100 MIL FARMÁCIAS NO BRASIL: É POSSÍVEL FAZER PESQUISA E CUIDADOS DE SAÚDE NESSAS UNIDADES?
Tipo:
Painel
Categoria:
Sênior
Local:
Remoto
Data e hora:
19:00 até 21:00 em 28/07/2022
A proposta é debater sobre esse grande seguimento de unidades de saúde do país (farmácias comunitárias) que no entanto é pouco explorado como campo de pesquisa e cuidados em saúde no Brasil.
Existem quase 100 mil farmácias comunitárias no Brasil, número superior por exemplo as UBS (40 mil) por exemplo. Com a sobrecarga das unidades e dos hospitais durante a pandemia da Covid-19, a farmácia comunitária teve que assumir as pressas diversos cuidados em saúde ambulatoriais da população, como testes de diagnóstico para covid e outros, manejo de sintomas autolimitados e monitoramento de problemas de saúde que não estavam sendo atendidos pela rede de saúde convencional. Nós estamos aproveitando adequadamente o potencial dessas unidades? Estamos fiscalizando corretamente esses serviços? Estamos pesquisando adequadamente sobre seu impacto nos cuidados em saúde? São unidades que atendem conforme os parametros da saúde baseada em evidencias? Os farmacêuticos estão capacitados para assumir e lidar com essas demandas?
Muitos países como Reino Unido, Canadá e Espanha, ja estão criando programas para integração dessas unidades ao sistema de saúde local, com definição de serviços, treinamento dos colaboradores e monitoramento dos impactos.
Analisar esse cenário no Brasil e pensar em perspectivas é o objetivo desse Painel.