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PANDEMIA, DIREITO À EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE ESCOLAR: QUE BRASIL É POSSÍVEL PROJETAR A PARTIR DO HOJE? (ANPED)

Tipo:

Mesa-redonda

Categoria:

SBPC Educação

Local:

ICC - Anfiteatro 08

Data e hora:

16:00 até 18:30 em 27/07/2022

Considerando o Bicentenário da Independência, e a necessidade de pensarmos projetos de Brasis, a mesa se propõem a discutir os desafios impostos pela pandemia, e seus impactos na Educação. O aumento da exclusão escolar, as dificuldades de garantia do Direito à Educação e o retrocesso em diferentes aspectos das políticas de inclusão demarcam um cenário difícil para o campo educacional. A mesa pretende discutir esses desafios a serem superados e projetar possibilidades.

Pessoas


Geovana Mendonça Lunardi Mendes

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

É atualmente presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação(ANPEd, gestão ANPED, presente!). Realizou seu segundo pós-doutorado na Arizona State University, Estados Unidos, sob a supervisão do Prof.Dr. Gustavo Fischmann, com licença da UDESC e bolsa de Pós-doutorado no Exterior do CNPq. Possui graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América, na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e 2011. É Professora Titular do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia e Política, Ensino e Formação. É pesquisadora coordenadora de diferentes projetos de investigação e participa como pesquisadora convidada em projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Suas pesquisas e produções têm sido voltadas para área de Currículo e práticas escolares, em especial, as questões relativas as mudanças, tecnologias digitais e inovações curriculares no espaço escolar, e também as práticas curriculares voltadas a inclusão de sujeitos com deficiência. Em 2012, 2014, 2016 e 2018 atuou como professora convidada na Universidade de Boras, Suécia, no âmbito do Projeto de Intercâmbio Linnaues - Palm. Em 2015 esteve três meses como Pesquisador Visitante no College of Wooster, em Ohio, Estados Unidos. Coordenou de 2010 a 2014 o Consórcio "Educação e Diversidade" do programa CAPES/FIPSE de Cooperação Internacional, envolvendo a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Brasil e Georgetown College, Ashland University e Brighman Young University nos Estados Unidos. Coordenou também a parte brasileira de dois projetos da Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI, sendo consultora do Projeto PASEM - projeto da União Européia. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, da FAED, UDESC de 2012 a 2016. Foi Vice-coordenadora do Fórum Sul de Coordenadores de PPGE's, de 2013 a 2014. Foi Vice- Presidente da Anped Nacional, representando a região Sul, no período de 2015 a 2017 e re-eleita para o período de 2017-2019. Foi Diretora de Graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação, FAED, UDESC de 2016 a 2017. Fundadora do Grupo de Pesquisa do CNPq "Observatório de Práticas Escolares", é coordenadora do Laboratório Observatório de Práticas Escolares, na UDESC e líder do Grupo OPEN, no CNPq. Coordenou o Observatório da Educação: Tablets, Computadores e Laptops, e o Observatório em Rede "Escolarização de Sujeitos com Deficiência Intelectual" em parceria com a UNIVALI e UFRRJ, aprovado no Edital OBEDUC/ CAPES de 2013 a 2017. É a representante institucional da ANPED na WERA - World Education Research Association, fazendo parte do WERA Council. É membro individual e do Conselho Científico da INASED - Internacional Association of Educators. É membro do Conselho Científico do Centre for the Study of Resiliente in University of Pretoria, Africa do Sul Foi editora associada e compõem a comissão editorial de diferentes periódicos nacionai.

Romualdo Portela de Oliveira

Romualdo Portela de Oliveira

Universidade de São Paulo

Possui graduação em Matemática-Licenciatura (IME-USP, 1982), mestrado (FEUSP - 1990) e doutorado (FEUSP - 1995) ambos em Educação e Livre Docência (FEUSP - 2006). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Cornell (1996-7). Em 2004-5 foi consultor do Laboratório Latino Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), Orealc-Unesco, Santiago do Chile. De dez. 2012 a fev.2013, foi pesquisador visitante junto à Universidade de Maryland (programa de Educação Internacional e Comparada) e de dez. 2013 a fev. 2014 foi pesquisador visitante junto à Universidade do Minho (Portugal). Coordenou o Curso de Pedagogia da FEUSP (1999-2001 e 2013-2014), o GT Estado e Política Educacional da Anped (1993-1996), o programa de pós-graduação em educação da FEUSP (2007-2010), foi membro da Comissão Setorial de Avaliação da Universidade de São Paulo (Educação e Psicologia), 2012 a 2014, e Coordenador de Educação da Capes (2014-2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da educação, avaliação educacional, administração escolar e direito à educação. Nos últimos anos tem desenvolvido três linhas de pesquisa, o estudo dos impactos da financeirização da economia na educação, particularmente na educação superior; estudos sobre educação e desigualdade, com especial atenção à desigualdade intraescolar e estudos em torno da qualidade da educação básica, particularmente no debate acerca dos indicadores. Atualmente é professor Titular aposentado no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Colaborador Sênior), professor visitante na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2018-2019) e membro da coordenação de Ciências Humanas 3 (Educação e Psicologia) da FAPESP (desde 2012).