banner - SBPC 2022
Voltar

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO NAS UNIVERSIDADES: COMUNICAÇÃO, CIÊNCIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Tipo:

Mesa-redonda

Categoria:

Sênior

Local:

ICC - Anfiteatro 09

Data e hora:

19:00 até 21:30 em 25/07/2022

Frente ao contexto nacional de crise sanitária, econômica e política, o ideal da universidade necessária postulado pelo antropólogo Darcy Ribeiro ganha nova relevância institucional e social. Neste sentido, a comunicação oferece elos e oportunidades para se (re)construir pontes e diminuir a falsa sensação de que a ciência, a tecnologia e a inovação estão distantes do dia a dia das pessoas. A comunicação pública e científica é um dos caminhos possíveis para aproximar as universidades das práticas cotidianas, promover a cidadania e os direitos humanos e incentivar o pensamento crítico e emancipador. Para isso, as equipes de comunicação têm como principais desafios a necessidade urgente de produzir conteúdo multimídia e utilizar linguagens e formatos interessantes, simples e acessíveis, além das questões estruturais que permeiam as dinâmicas institucionais.

Pessoas


Carolina Pires

Carolina Pires

Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 2017) e mestrado em Informação e Comunicação em Saúde pela Fiocruz (2012). Graduação em Comunicação Social pela UFJF (2008) e MBA em Marketing pela FEA/UFJF (2009). Atua como jornalista na UFJF, tendo também passado pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na UFV, chefiou a Divisão de Divulgação em 2017, na Diretoria de Comunicação Institucional (DCI). Foco na pesquisa interdisciplinar, articulando a Comunicação aos campos da Divulgação Científica, Saúde, Educação e Ciência Política. Tem experiência na área de Comunicação e Marketing, voltada para assessoria de comunicação e organização de eventos, como o Simpósio Farmacêutico (2011), realizado pela UFJF em parceria com a Fiocruz e a Funed. Participou do projeto Educanvisa, desenvolvendo o vídeo "Educação & Saúde: uma união de sucesso nas escolas".

Gisele Pimenta

Gisele Pimenta

Universidade de Brasília

Doutora pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB), na linha de pesquisa sobre Poder e Processos Comunicacionais. Mestra em Comunicação e Sociedade pela mesma instituição, com ênfase em Políticas de Comunicação e de Cultura. Especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e formada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (FAC/CNPq). Servidora pública, atua na Secretaria de Comunicação da Universidade de Brasília na função de editora da Revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da UnB. É professora voluntária na FAC/UnB, onde ministra a disciplina "Produção de podcast para a mídia pública: conceitos, interfaces e práticas". Trabalhou na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) como editora do programa A Voz do Brasil e editora de mídias sociais. Áreas de interesse: radiodifusão pública; comunicação pública; políticas de comunicação; jornalismo; rádio.