banner - SBPC 2022
Voltar

DOENÇAS RARAS NO BRASIL (CPP)

Tipo:

Mesa-redonda

Categoria:

Sênior

Local:

ICC - Anfiteatro 10

Data e hora:

16:00 até 18:30 em 27/07/2022

video-thumbnail

Pessoas


Guilherme de Rosso Manços

Guilherme de Rosso Manços

Complexo Pequeno Príncipe

Formou-se no Mestrado Interdisciplinar em Modelagem de Sistemas Complexos pela USP e no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia pela UFRN, com um período de graduação sanduíche no Departamento de Física da Clark University, Estados Unidos, como bolsista da primeira turma do programa Ciência sem Fronteiras. Foi Diretor de Projetos na Empresa Júnior da Escola de Ciências e Tecnologia (EJECT), co-fundou a Rede CsF Alumni e coordenou o primeiro Índice de Universidades Empreendedoras lançado no Brasil. Atualmente é presidente da ONG Emerge e membro da comunidade Global Shapers, iniciativa do Fórum Econômico Mundial (WEF) para lideranças com menos de 30 anos. Também é pesquisador do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo (PGT/USP) e colunista da revista MIT Sloan Management Review Brasil em "Ciência Empreendedora e Inovação". Tem interesse nas áreas de: Política de Ciência e Tecnologia, Economia da Inovação, Empreendedorismo de Base Científica, Internacionalização do Ensino Superior e Sistemas Complexos.

Carolina Cardoso de Mello Prando

Carolina Cardoso de Mello Prando

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Realizou pós-doutorado no laboratório de Genética Humana das Doenças Infecciosas nas universidades Paris Descartes (2008) e Rockefeller (2008-2012) especializando-se em genômica e bioinformática para o estudo da genética do sistema imune humano. Tem experiência nas áreas de Imunologia e Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: imunodeficiências primárias, doença granulomatosa crônica, susceptibilidade a infecções por micobactérias e defeitos estruturais cromossômicos em imunodeficiências primárias.

Têmis Maria Félix

Têmis Maria Félix

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Realizou pós-doutorado na University of Iowa. Atualmente é médica geneticista do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. É uma das coordenadoras do Laboratório de Medicina Genômica do Centro de Pesquisa Experimental do HCPA e professora do Programa de Pós -Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É coordenadora do Centro de Referência em Osteogênese Imperfeita do HCPA. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: fissura lábio-palatina, anomalias congênitas, deficiência mental, anomalia cromossômica e osteogênese imperfeita.