banner - SEDU 2022
Roda de Conversa

Saudações!

Para nós, as RODAS DE CONVERSA da XIX SEMANA DE EDUCAÇÃO, II Congresso Internacional de Educação, II Encontro de Egressos do  Programa de Pós-graduação em Educação - Novos e antigos desafios para ação e formação de professores: educação e justiça social (aqui chamada de “Meet de conversa”) é uma importante estratégia metodológica orientada pelo diálogo e conversação. Autores apontam, inclusive, a roda como uma ferramenta política libertadora. A Pedagogia aborda esta metodologia de trabalho com coletivos, “a partir dos estudos de Paulo Freire e seu referencial teórico-metodológico da Educação Popular, além da proposição dos Círculos de Cultura, que se filiam as ideias de educação, liberdade e transformação dos indivíduos e do meio em que estes vivem” (SAMPAIO et al, 2014, p. 1301).

LEMBRETE: 

1) As RODAS DE CONVERSA acontecerão na manhã de terça-feira, dia 12 de Abril de 2022, das 8h15min., às 10h.

 

TÍTULOS/AUTORES:
 

1. Critinfância: novos sentidos e trilhas para a educação da infância em tempos de resistência

Marta Regina Furlan de Oliveira - Universidade Estadual de Londrina

Flavia Regina Schimanski dos Santos - Universidade Estadual de Londrina

Natasha Yukari Schiavinato Nakata - Universidade Estadual de Londrina

Roberta Franciele Silva - Universidade Estadual de Londrina

Tatiana de Freitas Silva - Universidade Estadual de Londrina

2. Leitura e Educação: práticas pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica

Sandra Aparecida Franco - Universidade Estadual de Londrina

Letícia Vidigal - Universidade Estadual de Londrina

Nathalia Martins Beleze - Universidade Estadual de Londrina

3. Educação dos sentidos e das sensibilidades: Práticas lúdicas que atravessam a infância em meio à pandemia Covid-19

Beatriz Zerbini Maia - Universidade Estadual de Londrina

Ana Carolina Magro - Universidade Estadual de Londrina

Beatriz Aparecida Gomes dos Santos - Universidade Estadual de Londrina

Danielle Mitico Kosugue - Universidade Estadual de Londrina

Deise Rodrigues - Universidade Estadual de Londrina

4. Da Política à e Despolitização: o paradigma da gestão escolar

Adreana Dulcina Platt - Universidade Estadual de Londrina

Amanda Mendes Cordeiro Santos - Universidade Estadual de Londrina

Maria Julia Rodrigues Machado - Universidade Estadual de Londrina

Rafael Soares Folco - Universidade Estadual de Londrina

Rodrigo Lima de Oliveira - Universidade Estadual de Londrina

5. Formação docente: caminhos teóricos e práticos para a inclusão

Luanna Freitas Johnson - Fundação Universidade Federal de Rondônia 

Fabiano Sales de Aguiar - Prefeitura Municipal de Nova Mamoré

6. Educação contra barbárie: como promover práticas emancipadoras

Julia Duarte de Souza - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Julyana Sueme Winkler Oshiro - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

7. Bases teóricas educacionais contemporâneas

Kelen dos Santos Junges - Universidade Estadual do Paraná

Juliana Fernandes Junges Cararo - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Lucymara Carpim - UniCuritiba

Magda de Oliveira Branco - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mônica Aparecida Rodrigues Luppi - Universidade Estadual de Londrina

8. Os trabalhos de cocriação e as práticas pedagógicas

Vaniza Sezinando Sant'Ana - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Ana Paula Rossetin - Pontifícia Universidade Católica do Paraná  

Carla Daniela Pereira Maia Ferreira - Universidade de Porto

Josi Mariano Borille Universidade Estadual do Paraná

Maristela Rossato Martins - Universidade de Brasília

Tatiana Laiz Freitas Fonseca Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Paraná

