Regras para submissão de trabalhos
A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) convida professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para inscrever trabalhos no 20º Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo, que ocorrerá como parte da programação do 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo, de forma híbrida, entre os dias 28 e 30 de abril de 2025.
Os trabalhos podem ser apresentados nos seguintes grupos temáticos:
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Grupo de Pesquisa Atividades de Extensão;
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Grupo de Pesquisa Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo;
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Grupo de Pesquisa Produção Científica;
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Grupo de Pesquisa Produção Laboratorial – Eletrônicos e impressos;
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Grupo de Pesquisa Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino;
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Grupo de Trabalho Graduação em Jornalismo (exclusivo para estudantes).
Clique aqui para acessar as ementas.
Os trabalhos com textos integrais devem ser submetidos neste site. Os autores devem seguir as regras de formatação conforme os templates a seguir. É possível inscrever trabalhos em umas das duas modalidades abaixo e em qualquer dos GPs ou GT do evento:
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Comunicação científica: Entre 10 e 20 laudas. Textos que apresentam resultados de pesquisa, apresentando textos que indicam relação entre teoria e prática ou exclusivamente teóricos.
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Relato de experiência: Entre 6 e 12 laudas. Textos que apresentam resultados de atividades práticas em projetos laboratoriais, atividades de extensão, atividades pedagógicas, metodologias de pesquisa, trazendo experiências desenvolvidas com estudantes, professores ou comunidade.
Regulamento:
1. Os autores poderão optar por apresentar os trabalhos de forma remota ou presencialmente.
2. É possível ao autor submeter apenas um trabalho por grupo. Neste caso, é importante considerar que pode haver conflito de horários na apresentação.
3. É obrigatória a inscrição de todos os autores e coautores para o caso de trabalhos coletivos. Caso um dos coautores indicados no texto não realize a inscrição, o trabalho, caso seja aceito, não poderá ser apresentado e não constará nos anais do evento.
4. Para os Grupos de Pesquisa aceitam-se autores graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Para o Grupo de Trabalho, destinado a estudantes de graduação e recém-graduados, deverão ser inscritos também um ou mais orientadores. Considera-se recém-graduado estudante que completou a graduação, no máximo, no ano anterior ao evento.
5. Deverão ser inseridos no sistema dois arquivos por submissão, sendo um PDF com identificação dos autores (no campo "Arquivo de texto completo") e um em DOC ou DOCX sem a identificação dos autores, inclusive nas propriedades do documento (no campo "Arquivo às cegas").
6. Os nomes dos autores, coautores e orientadores devem constar nos textos, conforme template.
7. Os trabalhos serão avaliados pelos coordenadores de grupos e membros da comissão organizadora. Os aceites estão sujeitos ao cumprimento das regras de submissão, cumprimento da formatação e normas e qualidade dos trabalhos.
8. As apresentações deverão ser realizadas por pelo menos um dos autores. No caso do Grupo de Trabalho para graduação, é obrigatória a apresentação pelo estudante.
9. Autores ou coautores que não participarem da apresentação não receberão certificado de participação no Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo.
10. Trabalhos aceitos não apresentados não serão publicados nos anais do evento.
11. A publicação dos anais com os textos integrais ocorrerá até 20 dias após o término do evento.
12. Os certificados serão emitidos até 30 dias após o término do evento e serão enviados por e-mail aos inscritos.
Em caso de dúvidas, escreva para emailabej@gmail.com