vanessa da Silva Santos Fróes - Universidade Estadual de Londrina
|
19. Afetividade na infância: Implicações da Teoria Histórico-Cultural
Natália Navarro Garcia - Universidade Estadual de Londrina
Camila Crude dos Santos - Universidade Estadual de Londrina
Eládia Renata da Silva Martins - Universidade Estadual de Londrina
Marta Silene Ferreira Barros - Universidade Estadual de Londrina
Sara Dakkache Lopes Sanches - Universidade Estadual de Londrina
|
20. O que podemos aprender sobre inovação pedagógica?
Sandra Regina Ferreira de Oliveira - Universidade Estadual de Londrina
Luis Henrique Mioto - Universidade Estadual de Londrina
|
21. Educação na pandemia, tecnologias digitais e plataformização
Diene Eire Mello - Universidade Estadual de Londrina
Dirce Aparecida Foletto de Moraes - Universidade Estadual de Londrina
Joana Peixoto - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia / Pontifícia Universidade Católica de Goiás
José António Moreira - Universidade Aberta de Portugal - UAB
|
|