9. A reforma do Ensino Médio no Paraná

Sandra Regina de Oliveira Garcia - Universidade Estadual de Londrina

Eliane Cleide da Silva Czernisz - Universidade Estadual de Londrina

Silvia Alves dos Santos - Universidade Estadual de Londrina

10. Educação digital na infância: questões para a família e a escola

Jaqueline Delgado Paschoal - Universidade Estadual de Londrina

Ana Rafaela Assunção Campana - Universidade Estadual de Londrina

Daiane Souza Domingues - Universidade Estadual de Londrina

Marta Silene Ferreira Barros - Universidade Estadual de Londrina

Sandra Regina Mantovani Leite - Universidade Estadual de Londrina

Silvana Binde Kresciglova - Universidade Estadual de Londrina

11. Educação básica, pandemia (COVID-19) e ensino remoto: uma tríade desafiadora para os educadores

Tania da Costa Fernandes - Universidade Estadual de Londrina

Marlizete Steinle - Universidade Estadual de Londrina

12. Os estudos de Edgar Morin e Paulo Freire no campo da Educação

Liliam Maria Born Martinelli - Faculdade Educacional da Lapa

Angela Leitão Sallem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Karine Ferreira Monteiro - Universidade Estadual de Ponta Grossa

13. Leitura, biblioteca escolar e a formação do leitor

Rovilson José da Silva - Universidade Estadual de Londrina

Adriana Rosecler Alcará - Universidade Estadual de Londrina

Berta Lúcia Tagliari Feba - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Greice Ferreira da   Silva - Universidade Estadual de Londrina

João Arlindo dos Santos Neto - Universidade Estadual de Londrina

Renata Junqueira de Souza - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Sueli Bortolin - Universidade Estadual de Londrina

Tamires Cassia Rodrigues Okada - Universidade Estadual de Londrina

Veronica Aparecida dos Santos - Universidade Estadual de Londrina

14. A contação de História e o processo de criação e imaginação na infância

Ana Ferreira - Universidade Estadual de Londrina

Ingrid Aguiar Kuster - Universidade Estadual de Londrina

Isadora Rosadiuk de Campos - Universidade Estadual de Londrina

Lara Ranieri Garcia - Universidade Estadual de Londrina

Marta Silene Ferreira Barros - Universidade Estadual de Londrina

Sueli Rosa Nakamura - Universidade Estadual de Londrina

15. "O estágio na formação inicial de professores: dimensões da aprendizagem profissional"

Cassiana Magalhães - Universidade Estadual de Londrina

Ana Artur - Universidade de Évora - Portugal

Lenira Haddad - Universidade Federal de Alagoas

16. A formação e o desenvolvimento humano do professor da Educação Infantil

Dayanne Vicentini - Universidade Estadual de Londrina

Ana Luiza Marques Pedraçoli - Universidade Estadual de Londrina

Debora Luz - Universidade Estadual de Londrina

Gislaine de Moura - Universidade Estadual de Londrina

Julia Roberta Silva de Lira - Universidade Estadual de Londrina

Marjorie Rafaella Veloso - Universidade Estadual de Londrina

17. Educação Ambiental: conjunturas políticas para a formação e a ação docente

João Batista de Souza Junior - Universidade Estadual de Londrina

Ricardo Lopes Fonseca - Universidade Estadual de Londrina

18. Brincadeira de papéis sociais e o desenvolvimento infantil

Viviane Aparecida Bernardes de Arruda - Universidade Estadual de Londrina

Alnoir Junior - Universidade Estadual de Londrina

Lorena Portela Ribeiro - Universidade Estadual de Londrina

Maíra Dellazeri Cortez - Universidade Estadual de Londrina

Patrícia Rodrigues Martins - Universidade Estadual de Londrina

Vanessa da Silva Santos Fróes - Universidade Estadual de Londrina

19. Afetividade na infância: Implicações da Teoria Histórico-Cultural

Natália Navarro Garcia - Universidade Estadual de Londrina

Camila Crude dos Santos - Universidade Estadual de Londrina

Eládia Renata da Silva Martins - Universidade Estadual de Londrina

Marta Silene Ferreira Barros - Universidade Estadual de Londrina

Sara Dakkache Lopes Sanches - Universidade Estadual de Londrina

20. O que podemos aprender sobre inovação pedagógica?

Sandra Regina Ferreira de Oliveira - Universidade Estadual de Londrina

Luis Henrique Mioto - Universidade Estadual de Londrina

21. Educação na pandemia, tecnologias digitais e plataformização

Diene Eire Mello - Universidade Estadual de Londrina 

Dirce Aparecida Foletto de Moraes - Universidade Estadual de Londrina 

Joana Peixoto - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia / Pontifícia Universidade Católica de Goiás

José António Moreira - Universidade Aberta de Portugal - UAB 

 

 

SEDU 2022

SEDU 2022 Galoá

XIX Semana de Educação, II Congresso Internacional de Educação, II Encontro de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação utiliza o Galoá para simplificar a gestão e aumentar o impacto do evento.

Precisa de ajuda sobre como organizar sua conferência? Agende um Horário