[Remoto] O Ensino De Sociologia Como Tema De Pesquisa Na Pós-graduação Brasileira (1993-2021)
Tipo:
Conferência
Categoria:
Sênior
Local:
Remoto
Data e hora:
13:00 até 14:30 em 09/07/2024
O ensino de Sociologia se tornou obrigatório no currículo do ensino médio em 2008, estimulando um debate – embasado especialmente nos estudos do "Estado da Arte" – em torno da consolidação da Sociologia como um campo ou subcampo de pesquisa no Brasil. Os balanços dessa produção científica que analisam trabalhos da pós-graduação, não discutiram os efeitos do Mestrado Profissional em Sociologia (ProfSocio) e da Lei 13.415, de 2017, que excluiu a obrigatoriedade nominal dessa disciplina no ensino médio. Assim, este artigo, orientado metodologicamente pelo “Estado da Arte” objetiva atualizar o debate sobre o ensino de Sociologia como tema de pesquisa na pós-graduação brasileira, com base no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados indicam um campo de pesquisa em processo de autonomização, uma vez que se organizam espaços, agentes e práticas em torno de uma agenda de pesquisa na área.