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QUESTÕES EMERGENTES DA EDUCAÇÃO FÍSICA: "NOVO" ENSINO MÉDIO, LINGUAGENS E FORMAÇÃO (CBCE)

Tipo:

Mesa-redonda

Categoria:

Sênior

Local:

Remoto

Data e hora:

17:00 até 19:00 em 26/07/2022

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Reflexões sobre a função social da Educação Física escolar, problematizando sua inserção na área de "Linguagens, Tecnologias e seus códigos", o contexto do “novo Ensino Médio”, a Lei n. 13.415/2017, as DCNEM de 2018 e a BNCC. Desarcar-se-á a perda da sua obrigatoriedade no EM, bem como as dificuldades postas para a formação inicial e continuada, apontando não apenas as críticas à situação atual, mas também as possibilidades de resistências e de mudanças diante deste cenário.

Pessoas


Mário Luiz Ferrari Nunes

Mário Luiz Ferrari Nunes

Universidade Estadual de Campinas

É Professor Doutor no Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP; com Pós- doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre - FEFISA. É líder do Transgressão: grupo aberto de estudos, pesquisas e práticas de Educação Física escolar; Co-líder do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FE-USP/CNPq. Membro do Laboratório MARGEM - FEF/Unicamp. Membro do Grupo de Pesquisas Educação do Corpo - FEF/Unicamp. Atua nos seguintes temas: educação física escolar; didática; metodologia de Educação Física; currículo; formação de professor; estudos culturais; estudos foucaultianos.

Denise Grosso da Fonseca

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora aposentada da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH. Coordenadora do GEDAEF ? Grupo de Estudos em Docência e Avaliação em Educação Física e participante do grupo F3P-EFICE - Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física (ESEF/UFRGS). Também atuou como professora no Curso de Educação Física do Centro Universitário Metodista - IPA e na Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, exercendo a docência em todos os níveis da Educação Básica. É Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com Pós-doutorado no PPGCMH da UFRGS.

Frederico Jorge Saad Guirra

Frederico Jorge Saad Guirra

Universidade Federal do Mato Grosso

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (1996), Especialização em Desportos de Quadra pela Universidade Salgado de Oliveira-Universo(1997), Mestrado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP, na área Educação Física e Sociedade . Doutorado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP, na área Educação Física e Sociedade. Professor Adjunto III do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus do Araguaia/Barra do Garças - MT. Pesquisador na área de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - UFMT. Membro do GTT de Políticas Públicas do CBCE. Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica, Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação do CUA/UFMT.

Gabriel Humberto Muñoz Palafox

Gabriel Humberto Muñoz Palafox

Universidade Federal de Uberlândia

Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física - ESEF do México (1977-1980), Mestre em Supervisão e Currículo (1989) e Doutor em Educação e Currículo (2001), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutor pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (2019).É Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, lotado na Faculdade de Educação Física - FAEFI e professor permanente, membro da linha de Políticas e Gestão da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU. Atua nas áreas de: Planejamento e Metodologias do ensino da Educação Física Escolar; Metodologia do Ensino da Educação Popular; Formação Continuada de Professores/as; Políticas Curriculares e Políticas Públicas e Gestão da Educação. Foi membro fundador do Núcleo de Estudos em Planejamento e Metodologias da Cultura Corporal - NEPECC da FAEFI/UFU, hoje denominado nos grupos Lattes/CNPq como LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO - LAFEFI. Assessora entidades e movimentos sociais na área planejamento de políticas públicas. Foi Pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFU nas gestões 2001-2004 e 2005-2008. Foi membro fundador e coordenador Geral do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários - CIEPS/UFU no período 2008-2012. Entre 2004 e 2018 atuou no processo de implantação e desenvolvimento de empreendimentos populares no contexto da Economia Solidária em Uberlândia e região. Coordenou o Programa de extensão em articulação com pesquisa e ensino de desenvolvimento da Qualidade Ambiental em assentamentos da agricultura familiar (2015-2018). Desde 2017 coordena projetos de extensão nas áreas de futsal e futebol de base (crianças, jovens) em parceria com entidades das sociedade civil de Uberlândia.