banner - SBPC 2022
Voltar

MULHERES EM DESTAQUE NA CIÊNCIA: AS PESQUISADORAS NA LINGUÍSTICA APLICADA (ALAB)

Tipo:

Mesa-redonda

Categoria:

Sênior

Local:

Remoto

Data e hora:

17:00 até 19:00 em 25/07/2022

Nesta mesa, três pesquisadoras em destaque na Linguística Aplicada debatem sobre o papel das mulheres na ciência, na universidade e, mais especificamente, nos estudos da linguagem como prática social, destacando pesquisas e trajetórias acadêmicas.

Pessoas


Nukácia Meyre Silva Araújo

Nukácia Meyre Silva Araújo

Universidade Estadual do Ceará

É graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1992), mestre em Lingüística (1998) e doutora em Educação (2008) pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA), do Mestrado Profissional em Letras/UECE e do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará de 2016 a 2021. Atuou como coordenadora do Mestrado Profissional em Letras/UECE de 2013 a 2016. Foi colaboradora na equipe da Diretoria de Educação a Distância do IFCE, nos cursos da Universidade Aberta do Brasil-UAB de 2007 a 2014. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Portuguesa e atua principalmente com os seguintes temas: ensino de língua portuguesa, linguagem e novas tecnologias, educação a distância, formação de professores, elaboração de material didático. Desenvolve pesquisas na área de ensino e novas tecnologias, produção de recursos educacionais digitais (RED), curadoria digital em Linguística Aplicada. É autora de livros didáticos e de obras de literatura infantil. Em sua experiência administrativa, destacam-se também a Direção do Centro de Humanidades da UECE e Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa- CH/UECE. Consultora Ad-hoc FINEP CT-Infra/2013; Consultora Ad hoc da CAPES/2015/2017/2018. Tesoureira da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil)

Inês Signorini

Universidade Estadual de Campinas

INÊS SIGNORINI é professora titular do Depto de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), mestrado em Letras Modernas - Universite de Montpellier III (Paul Valery) (1977), doutorado em Letras Modernas - Universite de Montpellier III (Paul Valery) (1980), e pós-doutorado pela Université de Montréal (1985) e pela Toronto University (2002). Tem experiência de pesquisa e publicações nacionais e internacionais em livros e revistas científicas, tendo organizado eventos e editado dossiês e livros na área de Lingüística Aplicada, principalmente sobre os seguintes temas: letramento; formação do professor; linguagem e identidade; linguagens e tecnologias; Lingüística Aplicada e transdisciplinaridade. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Lingjuística Aplicada do IEL no período 1998-2000, membro titular do Subcomitê de Linguística do CNPq no período 2016-18 e da Comissão de Pesquisa de Pesquisa do IEL no período 2018-2020.

Walkyria Maria Monte Mor

Universidade de São Paulo

Possui graduação em Letras Inglês-Português, mestrado em Filosofia da Educação (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e doutorado em Linguagem e Educação (Universidade de São Paulo). É professora Livre-Docente da Universidade de São Paulo e professora Senior do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Manitoba (Canadá). Co-coordena o Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (2015-2020) e co-coordenou o Projeto Nacional de Formação de Professores "Novos letramentos, multiletramentos e línguas estrangeiras" (2009-2015), cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Co-coordena o Projeto Piloto Knowledge Exchange and Research Proposal: Literacies and Languages in Teacher Education, Universidade de São Paulo, Brasil e Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, EUA ? (Projeto Piloto USP-UIUC). Suas pesquisas recentes concentram-se em Linguagem e Educação, Letramentos (Novos Letramentos, Multiletramentos, Letramentos Críticos, Letramento Digital), Crítica e Construção de Sentidos, Pedagogia Crítica, Formação de Professores.