Minicursos ofertados
MINICURSO CONVIDADO: CONCEITOS DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
MINISTRANTE: Prof. Dr. Paulo Henrique Azevedo Sobreira (UFG)
LOCAL: PLANETÁRIO UFG
COMO PESQUISAR MÍDIAS NA EDUCAÇÃO?
MINISTRANTES: Aurizete da Silva Rezende (PPGE-IFG/Kadjót); Beigna Pereira Rodrigues Santos (PPGE-IFG/Kadjót); Marcos Antonio Alves Filho(Kadjót); Mikaelly Ferraz de Oliveira (PPGE-UFG/Kadjót).
RESUMO: A compreensão crítica sobre a tecnologia e sua relação com a educação possibilita emergir questionamentos sobre a atividade docente, sendo assim, faz-se necessário percorrer as bases epistemológicas sobre educação e tecnologia que fundamentam as pesquisas acadêmicas sobre o tema. De modo que, iniciar um estudo sobre essas bases e as pesquisas que delas originam, se torna necessário para construir caminhos para compreensão da própria prática docente.
LOCAL: S401B - Laboratório de Informática - Câmpus Goiânia do IFG
MANUAL DO LATTES: CRIAÇÃO/ATUALIZAÇÃO
MINISTRANTES: Lucas José Oliveira Gomes dos Santos (PPGE-IFG); Pâmella Fernandes Araújo (PPGE-IFG).
RESUMO: Este minicurso tem por objetivo capacitar estudantes/professores de graduação, especialização/Latu-sensu/Stricto-sensu no cadastramento/preenchimento de dados de forma coerente na plataforma lattes vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Através da exposição da plataforma aspiramos contribuir é compartilhar orientações a fim de promover o conhecimento sobre o lattes, tendo como objetivo aumentar a qualidade dos currículos acadêmicos e laborativos disponibilizados na plataforma lattes. Por fim, ensejamos contribuir para capacitação de sujeitos capazes de inserir, navegar e editar informações do seu próprio currículo, bem como aumentar o impacto do perfil curricular dos participantes.
LOCAL: S401C - Laboratório de Informática - Câmpus Goiânia do IFG
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA : A EXPLORAÇÃO DE POTENCIALIDADE EM RECURSO DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS
MINISTRANTES: Jhonatans da Silva Fernandes (ProfEPT/IFG); Lucas Batista Rodrigues (PPGE/IFG); Matheus de Oliveira Fagundes (PPGE/IFG); Karla Rodrigues Mota (Doutorado em Educação - UFMT).
RESUMO: O presente minicurso, intitulado “ Inteligência Artificial Generativa: A Exploração de Potencialidade em Recurso Didáticos Pedagógicos”, busca compreender os conceitos acerca da Inteligência Artificial Generativa relacionados ao trabalho pedagógico-didático e suas possíveis contribuições no campo educacional. Para isso, faremos uso da teoria crítica da tecnologia, observando as conjecturas econômicas, sociais e políticas da sociedade. Logo, como resultado, espera-se oferecer uma perspectiva crítica e reflexiva diante do eixo temático do evento.
LOCAL: S401D - Laboratório de Informática - Câmpus Goiânia do IFG
REVISÕES SISTEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO: REFINANDO A BUSCA COM ESTRATÉGIAS PICO E OS OPERADORES BOOLEANOS
MINISTRANTES: Wemerton Martins Santos (PPGE/IFG); Júlio Cesar dos Santos (PPGE/IFG); Alberto Rodarte Ribeiro (PPGE/IFG)
RESUMO: O presente minicurso buscará apresentar a estratégia PICO (População, Intervenção, Comparação e Outcome/Resultado), articulada com os descritores booleanos (AND, OR, NOT), com o intuito de proporcionar uma abordagem para a construção de revisões sistemáticas na área da Educação. Nesse contexto, destaca-se a seleção dos elementos PICO a partir da questão de pesquisa, com foco na elaboração da string de busca. Ressalta-se a importância da utilização de estratégias de refinamento de busca em bancos de dados, como na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e no Portal de Periódicos CAPES, visando potencializar e qualificar as buscas para uma seleção mais criteriosa e específica de evidências relevantes para os pesquisadores, a partir do tema escolhido para a pesquisa.
LOCAL: S1-802B - Laboratório de Informática - Câmpus Goiânia do IFG
FORMAÇÃO INTEGRADA E CURRÍCULO INTEGRADO: CAMINHOS QUE SE TRILHA OU LUGARES AOS QUAIS SE CHEGA?
MINISTRANTE: Sebastião Cláudio Barbosa (PPGE-IFG)
RESUMO: Faz-se uma reflexão teórica visando aumentar o grau de consciência em relação à formação integrada e o currículo integrado pela via da comunicação dialogada. O sentido é clarificar conceitos e práticas afins, na medida que tais perspectivas são, de fato, caminhos que se trilha e não lugares aos quais se chega, podendo assim, neste caso, tendo supostamente “chegado ao lugar ideal”, descansar da busca e da construção. Conceitualmente, verifica-se as inter-relações entre as propriedades dos fenômenos observados, explicando, dialeticamente, os aspectos históricos-ontológicos da formação integrada e do currículo integrado, considerando o sentido humanista omnilateral da educação.
LOCAL: S402B - Laboratório de Informática - Câmpus Goiânia do IFG
O MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICO E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
MINISTRANTES: Guenther Carlos de Almeida(PPGE-IFG), Chrishina Profeta Alves Tolentino Caldeira (PPGE-IFG); Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro(PPGE-IFG); Raíssa Régis da Silva (PPGE-IFG)
RESUMO: O Materialismo Histórico-Dialético constitui-se como um método de pesquisa que se insere em diversos campos do conhecimento e possui delineamentos específicos no campo educacional. O objetivo deste minicurso é apresentar categorias e informações preliminares deste método, dialogando com a história do marxismo e suas formulações. Espera-se contribuir de maneira introdutória para a compreensão dos estudantes a respeito do método em tela.
LOCAL: CINEMATECA - Câmpus Goiânia do IFG
PROJETOS DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA JORNADA DE APRENDIZADO CONTEXTUALIZADO E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL
MINISTRANTES: Alessandra da Silva Camelo D’Orazio (PPGE- IFG/NEPIEC); Hellen Cristine Vieira do Amaral (PPGE - IFG/NEPIEC); Priscilla Jessica Santiago Santos (Mestre em Educação PPGE/UEG/Inhumas-SME)
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo direcionar a prática pedagógica de forma contextualizada e lúdica na Educação Infantil, por meio dos Projetos de Trabalho. A LDB 9394/96 orienta em seu artigo 12 que as instituições tenham autonomia em elaborar e executar sua proposta pedagógica assegurando a articulação com a comunidade educacional de todo processo educativo. Falar em organização do trabalho pedagógico é direcionar a constituição do currículo das instituições, sendo uma construção social coletiva do conhecimento. Os Projetos de trabalho deixam de ser um documento meramente burocrático e passam a integrar o cotidiano, estabelecendo relações concretas das vivências e experiências das crianças visando uma prática inovadora permanente e crítica, dando continuidade no trabalho pedagógico que se torna vivo,coerente e concreto.
LOCAL: S1-802D - Laboratório de Ensino da Licenciatura em Matemática - Câmpus Goiânia do IFG