banner - SBPC 2022
Voltar

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Tipo:

Mesa-redonda

Categoria:

SBPC Educação

Local:

ICC - Anfiteatro 08

Data e hora:

16:00 até 18:30 em 25/07/2022

video-thumbnail

Pessoas


Anderson Stevens Leônidas Gomes

Anderson Stevens Leônidas Gomes

Universidade Federal de Pernambuco

Anderson S. L. Gomes concluiu a Graduação (Licenciatura, 1978) e Mestrado em Física (1982) no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. Realizou o doutorado em Física no Imperial College of Science, Technology and Medicine, University of London (1986), e pós-doutorado na Brown University (1992). É Professor Titular no Departamento de Física da UFPE, onde atua como professor permanente desde 1990. É pesquisador 1A do CNPq. É membro permanente dos programas de PG de Física e de Odontologia (UFPE) e colaborador do programa de PG em Ciência dos Materiais, UNIVASF. Suas atividades científicas são na área de nanofotônica, biofotônica, óptica não linear e comunicações ópticas. É co-autor de mais de 300 artigos científicos (Fator H: 33) e supervisionou mais de 36 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado. É fellow da Optical Society of America, onde foi Presidente do Conselho Internacional (2011-2012). É também membro e Conselheiro da Sociedade Brasileira de Física, membro e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, membro da SPIE e da IEEE. Atuou em comitês científicos no CNPq, FACEPE e CAPES. Foi membro do CA-CNPq, do Conselho Superior da FACEPE e coordenou a área de Física e Astronomia da CAPES de 2008 a 2010. Atua como árbitro de várias revistas internacionais em sua área de conhecimento (Optics Letters, Optics Express, Physical Review, J. of Biomedical Optics, Electronics Letters, etc). Foi Editor Associado da revista Advances in Optics and Photonics, da Optical Society of America (2012-2014). É editor associado da revista Light: Science and Applications (Nature Group) no período 2019-2022. Tem atuado como coordenador cientifico ou presidente de diversas conferências nacionais e internacionais no Brasil. Em 2010, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe Comendador na área de Ciências Físicas (Decreto de 27 de dezembro de 2010). Em 2010, atuou como Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, e foi Secretário de Educação de Pernambuco, no periodo de Janeiro de 2011 a Dezembro de 2012. Foi membro designado do Conselho Técnico Cientifico de Educação Básica da CAPES (2015-2017). Foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em Dezembro de 2015. Para maiores detalhes das linhas de pesquisa, ver www.andersongomes.com

Helena Singer

Helena Singer

Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000) e realizou pós-doutorado junto ao Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Ensino e Diversidade da Universidade Estadual de Campinas (2008).. Vice-presidente da Ashoka América Latina, foi assessora do Ministério da Educação em 2015, na coordenação de iniciativa para a inovação e criatividade na educação básica. É autora de "República de Crianças: sobre experiências escolares de resistência" (Campinas, 2010), "Discursos Desconcertados: Linchamentos, Punições e Direitos Humanos" (Prêmio Jovem Cientista em Língua Portuguesa, 2003), organizadora da coleção "Territórios Educativos: experiências em diálogo com o Bairro-escola" (São Paulo, 2014), entre outros livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Atua principalmente com os temas de inovação social, democracia, educação, juventude e direitos humanos.

Eduardo Fleury Mortimer

Eduardo Fleury Mortimer

Universidade Federal de Minas Gerais

Eu me formei em bacharelado e licenciatura em Química, na UFMG, em 1980. Sou também Técnico em Química, formado pelo Colégio Técnico da UFMG. Antes de ingressar na Faculdade de Educação da UFMG em 1983, como professor na área de Ensino de Química, trabalhei por 3 anos como químico em indústrias e lecionei química no ensino médio por 5 anos, em escolas de Belo Horizonte. Já como professor da UFMG fiz meu mestrado em educação na casa, concluído em 1988. Em 1994 eu defendi tese de doutorado na USP. Essa tese foi posteriormente ampliada e publicada pela Editora UFMG, em 2000, sob o título de 'Linguagem e formação de conceitos no Ensino de Ciências'. Em 1992/93 realizei um 'sanduíche' na Universidade de Leeds, Inglaterra, onde trabalhei com Rosalind Driver. Junto com o grupo de Leeds publiquei 'Constructing Scientific Knowledge in the Classroom', na Educational Researcher, que foi mais tarde traduzido e publicado em Química Nova na Escola. Esse artigo tem inúmeras citações na literatura internacional e tornou-se uma referência no sócio-construtivismo. Em 1998/99 eu trabalhei com o Professor James Wertsch, na Washington University in St. Louis, EUA. Em 2003 publiquei, junto com o Professor Philip Scott, da Universidade de Leeds, Inglaterra, o livro Meaning Making in Seconda Science Classroom, que saiu pela Open University Press. Entre meus interesses de pesquisa destaco: a relação entre elaboração de conceitos científicos e o uso da linguagem em salas de aula de química e ciências. Trabalho também na pesquisa sobre formação de professores, pois coordeno um grupo de formação continuada na UFMG - FoCo - com ampla tradição de pesquisa, produção de materiais e desenvolvimento profissional de professores. Tenho interesse também em filosofia e história das ciências. Tenho lecionado regularmente, na pós-graduação, as disciplinas "Educação e Conhecimento" e ?Vigotski: leituras contemporâneas?. Oriento estudantes de mestrado e doutorado. Minha atuação junto ao FoCo gerou material didático para o ensino médio, resultado de uma pesquisa de mais de 10 anos sobre elaboração de conceitos. Esse material gerou, em 2011, os 3 volumes do livro 'Química', para o ensino médio, da Editora Scipione, escrito em parceria com Andréa Horta Machado. Eu fui coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG, diretor da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química, membro do CA do CNPq na área de Educação e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Atualmente sou membro de Comitê Editorial e árbitro em várias revistas nacionais e internacionais das áreas de educação e de educação em ciências. Fui co-editor da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências de 2001 à 2005, editor coordenador de Química Nova na Escola de 2000 a 2007 e editor de Educação em Revista. Sou também pesquisador I-A do CNPq e assessor da Capes e Fapesp e membro do Conselho Técnico Científico - Educação Básica, da CAPES. Além disso, em 2004/2005 estive em Lyon, França, como professor e pesquisador convidado pelo CNRS e INRP.