[Remoto] Ser Professor(a) De Sociologia No Brasil: Práticas Pedagógicas E Desafios Docentes
Tipo:
Mesa-redonda
Categoria:
Sênior
Local:
Remoto
Data e hora:
19:00 até 21:30 em 09/07/2024
Como se constituem as identidades profissionais docentes em Sociologia? Essa questão tem mobilizado o grupo de pesquisa "Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez" da Universidade de Brasília, que também envolve pesquisadores de outras instituições como a Universidade Federal de Alfenas. Nesta mesa, pretendemos apresentar alguns dados coletados através de questionário online com 185 professores de Sociologia das cinco regiões brasileiras, bem como, discutir o primeiro bloco de entrevista realizado com 11 professoras de Sociologia autodeclaradas negras. A partir dos dados podemos considerar que a origem social, a trajetória educacional e universitária e a inserção no mercado de trabalho são fatores relevantes para compreender a construção da identidade docente em Sociologia. Além disso, as entrevistas semi-estruturadas com docentes da área apontam as práticas pedagógicas e dificuldades docentes em trabalhar questões atreladas ao racismo e ao gênero em sala de aula. Como aporte teórico utilizamos os conceitos de habitus e campo de Pierre Bourdieu para compreender como as estruturas do campo acadêmico se configuram diante de um espaço próprio sobre a formação de professores. Tencionamos o fato de que as licenciaturas em Ciências Sociais ainda não conseguiram se autonomizar diante das regras e representações do bacharelado gerando dois problemas: o fato de que os docentes do ensino superior e, portanto, o currículo dos cursos de licenciatura lidam pouco com a realidade dos professores da educação básica, gerando assim uma falta de reconhecimento dos egressos da licenciatura sobre as disposições pedagógicas voltadas a docência no ensino médio. Por outro lado, também nos apoiamos nos conceitos de Lélia Gonzalez sobre o racismo e o sexismo na cultura brasileira, que nos auxilia a pensar as dificuldades docentes em trabalhar questões sobre raça, racismo e gênero na escola, apesar de passados mais de 20 anos da Lei 10.639 no Brasil.