banner - SBPC 2022
Voltar

A CIÊNCIA E JOGOS PEDAGÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Tipo:

Painel

Categoria:

SBPC Educação

Local:

Remoto

Data e hora:

19:00 até 21:00 em 27/07/2022

video-thumbnail
Nos últimos anos, pesquisadores brasileiros, atentos às necessidades de aperfeiçoamento do ensino de língua portuguesa no país, têm se dedicado à formação de professores e ao desenvolvimento de métodos e materiais inovadores direcionados à prática pedagógica na educação básica. Este painel apresenta as contruibuições de grupos de pesquisas nacionais sobre o desenvolvimento de jogos pedagógicos para o ensino de língua portuguesa. Para isso, reune pesquisadores com experiência na formação de professores e com redes de ensino da educação básica. Durante o painel, cada pesquisador irá apresentar fundamentos científicos dos materiais e exemplos de jogos desenvolvidos e previamente testados em situações reais de ensino e aprendizagem. Serão discutidas tambémm a contribuição dos jogos para o processo de aprendizagem, por meio da promoção do engajamento, atenção, feedback de qualidade e desenovimento da metacognição em língua portuguesa.

Pessoas


Fernando Augusto de Lima Oliveira

Fernando Augusto de Lima Oliveira

Universidade do Estado de Pernambuco

Fernando Augusto de Lima Oliveira, Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Pará (com bolsa CNPq - PDJ) e Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina. É professor Adjunto II-C da Universidade de Pernambuco - Multicampi Garanhuns, professor permanente do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS - UPE/Garanhuns), coordenador do Laboratório Lúdico Multidisciplinar; e, atualmente, exerce a função de coordenador do Profletras da UPE. As áreas de interesse do pesquisador giram em torno da descrição morfossintática e fonético-fonológica da Língua Portuguesa. Ademais, tem interesse na interface linguística e ensino, através da produção de jogos manipuláveis para o ensino de Português.

Maria do Carmo Lourenço Gomes

Maria do Carmo Lourenço Gomes

Universidade do Minho - Portugal

Maria do Carmo Lourenço-Gomes é mestre (2003) e doutora em Linguística (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e licenciada em Fonoaudiologia (1995) pela Universidade Católica de Petrópolis, com especialização em Distúrbios da Comunicação Humana (1999) pela UNIFESP. Foi bolsista da CAPES e do CNPq e recebeu da CAPES uma bolsa de estágio no exterior na City University of New York (2005). Desde 2009 é pesquisadora em Portugal, primeiro no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) e atualmente no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), selecionada em três concursos públicos internacionais promovidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Atua na pesquisa como autora, coautora e colaboradora de projetos de pesquisa, na docência e orientação de estudantes em tópicos de ensino do português, processamento da linguagem, desenvolvimento ortográfico nos primeiros anos de escolaridade, literacia académica, psicolinguística e educação, e experimentação psicolinguística baseada na web. Ciência Vitae (FCT) https://www.cienciavitae.pt/portal/en/4112-DF08-7BF1 Webpage (CEHUM) http://cehum.ilch.uminho.pt/researchers/65