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Ana Regina do Rêgo

UFPI
Ana Regina do Rêgo

Jornalista pela Universidade Federal do Piauí (1996). Especialista em Ciências Humanas: História, Filosofia e Sociologia pela PUC-RS(2022). Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Doutora em Processos Comunicacionais pela UMESP (2010), com estágio de doutorado na Universidad Autónoma de Barcelona -UAB (2009). Pós-Doutorado em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ(2020). Colunista do Portal Acesse Piauí. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI gestão (2013-2015) e (2015/2017). Coordena o NUJOC-Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação e o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense. Foi Diretora de Projetos(2008-2011), Diretora Regional Nordeste (2011-2015) e Presidenta da ALCAR-Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia ( Gestão 2015-2019). Foi Diretora de Relações Internacionais (Gestão 2016-2018), atuou como Presidenta (Gestão 2018-2020) e atualmente encontra-se como Presidenta do Conselho Deliberativo da SOCICOM-Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Ciências da Comunicação, gestão (2022-2024)). Criou e Coordena atualmente a Rede Nacional de Combate à Desinformação RNCd Brasil (2020- atual). Participa da Rede de Grupos de Pesquisa em Historicidade dos Processos Comunicacionais e da RELAHM-Rede Latinoamericana de Historia das Mídias. Tem experiência de mercado na área de Comunicação Corporativa e Marketing Cultural e desenvolve pesquisa nas áreas: História, Historicidade, Memória e Narrativas da Comunicação e Jornalismo, por último tem se dedicado ao fenômeno da desinformação em perspectiva histórica e atual. Foi contemplada com o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação na Categoria Grupo Inovador ( Comunicação UFPI) em 2014 e na Categoria Liderança Emergente em 2016) E em 2018 como Presidenta da ALCAR recebeu também o Prêmio Luiz Beltrão pela Instituição Paradigmática. Publicou os livros: Imprensa Piauiense: atuação política no século XIX (2001); Jornalismo, Cultura e Poder (2007); Política Cultural e Mercado (2013), Política Cultural y Mercado, dos visiones: Brasil y España (2014), Visibilidade Empresarial: da Comunicação à Reputação(2015) e A construção intencional da ignorância em parceria com Marialva Barbosa em 2020. Organizou em parceria com outros pesquisadores, os livros: Piauí: História, Cultura e Patrimônio(2010); PENSA.COM PI( 2013); Imprensa, Perfis e Contextos (2012); Narrativas do Jornalismo e Narrativas da História ( 2014), Regimes Ditatoriais (2016) e Mídia, Narrativas, discursos e história ( 2019); Os desafios da pesquisa em história da Comunicação: entre a historicidade e as lacunas da historiografia (2019) e Tempo & Memória (2020).Bolsista Produtividade UFPI (2015-2016) e (2020-2021). Atualmente pesquisadora do CNPq.