O Grupeci é um evento que tem como característica apresentações por Grupo de Pesquisa. Por isso, pedimos sua atenção com a leitura das orientações e a verificação do tutorial do sistema que organizamos para auxiliar na submissão.
Informações para submissão
- Somente participantes com a inscrição realizada e paga podem submeter textos para o 8º Grupeci. Orientamos que o pagamento seja realizado com, no mínimo, dois dias de antecedência. Todos os comprovantes dos(as) autores(as) e coautores(as) deverão ser organizados em arquivo único (pdf) para envio.
- Prazos para submissão: de 17 de julho a 10 de setembro de 2023.
- Previsão do resultado da avaliação: até 02 de outubro de 2023.
- A forma de envio do trabalho será: Resumo Expandido.
- No Grupeci os resumos são apresentados em comunicações por Grupo de Pesquisa e não individuais. Inicialmente é feita a apresentação do Grupo de Pesquisa e, na sequência, dos resumos.
- Cada Grupo de Pesquisa poderá enviar até três submissões, cada uma em um Eixo diferente. Cada submissão deve ser composta pela Apresentação do Grupo de Pesquisa e até três Resumos Expandidos (ver modelo para submissão). Cada Resumo Expandido pode ter até três autores(as) (sendo 1 autor(a) e 2 coautores(as)).
- Cada autor(a) poderá submeter até três Resumos Expandidos, sendo um como autor(a) e outros dois como coautor(a), no mesmo Eixo ou em Eixos diferentes.
- A submissão de trabalho fica sob a responsabilidade do(a) líder do Grupo de Pesquisa ou do(a) vice-líder do Grupo de Pesquisa ou do(a) professor(a) pesquisador(a) integrante do Grupo de Pesquisa, sendo que esta pessoa poderá ser responsável somente por uma submissão.
- Poderão integrar a apresentação do Grupo de Pesquisa, como autor(a) e coautor(a) dos Resumos Expandidos os(as) pesquisadores(as) membros de grupos de pesquisas: professores(as) de Instituições de Ensino Superior, professores(as) EBTT – Educação Básica de cursos Técnicos e Tecnológicos –, professores(as) da Educação Básica e demais pesquisadores(as) mestres(as) ou doutores(as); estudantes de doutorado e de mestrado; graduandos(as).
- Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente pela página do evento (https://eventos.galoa.com.br/grupeci-2023/page/2775-inicio), na área destinada à submissão, através do acesso/cadastro pessoal do(a) responsável pela submissão (líder do grupo ou vice-líder ou professor(a) pesquisador(a)) sendo desconsiderada qualquer outra forma de submissão.
- Os Resumos Expandidos aprovados serão publicados nos Anais do evento, em formato digital, em sítio a ser informado, após o encerramento do 8º Grupeci.
Do formato e avaliação das submissões
- O texto de Apresentação do Grupo de Pesquisa será avaliado com os seguintes critérios: 1 - apresentação do grupo de pesquisa; 2 - indicação dos resumos submetidos (título e autoria); e 3 - respeito às normas cultas da língua portuguesa.
- O texto de Apresentação do Grupo de Pesquisa, que será incluído na plataforma de submissão pelo(a) líder ou o(a) vice-líder, ou o(a) professor(a) pesquisador(a) integrante do Grupo de Pesquisa (pessoa responsável pela submissão) deve iniciar situando o Grupo de Pesquisa e, na sequência apresentar as propostas de trabalhos incluídas no eixo, com limite de 3.500 caracteres (incluindo os espaços). Sugere-se que o responsável prepare um texto no Word (ou outro editor de texto)e, no momento da submissão, copie e cole.
- Os Resumos Expandidos serão avaliados por membros da Comissão Científica, conforme os seguintes critérios: 1 - relevância e pertinência do trabalho para a área de pesquisa; 2 - consistência e rigor conceitual na abordagem teórico e metodológica e na argumentação; 3 - interlocução com a produção da área e contribuição para o avanço do conhecimento; 4 - respeito às normas cultas da língua portuguesa (coerência, coesão, correção ortográfica e gramatical) e as normas de formatação; 5 - cumpre todos os itens presentes no template do evento, conforme modelo disponibilizado.
- Para o envio do Resumo Expandido seguir o MODELO DE RESUMO EXPANDIDO.
- Ética: os(as) autores(as) deverão atentar para o atendimento aos padrões de ética na pesquisa.
- No caso do envio de mais de um trabalho pelo Grupo de Pesquisa para o mesmo EIXO, será considerada somente a última submissão.
- Após avaliação da Comissão Científica a submissão (conjunto de textos enviados) será considerada: APROVADA ou REPROVADA (sem possibilidade de recurso). Atenção: O avaliador(a) poderá REPROVAR um (ou mais) texto do conjunto de trabalhos apresentados, ou seja, mesmo que o status da submissão do Grupo de Pesquisa conste “Aprovado”, o parecerista poderá indicar a reprovação de um (ou mais) Resumo Expandido.
- Após a avaliação dos resumos expandidos NÃO será permitida a correção do texto ou substituição do arquivo correspondente.
- Não serão devolvidos valores de inscrição caso o trabalho submetido não seja aprovado.
Do sistema de submissão
- Como informado anteriormente a submissão consiste no envio da Apresentação do Grupo de Pesquisa e do(s) Resumo(s) Expandido(s).
- Antes de iniciar a submissão orientamos que os seguintes arquivos e informações estejam em mãos:
- texto de apresentação do Grupo de Pesquisa (ver modelo) no editor de texto para facilitar a cópia da informações;
- pdf de cada Resumo Expandido (ver modelo);
- documento em pdf (arquivo único) com todos os comprovantes de inscrição dos(as) autores(as) e coautores(as);
- informação dos(as) autores(as) e coautores(as) - nome completo, e-mail, nome para citação, instituição.
- O responsável pela submissão (líder do grupo de pesquisa ou vice-líder ou professor(a) pesquisador(a)) deverá entrar na área de submissão.
- Na primeira etapa, serão solicitadas as seguintes informações/arquivos: Título (nome do Grupo de Pesquisa), Instituição do Grupo de Pesquisa, Eixo temático, inclusão de três a cinco palavras-chave, texto de Apresentação do grupo de pesquisa (copiar e colar as informações do modelo), inclusão de cada Resumo Expandido (conforme modelo); inclusão do título e autores(as) de cada Resumo Expandido; inclusão dos comprovantes de pagamento em arquivo único (pdf).
- Na segunda etapa, o(a) responsável pela submissão deverá cadastrar cada autor(a) e coautor(a) informando: nome completo, e-mail, nome para citação, instituição.
- A última etapa você poderá confirmar a submissão ou retornar posteriormente para submeter.
- TUTORIAL PARA SUBMISSÃO
Da apresentação dos Grupos de Pesquisa
- As apresentações de trabalho serão presenciais, durante o 8º Grupeci, em Curitiba/PR, entre os dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2023, conforme ensalamento a ser divulgado na página do 8º Grupeci até o dia até 30/11/2023.
- Cada sessão contará com um(a) Coordenador(a) responsável pela organização do tempo e debate.
- Cada Grupo de Pesquisa terá 1 hora para realizar sua comunicação, sendo obrigatória a presença de pelo menos um(a) autor(a)/coautor(a) de cada Resumo Expandido.
- Para apresentação seguir o MODELO DE APRESENTAÇÃO
Os Anais do 8º GRUPECI serão disponibilizados no formato eletrônico na página https://proceedings.science/papers-published.
Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Científica e Comissão Organizadora.
As datas poderão sofrer alterações.