banner - SBPC 2022
Voltar

FORMAÇÃO EDUCACIONAL, TRABALHO E ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO

Tipo:

Painel

Categoria:

SBPC Educação

Local:

Remoto

Data e hora:

19:00 até 21:00 em 28/07/2022

video-thumbnail
Este painel tem como objetivo promover o debate acerca da formação do atleta e a conciliação das exigências esportivas com a formação educacional. Pretendemos apresentar o contexto experimentado pelo atleta de alto rendimento que se dedica horas diárias ao desenvolvimento do seu capital físico (a sua condição esportiva) sem perder de vista a sua formação acadêmica e a futura inserção no mercado de trabalho. O debate deve contribuir para provocar gestores esportivos e educacionais, treinadores, os atletas e seus familiares a respeito da gestão da carreira esportiva, no sentido integral, observando ainda os aspectos psicológicos, sociais e econômicos inerentes ao tema. Convidamos, portanto, pesquisadores, gestores públicos e atletas para que possamos encaminhar uma discussão qualificada.

Pessoas


Felipe Rodrigues da Costa

Felipe Rodrigues da Costa

Universidade de Brasília

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), Especialização em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa (2008), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2012). Realizou estágio de Pós doutoramento na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Atualmente é professor da Faculdade de Educação Física; do Programa de Pós Graduação em Educação Física (Mestrado/Doutorado) da Universidade de Brasília (FEF/UnB). Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Dupla Carreira Esportiva (FEF-UnB). Pesquisador do Centro de Investigação do Desporto e da Atividade Fisica da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC). Presidente da Associação Brasileira sobre Dupla Carreira Esportiva (ABDC) - biênio 2021-2023. Tem desenvolvido pesquisas sobre o processo de conciliação entre a formação esportiva e a formação acadêmica (dupla carreira).

António Figueiredo

Universidade de Coimbra

É professor na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, instituição onde também fez o seu percurso académico. Leciona nos três ciclos de estudo ministrados pela faculdade (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento) sendo regente de várias unidades curriculares. O seu interesse científico centra-se na área da Biologia do Desporto, com um maior ênfase na Auxologia e Desenvolvimento Motor, área onde realizou o seu doutoramento. Ainda no desenvolvimento da sua atividade profissional orientou já inúmeras teses de mestrado e de doutoramento, dando visibilidade à sua investigação através das mais de cem publicações, enquanto autor ou co-autor, no formato de livro, capítulo de livro ou de artigo científico. A sua relação com a comunidade nacional e internacional tem sido reconhecida através dos regulares convites enquanto conferencista ou arguente de teses de doutoramento, destacando-se a sua relação com diversas universidades estrangeiras, como é o caso da Universidade Católica de Leuven (Bélgica), Universidade de Ghent (Bélgica), Universidade Foro Itálico de Roma (Itália), Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil), Universidade Federal de Alagoas (Brasil) ou o Instituto Superior de Educação de Hong Kong (China), assim como o seu envolvimento com diversas associações e/ou federações desportivas como é o caso da Federação Portuguesa de Futebol, da Federação Portuguesa de Canoagem, da Federação Portuguesa de Ciclismo ou da Federação Italiana de Futebol e Associação de Treinadores de Futebol de Itália. No decurso da sua atividade profissional, ou na sua extensão à comunidade foi eleito, ou nomeado, para os seguintes cargos: - Vice-Reitor da Universidade de Coimbra; - Presidente do Conselho da Qualidade da Universidade de Coimbra; - Diretor do Estádio Universitário de Coimbra; - Diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra; - Presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra; - Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra; - Membro do Senado da Universidade de Coimbra; - Membro do Observatório do Desporto da Universidade de Coimbra; - Vice-Presidente da Associação Académica de Coimbra/OAF; - Membro da Direção da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra; - Membro da Comissão Executiva da European-Athlete-Student Dual Career Network. - Presidente da Assembleia Municipal de Condeixa-a-Nova.