banner - SBPC 2022
Voltar

AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Tipo:

Painel

Categoria:

SBPC Educação

Local:

Remoto

Data e hora:

19:00 até 21:00 em 26/07/2022

video-thumbnail

Pessoas


Fernanda Antônia da Fonseca Sobral

SBPC/UnB

rnanda A. da F. Sobral é Professora/Pesquisadora Colaboradora Sênior do Programa de Pós- graduação em Sociologia (UnB). Tem Doutorado em Sociologia na UnB e realizou pós-doutoramento em Paris na École des Hautes Études em Sciences Sociales, entre 1989 e 1990. Foi professora convidada na Universidade de Québec, em Montreal, na sessão de outono de 2000 e na sessão de verão de 2003. Foi pesquisadora visitante do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) no período de 2009 a 2011, quando coordenou e/ou participou de várias avaliações de programas de CT&I como INCTs, OBMEP, Ciência sem Fronteiras, etc. Foi Membro do Comitê Assessor de Ciências Sociais no CNPQ no período de 1998-2000, do Conselho Superior da FAP-DF de 2007 a 2010 e Conselheira da SBPC entre 2005 e 2007. Foi Diretora de Pesquisa na UnB no ano de 2016 .Coordena em parceria o GT sobre ?Ciência, Tecnologia e Inovação Social? na Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Tem pesquisas e publicações nos seguintes temas: educação, tecnologia, ciência, universidade e pesquisa, tendo já orientado cerca de 40 dissertações de mestrado e teses de doutorado. As suas publicações mais recentes são "A Dimensão Econômica e Social da Política Científica e Tecnológica" no livro "Sociedade, Conhecimentos e Colonialidade" e o artigo intitulado "Entre a Educação e a Ciência: Um Percurso Acadêmico-Institucional" na revista Sociedade e Estado, ambas em 2016 . Em 2018 publicou livro com Gilberto Lacerda Santos sobre " Avaliação De Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação". Fez parte do GT criado pelo CNPq para elaborar diretrizes de uma política científica e tecnológica para as áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas . Foi membro do Conselho Consultivo da FINEP de 2016 a 2018 e do Conselho Superior da FAP-DF de 2014 a 2016. Atualmente é Vice Presidente da SBPC, além de ser membro do Conselho Superior da da Capes e do Conselho da ESOCITE.

Cláudia Mansani Queda de Toledo

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Possui Mestrado em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Doutora em Direito Constitucional na linha de pesquisa Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Instituição Toledo de Ensino, Bauru/SP (2012). É docente nas áreas de Direito Constitucional, com ênfase na área de Direito à Educação, Direitos Humanos e Metodologia da Pesquisa Científica e Metodologia do Ensino Superior. Atualmente é sócia licenciada do escritório Toledo e Mesquita Sociedade de Advogados, em Bauru e São Paulo e docente nos cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu no curso de direito da Instituição Toledo de Ensino, do qual foi Coordenadora Científica até abril de 2021. Reitora do Centro Universitário de Bauru até abril de 2021. Autora do livro Educação: uma nova perspectiva para o Estado Democrático de Direito e também do livro Ensino Jurídico no Brasil e o Estado Democrático de Direito.É Presidente da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior desde abril de 2021.

Anderson Stevens Leônidas Gomes

Anderson Stevens Leônidas Gomes

Universidade Federal de Pernambuco

Anderson S. L. Gomes concluiu a Graduação (Licenciatura, 1978) e Mestrado em Física (1982) no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco. Realizou o doutorado em Física no Imperial College of Science, Technology and Medicine, University of London (1986), e pós-doutorado na Brown University (1992). É Professor Titular no Departamento de Física da UFPE, onde atua como professor permanente desde 1990. É pesquisador 1A do CNPq. É membro permanente dos programas de PG de Física e de Odontologia (UFPE) e colaborador do programa de PG em Ciência dos Materiais, UNIVASF. Suas atividades científicas são na área de nanofotônica, biofotônica, óptica não linear e comunicações ópticas. É co-autor de mais de 300 artigos científicos (Fator H: 33) e supervisionou mais de 36 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado. É fellow da Optical Society of America, onde foi Presidente do Conselho Internacional (2011-2012). É também membro e Conselheiro da Sociedade Brasileira de Física, membro e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, membro da SPIE e da IEEE. Atuou em comitês científicos no CNPq, FACEPE e CAPES. Foi membro do CA-CNPq, do Conselho Superior da FACEPE e coordenou a área de Física e Astronomia da CAPES de 2008 a 2010. Atua como árbitro de várias revistas internacionais em sua área de conhecimento (Optics Letters, Optics Express, Physical Review, J. of Biomedical Optics, Electronics Letters, etc). Foi Editor Associado da revista Advances in Optics and Photonics, da Optical Society of America (2012-2014). É editor associado da revista Light: Science and Applications (Nature Group) no período 2019-2022. Tem atuado como coordenador cientifico ou presidente de diversas conferências nacionais e internacionais no Brasil. Em 2010, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe Comendador na área de Ciências Físicas (Decreto de 27 de dezembro de 2010). Em 2010, atuou como Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, e foi Secretário de Educação de Pernambuco, no periodo de Janeiro de 2011 a Dezembro de 2012. Foi membro designado do Conselho Técnico Cientifico de Educação Básica da CAPES (2015-2017). Foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências em Dezembro de 2015. Para maiores detalhes das linhas de pesquisa, ver www.andersongomes.com