banner - SBPC 2022
Voltar

CAMINHOS PARA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA E GERAÇÃO DE INOVAÇÃO E RIQUEZA NO BRASIL NO SÉCULO XXI (SBFoton)

Tipo:

Painel

Categoria:

SBPC Inovação

Local:

Remoto

Data e hora:

19:00 até 21:00 em 27/07/2022

video-thumbnail
O Brasil é o 13o país que mais produz artigos científicos no mundo. Apesar dessa relevante produção de conhecimento, a transferência deste para o setor produtivo e a respectiva geração de riqueza continua sendo um enorme desafio. Este painel propõe a discussão por especialistas da atual situação e de caminhos que possam contribuir para expandir a interação universidade-empresa, reforçar a transferência de tecnologia e gerar novas riquezas para o país.

Pessoas


Alexandre de Almeida Prado Pohl

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

É graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1982), onde também obteve o título de mestre (Física, 1987). Realizou seu doutorado na Universidade Técnica de Braunschweig, Alemanha, na área de Engenharia Elétrica (1994) e pós-doutorados na Universidade de Sydney, Austrália (2007) e no Institutto de Telecomunicações - Pólo de Aveiro, Portugal (2019). Atualmente é professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde leciona disciplinas relacionadas às áreas de fotônica e telecomunicações e lidera um grupo de pesquisa com enfoque em telecomunicações e comunicações ópticas. Tem atuado no desenvolvimento tecnológico junto a empresas, institutos de pesquisa e universidades, cuja colaboração resultou no desenvolvimento de softwares, protótipos inovadores e diversos artigos arbitrados em periódicos e anais de conferências nacionais e internacionais. É membro da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica (SBMO), membro senior da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), na qual atuou como vice-presidente de Finanças entre 2012 e 2015, e membro senior da The Optical Society (OSA). Foi membro do Conselho Universitário (2010-2013), do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR (2014-2017) e diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Curitiba da UTFPR entre 2014 e 2017. Atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Óptica e Fotônica (SBFoton), termo 2021-2023. É bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, nível 1D, do CNPq.

Julio César Rodrigues Fernandes de Oliveira

Empresário

Graduação (UFCG - 2003), mestrado (UNICAMP 2004) e doutorado (UNICAMP - 2007) em Engenharia Elétrica. Entre 2004 e 2014 exerceu os cargos de pesquisador (2004/2006), coordenador (2006/2010), gerente de divisão (2010/2012) e gerente geral (2012/2014) da área de comunicações ópticas da Fundação CPqD. Atualmente é CEO da IDEA! Sistemas Eletrônicos, é fundador da BrPhotonics (atualmente parte da IDEA!), CEO e proprietário da Pi-TECNOLOGIA (PITEC) e possui a JCRFO Consultoria. Vem liderando o desenvolvimento de ASICs, LASERs e circuitos fotônicos em silício, com atuação no mercado global, provendo tecnologia e desenvolvendo dispositivos para a cadeia de módulos óticos operando a 400Gb/s e acima (IDEA!). Na PITEC vem liderando o desenvolvimento e transferência ao mercado de detectores de raio X de última geração, visando uso na fonte de luz sínronton Sirius. Possui mais de 22 produtos transferidos à indústria, já liderou 14 projetos de P&D, possui 15 patentes depositadas (INPI), 37 artigos em periódicos, 112 em anais de conferencias nacionais e internacionais. Vem atuando na cadeia global de dispositivos fotônicos e microeletrônicos, desenvolvendo produtos e estabelecendo parcerias com as principais empresas globais na area como a IPG Photonics, IMEC, IME, Global Foundries, SAMSUMG, entre outras. Além disto vem ativamente colaborando, e liderando, a formação de um ecossistema avançado visando a convergência fotônica/microeletrônica por meio da construção e ASICs em tecnologias de 7nm e circuitos fotônicos. Além de um time de mais de 70 engenheiros e pesquisadores liderados diretamente, vem estabelecendo uma rede de parcerias de desenvolvimento tecnológico no Brasil baseado em projetos de P&D com Instituto Eldorado, CPqD, UNICAMP, VIRTUS/UFCG e diversas empresas nacionais e internacionais como CHIPUS (Brasil), i-Tera (Arg.), LoEntropy (USA), Pic Advanced (Portugal), INOVATIC (Brasil).

Francisco Saboya Albuquerque Neto

Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores

Economista e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. É atualmente superintendente do Sebrae/PE, vice-presidente da Anprotec – Associação Nacional de Empreendimentos Inovadores, e também coordenador da Câmara Nacional de Tecnologia da Informação da CNC - Confederação Nacional do Comércio. Francisco é ex-presidente da Divisão da América Latina da IASP – International Association of Science Parks and Areas of Innovation (2015-2018). Por 11 anos (2007-2018), foi Presidente do Porto Digital (Recife), parque tecnológico especializado em desenvolvimento de software e economia criativa e um dos mais destacados ambientes de inovação do país. Exerce regularmente a atividade docente na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade Estadual de Pernambuco, FCAP-UPE, onde leciona as disciplinas de Macroeconomia e Gestão de Sistemas e Tecnologias da Informação. É também palestrante nas áreas de inovação, economia criativa e cidades inteligentes e escreve artigos para periódicos e portais sobre estes temas. Foi empreendedor por mais de 20 anos, dirigindo empresas de desenvolvimento de software e consultoria organizacional com atuação junto aos mercados público e privado. Na gestão pública, ocupou cargos de secretaria e direção superior nos níveis estadual e municipal. Francisco foi membro do júri do Cannes Lions Festival of Creativity (2013) e, neste mesmo ano, foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes do país pela revista Época Negócios, um dos principais periódicos brasileiros.