Liquefação e estados críticos em barragens de rejeitos
Tipo:
Minicurso
Categoria:
Minicurso
Local:
Presencial 1
Data e hora:
12:30 até 20:30 em 23/08/2022
Horários:
Primeiro bloco: 9:30 às 12:00
Almoço: 12:00 às 13:30
Segundo bloco: 13:30 ás 15:30
Intervalo: 15:30 às 16:00
Terceiro bloco: 16:00 ás 17h30
Objetivo do curso:
Apresentar conceitos de Mecânica dos Solos Avançadas com foco em estados críticos e liquefação de solos, fornecendo o arcabouço teórico e prático necessário ao participante para identificar a susceptibilidade de barragens de rejeitos à liquefação por fluxo. Apresentar conceitos de sismologia, movimentos sísmicos, ameaça sísmica. Sismicidade Brasileira. Metodologia para análises sísmicas. É recomendado tanto para profissionais atuantes em consultoria geotécnica como para alunos no último ano de graduação como para mestrandos e doutorandos.
Programa:
- Mecânica do solo dos estados críticos. Dilatância e parâmetro de estado.
- Investigações em laboratório. Linha de Estados críticos em solos argilosos e em solos granulares. Determinação dos parâmetros de estado em laboratório. Métodos de preparação de amostras. Programa mínimo de ensaios, processamento de dados. Exemplos.
- Modelos constitutivos para liquefação. Determinação dos parâmetros do modelo NorSand. Exemplos de modelagens numéricas.
- Investigações de campo. Ensaios SPT e CPTU. Determinação dos parâmetros de estado e aplicações a casos reais.
- Causas e tipos de liquefação. Liquefação estática e Resistencia pós-liquefeita. Tipos de gatilhos. Casos históricos de rupturas por liquefação
- Conceitos básicos de sismologia, movimentos sísmicos e ameaça sísmica. Metodologia para análises sísmicas no Brasil. Importância das condições geotécnicas e topográficas locais. Propriedades dinâmicas dos solos. Classes e uso prático de análise de resposta sísmica local