banner - Confict Conpg 2022

Prof(a). Dr(a). Adelia Maria Miglievich Ribeiro

Adelia Maria Miglievich Ribeiro

Mestre e Doutora em Sociologia, respectivamente, pelo antigo Iuperj (1994) e pelo IFCS-UFRJ (2000). De 2001 a 2009, foi Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e nela atuou por oito anos, também, como docente permanente do PPG em Políticas Sociais. Ingressou, em 2009, no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde é docente permanente no PPG de Ciências Sociais, cabendo registrar seus 10 anos no PPG de Letras, vínculo encerrado em 2020. Ocupou a Cátedra Darcy Ribeiro (Ipea-Capes).

Realizou seu pós-doutorado sênior (PDS-Faperj) no ProPEd-Uerj, com trabalho de campo em Lima, Peru, e o segundo pós-doutoramento no PPGSol-UnB, vinculada, então, ao Laboratório de Sociologia Não-exemplar. Lidera, na Ufes, o Núcleo de Estudos em Transculturação, Identidade e Reconhecimento (Netir), em parceria com a Universitá Ca Foscari di Venezia. É co-líder do Grupo de Pesquisa Emancipação e Cidadania (PUC-RS), dentre outras redes. Dedica-se às teorias sociais, à sociologia dos intelectuais, ao pensamento social e às epistemologias pós(de)coloniais.

Publicou o livro Heloísa Alberto Torres e Marina de Vasconcelos: pioneiras na formação das ciências sociais cariocas (EDUFRJ). Coorganizou coletâneas como A modernidade como desafio teórico: ensaios sobre o pensamento social alemão (Ed. Pucrs), Crítica pós-colonial: panorama de leituras contemporâneas (Faperj; 7Letras) e O espaço do sociólogo: um balanço de trinta anos (Edufes). Editora da REALIS. Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PósColoniais. Escreve regularmente artigos bem como capítulos em obras coletivas, além de organizar dossiês em periódicos científicos. PQ-CNPq nível 2 com o atual projeto Pós(De)colonial, feminismos subalternos e política ontológica: intervenções epistêmicas na teoria social.