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15

setembro - 2024

Divulgação dos resultados

30

setembro - 2024

Divulgação programação geral

30

novembro - 2024

Submissão de artigos para os anais do congresso

Boas-vindas ao XIII Congresso Internacional de Estética e História da Arte - "Presentes Possíveis, Futuros Ficcionados: a tecnologia como princípio fundante das artes e suas tensões eco-socioculturais".

Inscrições abertas para ouvintes, confira nossa agenda! Lembrete: o evento é gratuito e aberto ao público.

Artigos aceitos devem ser entregues na área do congressista entre 30 de setembro e 30 de novembro de 2024. Artigos completos enviados antes ou após o prazo serão desconsiderados. Consulte o edital para ver o formato.

 

O XIII Congresso Internacional de Estética e História da Arte com o tema "Presentes Possíveis, Futuros Ficcionados: a tecnologia como princípio fundante das artes e suas tensões eco-socioculturais", do PGEHA-USP, trará em seus quatro dias de mesas temáticas, sessões de comunicação e de pôsteres, como também mostra artística, a fim de repensar as respostas das instituições de pesquisa em Estética e História da Arte, diante das tensões da coexistência entre tecnologias ancestrais, fazeres periféricos e o imperativo da cultura digital, tanto no viés epistemológico, como na pluralidade do fazer artístico. 

O objetivo é discutir, em amplitude internacional, a produção artística nas suas mais diferentes temporalidades face às inquietações e contradições que emergem da ampla diversidade de abordagens e usos da tecnologia. Para isso, compreende o tema na sua complexidade e multiplicidade, que engloba os conhecimentos, as práticas e as dimensões eco-socioculturais, as quais marcam o processo de configuração espacial e da construção de novas perspectivas em estética e história da arte. 

Em sua XIII edição, o PGEHA busca continuar estabelecendo possibilidades de troca de conhecimento, aprofundamento histórico e ampliação das discussões teóricas acerca desses fenômenos. Neste ano, contaremos com o aceite de comunicações da comunidade de pós-graduação e pesquisadora, aceite de pôsteres da comunidade de graduação, expandindo o diálogo com a comunidade de futuras pessoas pesquisadoras e, ainda, com a mostra de trabalhos artísticos abertos à comunidade.

Em nossa agenda teremos a presença de pensadoras e pensadores atuantes na pesquisa e na produção da arte, brasileiros e estrangeiros, compondo mesas temáticas de debate em modo presencial; sessões de comunicação oral, em modo híbrido; sessões de pôsteres e propostas artísticas, em modo presencial, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA USP, em uma programação para estimular o diálogo e a convivência no campus. Os eixos temáticos serão:

  • O presente dos futuros high-tech: as relações humano/máquina na era digital

O eixo propõe reflexões sobre o impacto das altas tecnologias nas interações humanos/máquinas, especialmente em relação à sua intercessão e produção de linguagens artísticas – nas quais as obras são criadas ou influenciadas por algoritmos, inteligência artificial, e realidade virtual, desafiando as noções tradicionais de autoria, criação e experiência estética. 

  • O presente dos futuros low-tech: ecologias do faça você mesmo e com os outros

O que fazer hoje, como latino-americanos, diante da cultura do capitalismo, que ao mesmo tempo nos incute desejos futuristas de salvação tecnológica e estabelece em nossos territórios o regime da poluição e do lixo não degradável e tantas outras contradições entre desejo, consumo e poder? 

  • Os futuros ficcionados pelas tecnologias ancestrais: ação política, história, cultura, ecologia e espiritualidade nos fazeres e saberes tradicionais

Propõe questões e reflexões sobre a perenidade das tecnologias ancestrais por meio de suas confluências com o mundo algoritmizado. Assim, tensionar as amarras dos cânones e o fazer tecnológico é culturalmente ancestral, decolonial e diz respeito também aos povos originários. 

  • Arquiteturas tecnológicas institucionais e extrainstitucionais: gestão e circulação da obra de arte online

Face à hegemonia das big techs, esta mesa visa refletir sobre o desenvolvimento de plataformas digitais autóctones de gestão e compartilhamento de acervos, como também de plataformas alternativas para os artistas marginais ao circuito institucionalizado da arte. 

 

Aguardamos vocês!

 

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