banner - III JISE 2021
Voltar

Mesa Redonda 1 Enunciação E Sentido

Tipo:

Mesa-redonda

Categoria:

Sessão de Comunicação

Local:

Online 14

Data e hora:

13:15 até 15:15 em 07/04/2021

video-thumbnail

Você não está logado Você precisa se logar ou criar uma conta para assistir esse vídeo.

Essa mesa redonda contará com a participação dos professores:
 

-> Professor Dr. Luiz Francisco Dias- Palestra: Enunciação e articulações linguísticas

 

-> Professor Alfredo Lescano- Palestra: Entre acción y discurso. Sobre algunas propiedades semánticas de las relaciones de fuerza en el espacio político: el caso de Notre-Dame-des-Landes 

 

-> Professor Dr. Jorge Viana Santos- Palestra: Nem emenda, nem soneto: a construção argumentativa de sentidos em textos de arquivos jurídicos

Palestrante


ALFREDO LESCANO

ALFREDO LESCANO

Université de Toulouse

Formado em Letras pela Universidad de Buenos Aires e Doutor em Ciências da Linguagem pela École des hautes études en sciences sociales, em Paris, Alfredo Lescano atua como professor associado na área de Ciências da Linguagem na Université de Toulouse, assim como investigador associado ao “Centre de recherches sur les arts et le langage” (CNRS/EHESS). Sua pesquisa se concentra fundamentalmente na relação entre sentença, imagens discursivas dos sujeitos da enunciação e conteúdo semântico, usando a Teoria Argumentativa da Polifonia, que ele desenvolve com Marion Carel.

Dentre suas principais publicações estão: Polyphonie et modes d’intervention discursive. À propos de la description sémantique des situations politiques conflictuelles (co-autora : Camus, Z.); Prendre position. Une approche sémantique des conflits publics (Conexão Letras); Le sujet dans la langue. Théorie des blocs sémantiques et théorie argumentative de la polyphonie (Verbum XXXVIII).

Jorge Viana Santos

Jorge Viana Santos

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Jorge Viana Santos é atualmente professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), vinculado ao Departamento de Estudos Linguísticos e Literários. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos - GPEL (CNPq), do Grupo de Pesquisa em Linguística de Corpus - GPELINC (Cnpq) e do Grupo de pesquisa Plataforma de Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (Cnpq).

Coordena, juntamente com a Profa. Cristiane Namiuti (UESB), o Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus (LAPELINC) e é pesquisador em rede associado ao LAVIHD, Laboratório Virtual de Humanidades Digitais, da USP. Como pesquisador da FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), coordena o projeto de pesquisa “Corpora digitais de documentos históricos da Imperial Vila da Victoria, atual Vitória da Conquista-Bahia: resgate e preservação do patrimônio linguístico e da memória da escravidão na Bahia” (FAPESB APP0014/2016). Tem experiência na área de Linguística, Semântica, Semiótica, Linguística de Corpus; Memória e Fotografia, atuando nos seguintes temas: Escravidão, Liberdade, sentido, argumentação, lugares de enunciação, processos de designação, reescritura, subjetivação, fotografia, imagem e memória.

III JISE 2021 Galoá

III Jornada Internacional Semântica e Enunciação utiliza o Galoá para simplificar a gestão e aumentar o impacto do evento.

Precisa de ajuda sobre como organizar sua conferência? Agende um Horário