banner - SBPC 2022
Voltar

NO LIMITE DO (I)LÓGICO (SBL)

Tipo:

Mesa-redonda

Categoria:

Sênior

Local:

Remoto

Data e hora:

17:00 até 19:00 em 26/07/2022

video-thumbnail
Sob a ótica de "falácias", dentro dos temas da SBPC "Educação" e "Projetos para o país, com foco nas eleições 2022" discutiremos: (a) Critérios de racionalidade (ou irracionalidade) em tomadas de decisão, tanto no que se refere a decisões individuais quanto coletivas. (b) O motivo que leva pessoas a terem opiniões incoerentes sobre temas altamente politizados. (c) Mecanismos de imunidade ou de vulnerabilidade a falácias de raciocínio. (d) Formas de divulgação científica, convencimento e esclarecimento a públicos não técnicos ou especializados.

Pessoas


Cassiano Terra Rodrigues

Instituto Tecnológico da Aeronáutica

Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1997); Licenciado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2000); Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2001); Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), com estágio-sandwich no Peirce Edition Project- Institute for American Thought (Purdue-Indiana University). Professor do IEF-H do Instituto Tecnológico de Aeronáutica desde 2018. As áreas de pesquisa incluem: pragmatismo estadunidense; influência do pragmatismo no pensamento brasileiro; filosofia do senso comum; epistemologia e filosofia da linguagem e da lógica; estética semiótica, principalmente audiovisual e cinema; lógica e filosofia da ciência. Coordenador local do Pint of Science- Itapetininga-SP.

Julio Michael Stern

Julio Michael Stern

Universidade de São Paulo

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Bacharel (1980) e Mestre (1983) pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP); Mestre (1989) e Ph.D. (1991) em Pesquisa Operacional pela Cornell University, e Livre Docente (2002) pelo Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Professor Titular (2010) do Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP. Tem contribuições nas áreas de Otimização numérica; Matrizes esparsas e estruturadas; Pesquisa operacional; Estatística Bayesiana; Lógica, Epistemologia; e História e filosofia da ciência. Presidente (2010-2012) do ISBrA - o capítulo brasileiro da ISBA, a Sociedade Internacional de Estatística Bayesiana; Presidente (2017-2020) da Comissão de Pesquisa do IME-USP; Membro (2019) da Academia Brasileira de Filosofia.

Itala Maria Loffredo DOttaviano

Universidade Estadual de Campinas

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1966), graduação em Música-Piano pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, Campinas (1960), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1974) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982), com pós-doutorado na Universidade da Califórnia - Berkeley, na Universidade de Stanford e na Universidade de Oxford. Atualmente é Professor Titular Colaborador em Lógica e Fundamentos da Matemática do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Assessora ad hoc de diversas instituições de ensino e de fomento ao ensino e à pesquisa do Brasil e do exterior. Consultora, reviewer e membro de conselhos editorais de periódicos de circulação internacional, do Brasil e do exterior. Membro de comissões científicas e coordenadora de diversos eventos brasileiros e internacionais. Membro fundador do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp e da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL). Diretora do CLE por quatro mandatos (1986-1993; 2004-2009); Presidente da SBL por quatro mandatos (1994-2003; 2011-2014); Presidente do Latin-American Committee on Logic da Association for Symbolic Logic por dois mandatos (1993-1999); Coordenadora da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) da Unicamp, por dois mandatos (1998-2002; 2009-2013). Membro de várias sociedades científicas. Professora convidada em diversas universidades do Brasil, América e Europa, conferencista plenária em diversos eventos internacionais. Criadora e editora da Coleção CLE, coleção de livros nas áreas de lógica, epistemologia e história da ciência, com mais de 80 volumes publicados. Suas áreas de atuação são lógica e fundamentos da matemática, história e filosofia da ciência, álgebra de lógica, lógicas não clássicas, lógica universal, teoria da auto-organização e sistêmica. Foi Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG) da Unicamp (2013-2014). É membro eleita da Académie Internationale de Philosophie des Sciences (AIPS).