Histórico dos Encontros Baianos de Educação Matemática
O Encontro Baiano de Educação Matemática (EBEM) teve início no ano de 1986, o segundo evento ocorreu em 1987, quando passa a ter periodicidade bianual a partir de 1988, a partir da fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), que na Bahia se organiza por meio da regional SBEM-BA.
Na Bahia, a SBEM possui atualmente 11 núcleos, com Instituições Públicas de Ensino Superior, que possuem cursos de Licenciatura e/ou bacharelado em Matemática, abrangendo o interior do Estado, a saber: UESB (Núcleo de Vitória da Conquista e Núcleo de Jequié), UNEB (Núcleo de Senhor do Bonfim, Núcleo de Paulo Afonso, Núcleo de Caetité, Núcleo de Teixeira de Freitas, Núcleo de Alagoinhas), UESC (Núcleo de Ilhéus/Itabuna), UEFS (Núcleo de Feira de Santana), UFRB (Núcleo do Vale do Jiquiriçá) e o Núcleo de Salvador formado pelo Grupo EMFoco, que aglutina professores da Educação Básica. Essa organização permitiu a realização do EBEM, tanto na capital como no interior do estado, garantindo sua periodicidade, de acordo ao que pode ser visto no Quadro 1.
Quadro 1 – Histórico dos Encontros Baianos de Educação Matemática
Edição |
Ano |
Local |
Instituição |
Tema |
I |
1986 |
Salvador |
UFBA |
- |
II |
1987 |
Salvador |
UFBA |
- |
III |
1989 |
Salvador |
UFBA |
- |
IV |
1991 |
Salvador |
UFBA |
A Matemática de hoje |
V |
1993 |
Salvador |
UCSAL |
Educação Matemática e Cidadania |
VI |
1995 |
Salvador |
UCSAL* |
Perspectivas para o século XX |
VII |
1997 |
Ilhéus |
UESC |
Matemática: prazer em aprender |
VIII |
2000 |
Salvador |
UCSAL |
A Matemática nas descobertas |
IX |
2001 |
Feira de Santana |
UEFS |
Uma odisseia na Matemática |
X |
2003 |
Vitória da Conquista |
UESB |
Natureza, influências e perspectivas para a Educação Matemática no século XXI |
XI |
2005 |
Salvador |
UNIJORGE |
Matemática e Diversidade |
XII |
2007 |
Senhor do Bonfim |
UNEB |
Matemática e Inclusão Social |
XIII |
2009 |
Jequié |
UESB |
As Tecnologias da Informação e Comunicação na formação do professor de Matemática |
XIV |
2011 |
Amargosa |
UFRB |
A Matemática e a formação para a cidadania |
XV |
2013 |
Teixeira de Freitas |
UNEB |
Educação Matemática na formação docente: um novo olhar |
XVI |
2015 |
Salvador |
IFBA |
Estabelecendo um diálogo entre saberes (universitários e escolares) |
XVII |
2017 |
Alagoinhas |
UNEB |
Matemática, Cultura e Arte |
XVIII |
2019 |
Ilhéus |
UESC |
A sala de aula de matemática e suas vertentes |
A iniciativa de organizar eventos dessa natureza no Estado tem o propósito de criar espaços de comunicação e intercâmbio entre os professores que ensinam Matemática em todos os níveis escolares. Trata-se de uma ação de grande importância na comunidade e o de educadores do estado, pois o evento busca proporcionar a socialização de pesquisas e experiências, bem como possibilitar o conhecimento de trabalhos desenvolvidos por colegas e pesquisadores, o que acaba, em última instância, por potencializar a prática pedagógica daqueles que participam do EBEM.
Nas diversas edições do EBEM, constata-se a participação de professores das diversas regiões da Bahia, bem como de outros Estados da Federação, o que indica o seu grau de abrangência e relevância. Visando assegurar a continuidade desse processo, a professora Irani Parolin Sant’Ana enquanto líder do Grupo de Pesquisa intitulado “Grupo de Estudos em Educação Matemática” GEEM, em parceria com o professor Claudinei de Camargo Sant’Ana coordenador do Núcleo da SBEM-BA, Vitória da Conquista/BA, apresentou a proposta para organizar e sediar a XIX edição do Encontro Baiano de Educação Matemática (XIX EBEM) e do VII Fórum Baiano das Licenciaturas (VIII FBL), na UESB campus de Vitória da Conquista. A proposta foi eleita pela maioria dos presentes na assembleia realizada no decorrer do XVIII EBEM e VIII FBLM, realizado em julho de 2019. Sendo assim, o VIII FBLM no dia 28 de agosto de 2021 e o XIX EBEM será realizado nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2021 sediados pela UESB campus de Vitória da Conquista, e ocorrendo em formato virtual devido a pandemia causada pela Covid-19, tendo por tema “Novos saberes: A Educação Matemática em tempos de pandemia”. A escolha do tema se deu pelo momento em que estamos vivenciando, um período de desafios para a Educação Matemática, visando dessa forma, discutir perspectivas para o enfrentamento de tais desafios, além de promover novas aprendizagens.
OBJETIVOS DO EVENTO |
Geral |
Propiciar um espaço de socialização dos resultados de estudos, de pesquisas e de experiências, pautado nas reflexões em relação ao conhecimento construído na área da Educação Matemática em especial os resultados que se referem aos conteúdos com foco no tema “Novos saberes: A Educação Matemática em tempos de pandemia”.
Específicos
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Oferecer à comunidade científica de Educação Matemática do estado da Bahia e outros estados, as condições para apresentação e discussão da produção científica nas diversas tendências da área de Educação Matemática, excepcionalmente, aquelas que focam a sala de aula;
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Promover o intercâmbio científico-cultural entre professores da Educação Básica e do Ensino Superior; bem como com os estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, a nível de graduação e pós-graduação;
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Refletir sobre o ensino e aprendizagem de Matemática na sala de aula, em especial nos anos
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iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio;
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Refletir sobre o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica, dando especial
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atenção à inclusão e a diversidade presentes na sala de aula de Matemática;
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Refletir sobre a produção de conhecimentos situados na sala de aula, com vistas a levar contribuições significativas para a superação dos principais problemas no ensino e
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aprendizagem de Matemática;
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Contribuir com a formação inicial e continuada do professor que ensina Matemática, visando a qualidade do ensino e da aprendizagem de Matemática na Educação Básica no estado da Bahia e em outros estados brasileiros.
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Discutir aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa em Educação Matemática com foco na sala de aula, pretendo, sobretudo, romper a dicotomia entre teoria e prática, favorecendo, assim, que as pesquisas cheguem a sala de aula de matemática;
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Gerar ambientes de socialização de experiências inovadoras para as aulas de Matemática nos
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diferentes níveis e modalidades da Educação;
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Aprimorar conhecimentos técnicos e científicos dos participantes por meio de mesas de
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experiências, palestras, comunicações científicas e relatos de experiências