banner - III JISE 2021
Voltar

Minicurso 12: Os Impactos Das Novas Tecnologias Na Relação Língua, Sujeito, Sociedade

Tipo:

Minicurso

Categoria:

Minicurso

Local:

Online 6

Data e hora:

11:30 até 15:45 em 06/04/2021

De uma forma jamais experienciada em outros momentos históricos, o uso das novas tecnologias produz outros modos de constituição, formulação e circulação de discursos, caracterizados pelos campos ideológicos mais diversos, que vão do econômico ao político. Fenômenos como discurso de ódio, notícias falsas (fake news), impulsionamento de hashtags, manipulação de dados (big date), produção de consensos, entre outros, são exemplos da forte inserção das redes sociais na constituição e nos modos de subjetivação de sujeitos em distintas práticas sociais. Partindo dessa breve contextualização e da perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso, com filiação em Michel Pêcheux, nossa proposta para o presente minicurso é discutir, justamente, a especificidade e o funcionamento das materialidades que constituem discursos que produzem fenômenos como os citados acima, de forma que possamos observar, por exemplo, como a criação dessas novas formas de sociabilidade produzem efeitos nos modos de subjetivação dos sujeitos, na leitura, na escrita, na argumentação e, por sua vez, demandam outras práticas educativas, quando o assunto é linguagem.

Palestrante


Fernanda Correa Silveira Galli

Fernanda Correa Silveira Galli

Universidade Federal de Pernambuco

Fernanda Correa Silveira Galli é graduada em Letras pela UNESP/Assis (1997), mestra em Letras - Filologia e Linguística Portuguesa pela UNESP/Assis (2002), doutora em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP (2008) com estágio-sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2007), pós-doutora em Ciência da Informação e Comunicação pela FFCLRP/USP (2012) e em Estudos Linguísticos pelo IBILCE/UNESP (2018).

Docente vinculada ao Departamento de Letras da UFPE, pesquisadora do NEPLEV/UFPE e editora da Revista “Ao pé da letra” (UFPE); atua, também, como docente colaboradora, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do IBILCE/UNESP, nas linhas de pesquisa “Oralidade e Letramento” e “Estudos do Texto e do Discurso”. Desenvolve pesquisas na área de Linguística, principalmente em Análise do Discurso de linha francesa, com a investigação de temas como: discursos na/da contemporaneidade, tecnologias digitais, leitura e escrita.

III JISE 2021 Galoá

III Jornada Internacional Semântica e Enunciação utiliza o Galoá para simplificar a gestão e aumentar o impacto do evento.

Precisa de ajuda sobre como organizar sua conferência? Agende um Horário