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PROPOSIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E INTERFACE COM AS REDES PÚBLICAS (CBCE)

Tipo:

Painel

Categoria:

Sênior

Local:

Remoto

Data e hora:

19:00 até 21:00 em 27/07/2022

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Exposição de experiências de produção de currículo para a Educação Física na Educação Básica a partir de diferentes aportes epistemológicos e projetos educativos, em diálogo com professores e professoras da Educação Básica; contempla coletivos em processos de formação continuada, abordando os limites e possibilidades do trabalho coletivo nas redes públicas de ensino.

Pessoas


Gislene Alves do Amaral

Gislene Alves do Amaral

Universidade Federal de Uberlândia

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2018). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Uberlândia. Foi coordenadora de área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Uberlândia, subprojeto Educação Física Ensino Fundamental (2011-2013) e coordenadora colaboradora no mesmo programa (2018-2019); Coordena o Grupo de estudo e pesquisa sobre Escola, Currículo e Educação Física (GECEFE);Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Cidadania (GEPOC/UFU) e do Laboratório de Análise de Políticas e Gestão da Educação (LAPGE/UFU). Membro do GEPOC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Cidadania e LAPGE - Laboratório de Análise de Políticas e Gestão da Educação. Associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, tendo sido membro do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Escola - GTT-escola (1999-2001); Secretária Estadual CBCE/MG (2005-2007) e Coordenadora do GTT Escola (2019-2021); Presidenta do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2021-2023) Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física, com ênfase nas áreas de em currículo, formação de professores e políticas educacionais; pesquisa os temas: educação física escolar, planejamento, estratégias de ensino e políticas de formação inicial e continuada

Renato Ribeiro Rodrigues

Universidade Federal de Goiás

Tecnólogo em Planejamento e Construção de Edifícios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2007). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2008). Especialista em Pedagogias da Dança pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada & Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2016). Professor de Dança da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, junto ao Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte (desde 2010). Professor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (desde 2010). Orientador acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física - modalidade à distância, da Universidade Federal de Goiás (desde 2010). Possui Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Artes: Técnico em Dança /Bailarino Contemporâneo no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (2014). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência e desenvolve estudos e pesquisas nas áreas da Educação (educação básica, educação integral e escola de tempo integral), Educação Física e Dança.

Denise de Souza Destro

Denise de Souza Destro

Uniacademia

Possui Doutorado em Educação (2019) pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrado pela mesma instituição (2004). É Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Atuou como professora de ensino superior em instituições privadas em cursos de formação em Educação Física - Licenciatura e Bacharelado - nas FAMINAS e na Faculdade Metodista Granbery, entre os anos de 2005 a 2019. Docente no curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário UniAcademia. Professora titular da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, trabalhando com Educação Física escolar na Educação Infantil e Ensino Fundamental desde o ano de 1998. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física e currículo, políticas curriculares, ginástica artística, ginástica em academias e estágio supervisionado - Licenciatura e Bacharelado. É membra da Associação Brasileira de Currículo ABdC) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). ORCID: 0000-0002-0372-3138 In:https://orcid.org/0000-0002-0372-3138

Carlos Nazareno Ferreira Borges

Universidade Federal do Pará

possui Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990) e Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; atuou como formador de agentes sociais do programa PELC do Governo Federal. É Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP), Revisor da Revista Brasileira de Educação (RBE). É Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; Formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. Gestão social