banner - VIII FBLM/XIX EBEM

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão

Licenciada em Ciências Exatas Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1993), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2006), com Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa, Portugual (2005), obtendo ainda o Doutorado Europeu (2006). Realizou Pós-Doutorado com bolsa CAPES pelo Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação/CAFP-BA, Projeto: 14/2009, no Programa de Didáctica de las Ciencias Experimentales de la Universidad Nacional del Litoral (UNL), Santa Fe, Argentina (2011), Projeto do qual foi Coordenadora Operacional durante quatro anos. Possui, ainda, especialização em Estatística e Investigação Operativa (2003) e em Metodologia do Ensino da Matemática (1996). Em 2018 se tornou Professora Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, instituição a qual trabalha desde 2005. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP/UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB), programa do qual foi coordenadora de 2016 a 2018, e vice-coordenadora de 2018 a 2020. Participa como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educación en Ciencias y en Didáctica de las Ciencias Experimentales da UNL, Santa Fe - Argentina e do Programa de Didática das Ciencias Experimentais e da Matemática da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa CNPQ: Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática, desenvolvendo pesquisas na área de Educação Matemática, no marco do Enfoque Ontossemiótico, do Desenho de Tarefas, da Metacognição e Afetividade Matemática. É Bolsista Produtividade CNPq, PQ-2.