banner - SBPC 2022
Voltar

A HISTORIOGRAFIA E AS INDEPENDÊNCIAS DO BRASIL

Tipo:

Mesa-redonda

Categoria:

Sênior

Local:

ICC - Anfiteatro 10

Data e hora:

16:00 até 18:30 em 26/07/2022

video-thumbnail
A mesa reune alguns dos mais importante historiadores especializados no evento da Independência, procurando dar um painel de sua diversidade, do norte ao sul do Brasil.

Pessoas


Valdei Lopes de Araújo

Valdei Lopes de Araújo

Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação(1995) e mestrado(1998) em Historia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), com estágio PDEE na Universidade de Stanford. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: história da historiografia, história dos conceitos, Brasil império, história política e teoria da história. Atualmente desenvolve as seguintes pesquisas: 1. Sobre a produção de distância histórica nas narrativas sobre a relação Brasil-Portugal na primeira metade do século XIX (Bolsa Produtividade CNPq); 2. Sobre os regimes de autonomia na historiografia do século XIX luso-brasileiro, no âmbito do projeto integrado CEO/Pronex; 3. Coordenador do projeto integrado de pesquisa Variedades do Discurso Histórico (Edital Pronem/Fapemig) de apoio à grupos emergentes. 4. Atua como pesquisador no projeto de pesquisa integrado multi-nacional IberoConceptos III, sobre a historiografia à época das revoluções. 5. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (PPM) da Fapemig. Coordenador do Programa de Pós-graduação em História da UFOP (2010-2012). Preside a comissão para avaliação de periódicos do fórum de coordenadores de programas de pós-graduação da Anpuh. Membro da diretoria da SBTHH - Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (2010-2012). Membro do conselho editorial dos periódicos "História da Historiografia" e "Almanack". Membro do conselho consultivo de diversos periódicos acadêmicos da área de história. Consultor Ad hoc da Capes, CNPq e Fapesp..

Cristina Meneguello

Cristina Meneguello

Universidade Estadual de Campinas

Graduada, mestre e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo realizado doutorado-sanduíche na Universidade de Manchester (Reino Unido) e estágios de pós-doutoramento na Universidade de Veneza (IUAV), Itália, em 2005, e na Universidade de Coimbra, Portugal, em 2008. É docente em regime de dedicação exclusiva do departamento de História da Universidade Estadual de Campinas desde 1999. Especialista em estudos sobre memória e patrimônio, atua na área de Divulgação Científica em Ciências Humanas. É coordenadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil para escolas públicas e particulares, que iniciou em 2009 e está em sua 14ª edição (2022) e da Olimpíada de História Aberta para todos, assim como dos Cursos de Formação online da Olimpíada, voltados a professores da Educação Básica.

Andrea Slemian

Andrea Slemian

Universidade Federal de São Paulo

Andréa Slemian é graduada em História pela Universidade de São Paulo, possui Mestrado (2000) e Doutorado (2006) na mesma instituição. Desde 2011, é professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde leciona na graduação e na pós-graduação. É especialista em História do Brasil, entre os séculos XVIII e XIX, com ênfase no processo das reformas ilustradas, da Independência e da formação do Estado nacional. Atualmente dedica-se especialmente aos temas vinculados à justiça e petições, em uma interface entre história e direito, com interesse cada vez maior em uma história integrada com a América ibérica. Foi editora chefe da Revista Almanack (www.scielo.br/alm) de 2019 a 2021, atualmente é editora da Revista Brasileira de História (RBH, https://www.scielo.br/j/rbh/ ) e Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq (nível 2).