CIET:CIESUD:2022

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Eixos temáticos

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 Eixo temático 1. O Estudante e/ou sua Aprendizagem no contexto das TDIC

  • Subeixo 1.1. Foco na Educação Básica
  • Subeixo 1.2. Foco na Educação Superior
  • Subeixo 1.3. Foco na Educação Informal e/ou Não-formal

Os trabalhos deste eixo devem envolver especificamente aspectos relacionados aos processos de aprendizagem e de construção do conhecimento, relacionados ao perfil e necessidades formativas do estudante no contexto da cultura digital. Assim, os estudos/reflexões acolhidos por este eixo devem ter relação direta com propostas de melhoria da aprendizagem, dificuldades e desafios da aprendizagem, avaliação da aprendizagem, estratégias/organização pessoal para os estudos, estilos de aprendizagem, engajamento, motivação, serviços de apoio ao aluno, aspectos da autonomia e autorregulação da aprendizagem, gamificação, comunidades de aprendizagem, identidade e coletividade na era digital, dentre outras temáticas similares (desde que diretamente relacionadas ao estudante e sua aprendizagem).

 

 Eixo temático 2. O Professor, a Docência e as suas Práticas Pedagógicas no contexto das TDIC

  • Subeixo 2.1. Foco na Educação Básica
  • Subeixo 2.2. Foco na Educação Superior
  • Subeixo 2.3. Foco na Educação Informal e/ou Não-formal

Para este eixo, são esperados trabalhos que envolvam especificamente aspectos relacionados ao docente, aos processos de ensino, formação do professor, práticas pedagógicas e de aprendizagem da docência no contexto da cultura digital. Portanto, os estudos/reflexões acolhidos por este eixo devem ter relação direta com aspectos teóricos e/ou práticos do ofício de mestre e do desenvolvimento profissional da docência, podendo envolver a formação/aprendizagem docente, os programas de formação inicial e continuada, aspectos da atuação docente, condições de trabalho desse profissional, planejamento pedagógico, manejo e gestão da sala de aula, concepção e implementação de estratégias pedagógicas, organização de conteúdos e materiais didáticos, avaliação do ensino-aprendizagem, planejamento pedagógico, dentre outras temáticas similares (desde que diretamente relacionadas ao educador e/ou seu fazer docente).

 

 Eixo temático 3. Tecnologias de Mediação, Materiais didáticos e Conteúdos para o Ensino-Aprendizagem no contexto das TDIC

  • Subeixo 3.1. Foco na Educação Básica
  • Subeixo 3.2. Foco na Educação Superior
  • Subeixo 3.3. Foco na Educação Informal e/ou Não-formal

Os trabalhos deste eixo devem contemplar reflexões envolvendo especificamente conteúdos, tecnologias de mediação (meios/ferramentas) e materiais didáticos. Assim, o eixo abarca trabalhos sobre organização de conteúdos para ensino-aprendizagem, concepção e produção de diferentes tipos de materiais didáticos, mídias e suportes tecnológicos a informações e conhecimentos, uso e reuso de recursos educacionais abertos, objetos de aprendizagem, ambientes virtuais de aprendizagem, jogos, tecnologia assistiva, redundância de materiais didáticos e conteúdos, inovação tecnológica, ferramentas para uso pedagógico, bem como a criação de multidispositivos tecnológicos e mídias para acessibilidade e inclusão, influência das tecnologias digitais na melhoria do ensino e da aprendizagem, dentre outras temáticas similares.

 

 Eixo temático 4. Gestão E Políticas Educacionais no contexto das TDIC

  • Subeixo 4.1. Foco na Educação Básica
  • Subeixo 4.2. Foco na Educação Superior
  • Subeixo 4.3. Foco na Educação Informal e/ou Não-formal

Os trabalhos submetidos neste eixo devem abranger aspectos macroscópicos da educação. Desta forma, os estudos/reflexões acolhidos por este eixo devem ter relação direta com a concepção, o fomento, o planejamento, a organização, a execução e o gerenciamento de programas educacionais. Cabem nesta categoria trabalhos com foco em gestão organizacional, concepções de estratégias pedagógicas, políticas públicas para educação, fomento à democratização e/ou qualidade do ensino, permanência do estudante, redução da evasão, internacionalização, proposição de sistemas de ensino-aprendizagem, institucionalização de propostas inovadoras, aspectos da organização curricular e de avaliação educacional, dentre outras temáticas similares (desde que diretamente relacionadas à gestão, ao gestor e/ou às políticas públicas para educação).

