banner - SBPC 2022
Voltar

INSTITUTOS DE ESTUDOS AVANÇADOS - IMPACTOS E DESAFIOS

Tipo:

Painel

Categoria:

Sênior

Local:

Remoto

Data e hora:

19:00 até 21:00 em 28/07/2022

Institutos de Estudos Avançados são dínamos de transformação de universidades. Interdisciplinares por natureza e ousados por temperamento, são vocacionados a lidar com questões complexas. Após cinco décadas de existência (35 anos no Brasil) pergunta-se: 1) Avançados em que? 2) Avançar para onde?

Pessoas


Guilherme Ary Plonski

Guilherme Ary Plonski

Universidade de São Paulo

GUILHERME ARY PLONSKI Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Departamento de Administração) e Professor Associado da Escola Politécnica (Departamento de Engenharia de Produção) da USP. É Diretor do Instituto de Estudos Avançados, Coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e Vice-coordenador do Centro de Inovação da USP. Foi Fulbright Visiting Research Scholar (Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute ? EUA), Diretor Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). É Diretor da área de Gestão de Tecnologias em Educação da Fundação Vanzolini e Coordenador de Projetos na Fundação Instituto de Administração. Coordenou a a rede internacional University-Based Institutes for Advanced Study (UBIAS) e integra a Junta de Governadores do Technion - Israel Institute of Technology.

Ana Célia Castro

Ana Célia Castro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia da UFJR www.ie.ufrj.br). Vice-Coordenadora do INCT/PPED https://inctpped.ie.ufrj.br/). Diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos UFRJ (CBAE https://cbae.ufrj.br/). Presidente do FOBREAV (Fórum Brasileiro de Estudos Avançados). Coordenadora do NUPPAA (Núcleo de Políticas Públicas, Análise e Avaliação, programa que agrega o INCT/PPED, INCT-IDN, INCT Proprietas) https://inctpped.ie.ufrj.br/nuppaa/. Representante do Fórum de Ciência e Cultura no Conselho Universitário da UFRJ. Membro do Conselho de Diretores do Fórum de Ciência e Cultura UFRJ. Membro do IBRACH (Instituto de Estudos Brasil - China www.ibrach.org). Senior Fellow do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) https://www.cebri.org/portal/sobre-o-cebri/senior-fellows. Membro do Conselho Consultivo do ALUMNI. Áreas de atuação: Economia, com ênfase em Economia Institucional, atuando principalmente nos campos temáticos: políticas de inovação; governança do conhecimento; capacitações; tendências tecnológicas; competitividade; sistema agroindustrial.Formação acadêmica: Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1976), doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e pós-doutorado (Universidade da Califórnia, Berkeley, 1999/2000).