Sensoriamento remoto aplicado à agricultura incluindo fiscalização do crédito rural
Tipo:
Minicurso
Categoria:
MINICURSO
Local:
CACUPÉ
Data e hora:
11:00 até 21:00 em 02/04/2023
Coordenador(a)
- Dra. Ieda Sanches (INPE)
Instrutores:
- Dra. Ieda Sanches (INPE)
- Dr. Marcos Adami (INPE)
- Dr. Denis Corte Vieira (Newe Seguros)
- Dra. Laiz Cavalcante (Newe Seguros)
O Brasil destaca-se mundialmente por sua produção agrícola, com sua economia calcada no agronegócio e nos produtos derivados. Aumentar a contribuição do agronegócio para o país com minimização dos impactos ambientais a longo prazo, permite o desenvolvimento da nação, garantindo o crescimento econômico e a segurança alimentar da população. Nesse cenário, o sensoriamento remoto pode contribuir para o sucesso de longo prazo desse setor, nas áreas de produção e segurança alimentar, e auxílio à mitigação de impactos ambientais.
Público alvo: Profissionais de empresas, autônomos, acadêmicos e estudantes interessados no uso de sensoriamento remoto para aplicações agrícolas
Limite de Vagas: 50
Ementa do Minicurso:
Os assuntos a serem abordados no curso são: conceitos básicos de sensoriamento remoto; imagens de satélites de observação da terra; comportamento espectro-temporal de culturas agrícolas; interpretação de alvos agrícolas em imagens de satélite de sensores ópticos; conceitos básicos de amostragem probabilística e sua aplicação na agricultura; exemplos de aplicações do SR na atividade agrícola; fiscalização do crédito rural no Brasil; aplicação na gestão e monitoramento do risco agrícola.
Idioma: Português
Requisitos (quantidade de computadores, acesso à rede, etc.): Não há.
Tipo: Minicurso Teórico