banner - COBRAMSEG 2022
Voltar

Melhoramento E Construção De Solos Moles: Fundamentos E Casos De Obras

Tipo:

Minicurso

Categoria:

Minicurso

Local:

Presencial 5

Data e hora:

12:30 até 20:30 em 23/08/2022

Horários:

Primeiro bloco: 9:30 às 12:00

Almoço: 12:00 às 13:30

Segundo bloco: 13:30 ás 15:30

Intervalo: 15:30 às 16:00

Terceiro bloco: 16:00 ás 17h30

Objetivo do curso:

O curso aborda toda a sequência necessária para o projeto de obras sobre solos moles, abordando a investigação geotécnica, os cálculos realizados nas diversas técnicas e finalizando com as técnicas de monitoramento do desempenho em campo. É recomendado tanto para profissionais atuantes em consultoria geotécnica como para alunos no último ano de graduação como para mestrandos e doutorandos.

Programa:

1. Métodos construtivos em aterros sobre solos moles;

2. Investigação geotécnica: ensaios de campo e de laboratório;

3. Cálculo de recalques por adensamento primário e secundário;

4. Aceleração de recalques: drenos verticais e sobrecargas;

5. Cálculo de estabilidade em aterros convencionais e reforçados com geossintético;

6. Uso de colunas granulares tradicionais;

7. Uso de colunas granulares encamisadas com geossintéticos;

8. Aterro sobre estacas com plataforma de geogrelha;

9. Uso de deep soil mixing;

10. Uso de mistura seca com cimento;

11. Enrijecimento do solo mole com CPR;

12. Instrumentação e monitoramento de recalques e de estabilidade.

Ministrante


Márcio de Souza S. Almeida

Prof(a). Dr(a). Márcio de Souza S. Almeida

UFRJ

Graduação em Engenharia Civil na UFRJ em 1974; MSc. na COPPE 1977 quando entrou para os quadros da COPPE, onde desde 1994 é Professor Titular; e da UFRJ em 1997. Orientou mais de 100 Teses de Doutorado e Mestrado. Obteve o PhD na University of Cambridge, Inglaterra em 1984. Pós-Doutorado na Itália e Noruega em 1991-92. Foi Academic Visitor das Universidades de Cambridge, Oxford, Western Austrália e ETH-Zurique. Coulomb Lecturer 2015, Comité Français de Mécanique de Sols. Prêmios Terzaghi e José Machado pela ABMS: e artigos premiados pelas revistas Geosynthetics International e Ground Improvement ICE. Cientista do Estado FAPERJ. Participou do CA-EC do CNPq e de Avaliações Trienais da CAPES. Coordenou o Programa de Engenharia Civil e a Área Interdisciplinar de Engenharia Ambiental da COPPE/UFRJ. Participou de 2 PRONEX/MCT. É atualmente um dos líderes de pesquisa do INCT REAGEO; Coordenou os MBAs de Pós-Graduação em Meio Ambiente (MBE) e de Petróleo e Gás (MBP) da COPPE-UFRJ 1998-2020. Autor de 4 Livros (2 nacionais, 2 internacionais), de Capítulos de livros; e mais de 90 artigos em periódicos indexados no exterior e no país e mais de 200 artigos em congressos no Brasil e no exterior. Principais áreas de atuação: Obras de Terra, Geotecnia Ambiental e Marinha, Investigação Geotécnica e Geossintéticos. Desde 1996 Dirige o Laboratório Multiusuário em Modelagem Centrífuga da COPPE-UFRJ, http://lm2c.coc.ufrj.br/ que tem forte atuação nas industria de óleo e gás e de mineração. É PQ 1A CNPq desde 1992.

Maria Esther Soares Marques

Prof(a). Dr(a). Maria Esther Soares Marques

IME

Formada em Engenharia Civil pela UFRJ (1989), MSc em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (1996) e DSc em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2001) com pesquisas de campo e laboratório realizadas na Université Laval, Québec. Atualmente é professora associada do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento de solos moles, ensaios de campo, ensaios de laboratório, aterros sobre solos moles e pavimentos. Publicou dois livros em co-autoria: Aterros sobre solos moles – projeto e desempenho (2010) e Design and Performance of Embankments on Very Soft Soils (2013). Foi Coordenadora de Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes de 2011 a 2014. É professora do corpo permanente dos cursos de Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, na Pós Graduação em Engenharia de Transportes e na Pós Graduação em Engenharia de Defesa do IME, onde orienta mestrandos e doutorandos. Ministra as seguintes disciplinas: Mecânica dos Solos I e II, Fundações e Obras de Terra para graduação. Para a pós graduação: Mec. Solos Avançado, Obras de Terra para infraestruturas de transportes, Meio Ambiente e Atividades Militares e Solos tropicais e processos erosivos