banner - COBRAMSEG 2022
Voltar

Liquefação e estados críticos em barragens de rejeitos

Tipo:

Minicurso

Categoria:

Minicurso

Local:

Presencial 1

Data e hora:

12:30 até 20:30 em 23/08/2022

Horários:

Primeiro bloco: 9:30 às 12:00

Almoço: 12:00 às 13:30

Segundo bloco: 13:30 ás 15:30

Intervalo: 15:30 às 16:00

Terceiro bloco: 16:00 ás 17h30

Objetivo do curso:

Apresentar conceitos de Mecânica dos Solos Avançadas com foco em estados críticos e liquefação de solos, fornecendo o arcabouço teórico e prático necessário ao participante para identificar a susceptibilidade de barragens de rejeitos à liquefação por fluxo. Apresentar conceitos de sismologia, movimentos sísmicos, ameaça sísmica. Sismicidade Brasileira. Metodologia para análises sísmicas. É recomendado tanto para profissionais atuantes em consultoria geotécnica como para alunos no último ano de graduação como para mestrandos e doutorandos.

Programa:

  1. Mecânica do solo dos estados críticos. Dilatância e parâmetro de estado.
  2. Investigações em laboratório. Linha de Estados críticos em solos argilosos e em solos granulares. Determinação dos parâmetros de estado em laboratório.  Métodos de preparação de amostras. Programa mínimo de ensaios, processamento de dados. Exemplos.
  3. Modelos constitutivos para liquefação. Determinação dos parâmetros do modelo NorSand. Exemplos de modelagens numéricas.
  4. Investigações de campo. Ensaios SPT e CPTU. Determinação dos parâmetros de estado e aplicações a casos reais.
  5. Causas e tipos de liquefação. Liquefação estática e Resistencia pós-liquefeita. Tipos de gatilhos. Casos históricos de rupturas por liquefação
  6. Conceitos básicos de sismologia, movimentos sísmicos e ameaça sísmica. Metodologia para análises sísmicas no Brasil. Importância das condições geotécnicas e topográficas locais. Propriedades dinâmicas dos solos. Classes e uso prático de análise de resposta sísmica local

 

 

Discussões

Compartilhe suas dúvidas ou ideias sobre esta atividade!