banner - SBPC 2022

Li Weigang

Universidade de Brasília
Li Weigang
Possui Doutor em Ciência pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA (1994) e realizou a pesquisa de pós-doutorado pela University of Calgary, Canadá (2001-2). Atualmente é professor titular do Departamento de Ciência da Computação (CIC) da Universidade de Brasília - UnB. Ele foi pesquisador da FAPESP e também é pesquisador do CNPq (PQ), Boeing Inventor, IEEE senior member, coordenador do Laboratório de Modelo Computacional e Inteligência para Transporte (TransLab.unb.br), e coordenou e/ou participou vários projetos apoiados pelas Fundações de Fomento como CAPES, CNPq, FINEP, FAPDF e FAPESP, mesmo com os projetos de cooperação com Atech, Boeing e DECEA. Ele foi chefe do CIC (2018-2022) e coordenador do programa de pós-graduação do departamento da UnB (2003-06 e 2008-09) e orientou mais de 100 alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutores. Ele ingressou como membro do TPC na Conferência Brasileira de Sistemas Inteligentes (BRACIS e ENIAC) desde a era dos SBIA e SBRN. Foi coordenador geral do Simpósio de Pesquisa em Transporte Aéreo Brasileiro (SITRAER/SBTA 2006, 2012, 2019), e do Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM/SBC 2014, 15). Ele contribui e participa como Editor Associado da revista Transportes da ANPET e participou do comitê científico de eventos e revistas nacionais e internacionais. Ele coordenou um projeto de P,D&I com cooperação internacional entre Boeing e UnB para desenvolver as soluções de 4D Navigation/ATM (2015-2018). Na contribuição para Machine Learning, ele e seu aluno publicaram "Once learning" no IJCNN (1999) antes das publicações de "One example learning" (2000) do MIT, "One-shot learning" (2003) da Stanford e mais tarde "Few-shot learning". Ele também foi considerado um dos pioneiros de pesquisa científica na Intelligent Transportation System (ITS) no Brasil para utilizar os dados de GPS na estimação de horário de chegada de ônibus (2000), participou IEEE ITSC como coordenador da Special Session on Aviation Systems Intelligent Computational Models (2017,18,19). As linhas de pesquisa dele são: Modelagem Computacional e Inteligência Artificial para Gerenciamento de Trafego Aéreo (ATM/CDM), Data Mining e Processamento Linguagem Natural. Dentro de centenas de publicações, ganhou vários prêmios como o Championship of WISE 2012 Big Data Challenge, os Prêmios CNT de Produção Acadêmica em 2003 e 2013, e ex-aluno de doutorado ganhou 1º Lugar entre as melhores monografias no prêmio da Secretaria de Aviação Civil em 2016 e outro com Menção Honrosa Tese do Prêmio UnB de Dissertação e Tese 2018 e 2019.