 

 Eixo temático 5. Pesquisa, epistemologia e produção de conhecimento em Educação e Tecnologias no contexto das TDIC

  • Subeixo 5.1. Foco na Educação Básica
  • Subeixo 5.2. Foco na Educação Superior
  • Subeixo 5.3. Foco na Educação Informal e/ou Não-formal

Este eixo abarca investigações interessadas na agenda de pesquisa e produção teórico-científica da área (Educação e Tecnologias, Educação Híbrida e/ou Educação a Distância). Os trabalhos deste eixo devem ter como foco a produção científica, a epistemologia do conhecimento e a fundamentação teórica da área. Assim, os trabalhos podem contemplar aspectos da qualidade da produção científica da área, estratégias de pesquisa, métodos e metodologias, instrumentos e formas de coleta e análise de dados, temas emergentes (mais discutidos ou silenciados) da área, constituição de redes colaborativas de produção e disseminação de conhecimento, socialização de investigações, teses/dissertações, artigos, livros e eventos, dentre outras temáticas similares.

 

 Eixo temático 6. Divulgação Cultural e Artística em tempos de pandemia e cultura digital

  • Subeixo 6.1. Foco na Educação Básica
  • Subeixo 6.2. Foco na Educação Superior
  • Subeixo 6.3. Foco na Educação Informal e/ou Não-formal

Os trabalhos submetidos neste eixo devem abranger aspectos diversos das artes e atividades culturais, envolvendo transformações nas formas de ensino e produção das diferentes expressões artísticas, bem como na divulgação cultural em áreas como a música, as artes plásticas, o teatro, o audiovisual, entre outras. Assim, os estudos/reflexões acolhidos por este eixo devem ter relação direta com a agenda cultural das artes, considerando especialmente sua relação com as condições impostas pelo contexto de cultura digital e de pandemia da Covid-19. Encaixam neste eixo as pesquisas e produções teórico-científicas, inclusive os relatos de experiências, sobre Educação, Tecnologias e o universo artístico-cultural.

 

 Eixo temático 7. Inclusão e Acessibilidade no contexto das TDIC

  • Subeixo 7.1. Foco na Educação Básica
  • Subeixo 7.2. Foco na Educação Superior
  • Subeixo 7.3. Foco na Educação Informal e/ou Não-formal

Os trabalhos submetidos neste eixo devem abranger aspectos diversos da relação entre a educação e os processos de inclusão e acessibilidade no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação. Desta forma, os estudos/reflexões acolhidos por este eixo devem envolver questões sobre acessibilidade e tecnologia assistiva, voltadas ao público-alvo da educação especial, transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem e idosos. Com destaque a conceitos, estratégias e recursos que envolvem a temática da inclusão destes públicos no contexto educacional (formal e/ou não-formal). As análises, podem envolver reflexões e apresentações de experiências e resultados de pesquisas que abordem: práticas e estratégias inclusivas; recursos digitais e educacionais acessíveis; discussões sobre inclusão, acessibilidade, equidade e equiparação de oportunidades em espaços digitais; implementação da acessibilidade e o uso de tecnologia assistiva em espaços e artefatos digitais; desenvolvimento de ferramentas acessíveis que apoiam as ações docentes diante a cultura digital; os princípios do desenho universal e as diretrizes do desenho universal para aprendizagem empregados em universos educacionais digitais.

 

 Eixo temático 8. Outros Temas Transversais Inovadores e Alternativos (não previstos acima)

  • Subeixo 8.1. Foco na Educação Básica
  • Subeixo 8.2. Foco na Educação Superior
  • Subeixo 8.3. Foco na Educação Informal e/ou Não-formal

Para este eixo, são esperados trabalhos que não se articulem com os eixos anteriores, seja por especificidade da temática tratada ou pela sua transversalidade a diferentes temas e eixos. Nesse sentido, cabem aqui estudos/reflexões científicos sobre a relação dos processos de ensino-aprendizagem (presenciais, a distância ou híbridos) com outros temas elementares mais gerais, tais como a resiliência, a equidade, a sustentabilidade, o diálogo, a interatividade, a cooperação, a temporalidade das ações, as noções de presença e ausência, imersão, multimodalidade, inovação, disrupção, flexibilidade, qualidade etc.

 

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