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DATAS IMPORTANTES

05/08/2024 Abertura das submissões de trabalhos (artísticos, comunicações orais e pôsteres) e inscrições para ouvintes
07/09/2024 (nova data) Data limite para submissões de trabalhos (artísticos, comunicações orais e pôsteres)
15/09/2024 Divulgação dos resultados das submissões
30/09/2024 Divulgação da programação geral do XIII CIEHA e abertura da plataforma para receber artigos completos
15/10/2024 a 18/10/2024 XIII CIEHA
30/11/2024 Data limite para envio do artigo completo

 

Comunicações e Pôsteres

Eixos Temáticos

As comunicações e pôsteres deverão seguir um dos eixos temáticos abaixo, que perfazem o tema geral do XIII CIEHA - 2024:

 

Eixo 1 - o presente dos futuros high-tech

  • Era digital;

  • Arte e alta tecnologia (high-tech);

  • Organismo/máquina; 

  • Corpo ciborgue;

  • Tecnobiopolítica;

  • Biogenética; 

  • Inteligência artificial;

  • Realidade virtual;

  • Algoritmos;

  • Imaginação estética e político-tecnológica;

  • Novas linguagens artísticas;

  • Geradores de imagem por IA;

  • Autoria na era digital.

Eixo 2 - o presente dos futuros low-tech

  • Corpo;

  • Improvisação;

  • Gambiarra;

  • Baixa tecnologia (low tech);

  • Faça você mesmo (do it yourself);

  • Faça com outros (do it with others);

  • Socialização da arte;

  • Fazeres periféricos;

  • Redes;

  • Ativismo;

  • Sul global;

  • Crítica institucional.

Eixo 3 - os futuros ficcionados pelas tecnologias ancestrais

  • Ação política;

  • História;

  • Cultura;

  • Ecologia;

  • Espiritualidade;

  • Fazeres/saberes tradicionais;

  • Cultura ancestral;

  • Tecnologias ancestrais;

  • Decolonialidade;

  • Povos originários;

  • Sul Global;

  • Fazeres/saberes periféricos;

  • Afrofuturismo;

  • Cosmogonias ancestrais/periféricas;

  • Tecnodiversidade.

Eixo 4 - arquiteturas tecnológicas institucionais e extrainstitucionais

  • História da arte digital;

  • Plataformas digitais autóctones;

  • Plataformas digitais alternativas;

  • Circulação de arte na era digital;

  • Documentação social;

  • Curadorias digitais;

  • Crowdsourcing;

  • Digitalização de acervos;

  • Decolonização de dados;

  • Arte e inteligência artificial;

  • Rastreamento ocular;

  • Realidade aumentada e metaverso.

SOBRE A ELABORAÇÃO DE RESUMOS

Tanto para submissão de comunicações quanto de pôsteres.

Os interessados deverão acessar a área de autores para enviarem a submissão. Serão aceitos artigos em português, inglês e espanhol.

O Resumo Expandido deve seguir as seguintes normas:

  • Arquivo em formato .docx, SEM NOME.

  • O nome do arquivo deve seguir o exemplo: "Resumo - Título do artigo";

  • Configuração da página: Tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3cm e margens inferior e direita de 2cm; não numerar as páginas;

  • Máximo de 5.000 caracteres (com espaços);

  • NÃO utilizar figuras ou imagens;

  • Título em português em fonte Arial de tamanho 12, em negrito e centralizado – apenas a primeira letra do título e de nomes próprios em caixa alta; em negrito – ex.: As obras de Portinari no acervo do MAC USP;

  • Título em língua estrangeira (espanhol/inglês - apenas uma língua deve ser escolhida) em fonte Arial de tamanho 12, em negrito e centralizado, logo abaixo do Título em português;

  • Conteúdo: os resumos devem conter, como tópicos ou não, o(s) objetivo(s), justificativa, fundamentação teórica, metodologia e conclusão da proposta;

  • Texto digitado em fonte Arial de tamanho 12;

  • Parágrafos com alinhamento justificado, recuo na primeira linha de 1,25 cm; espaçamento entre linhas de 1,5; distância simples entre parágrafos; não hifenizar o texto;

  • NÃO pode conter notas de rodapé ou fim;

  • Palavras em língua estrangeira no corpo do texto em itálico;

  • Palavras-chave (de 3 a 5, separadas com ponto e vírgula);

  • NÃO pode conter citações recuadas;

  • Citações no texto pelo sistema “autor-data”; NÃO utilizar as seguintes expressões latinas nas citações: Idem, Ibidem, Opus citatum;

  • Referências Bibliográficas conforme norma ABNT 6023 ou APA, em fonte Arial de tamanho 11.

 

Serão aceitas todas as submissões em português, inglês ou espanhol, enviadas até às 23h59 do dia 07 de setembro de 2024 (nova data).

Os autores estarão automaticamente inscritos como ouvintes no evento.

Os resumos serão avaliados às cegas e os selecionados receberão aceite em seus e-mails cadastrados. 

 

SOBRE A ELABORAÇÃO DE PÔSTERES APÓS A SELEÇÃO

Os pesquisadores de iniciação científica que tiverem seus trabalhos selecionados deverão providenciar a confecção de seus pôsteres com as seguintes características:

 

  • Conteúdo de acordo com o resumo expandido aprovado, apresentado com título, autores, instituição, palavras-chave, texto e imagens;

  • Título: fonte arial, negrito, corpo 72pt, podendo ser reduzido para até corpo 60, caso a quantidade de texto ultrapasse o espaço delimitado

  • Nome da pessoa autora: fonte arial, negrito, corpo 40pt

  • Instituições, unidade acadêmica e endereço eletrônico: fonte arial, regular, corpo 30pt;

  • Introdução - fonte arial, regular, 34;

  • Palavras-chave (de 3 a 5, separadas por ponto e vírgula) -  fonte arial, regular, 34;

  • Método - fonte arial, regular, 34;

  • Resultados e Discussão - fonte arial, regular, 34;

  • Conclusões - fonte arial, regular, 34;

  • Referências, elaboradas conforme a ABNT (apenas as usadas nos outros tópicos do pôster) - fonte arial, regular, 34;

  • Utilizar até 5 imagens;

  • Palavras em língua estrangeira no corpo do texto em itálico;

  • O pôster deve ter as dimensões de 1,20 m de altura por 1 m de largura;

  • A impressão, transporte e instalação dos pôsteres é de responsabilidade exclusiva dos proponentes;

  • Os proponentes poderão utilizar o modelo Canva sugerido aqui (ferramenta opcional);

  • Os pôsteres poderão conter QR Code (ferramenta opcional);

  • Em caso de dúvida na confecção do pôster, veja este tutorial;

  • Os pôsteres poderão ser retirados da exposição ao final do evento ou até o dia 30 de novembro na Secretaria do PGEHA. Após esse período, os pôsteres que permanecerem na Secretaria serão descartados.

 

Os pôsteres deverão ser enviados no formato PDF, no próprio site de submissão, para publicação nos anais, após o evento. O resumo anexado ao pôster deverá ser obrigatoriamente apresentado em português e mais uma língua (inglês ou espanhol).

SOBRE A ELABORAÇÃO DE ARTIGOS APÓS A SELEÇÃO

Os inscritos que tiverem seus trabalhos selecionados e apresentados deverão enviar o artigo final revisado após o evento, na própria área de autores, com as seguintes características:

 

  • Arquivo em formato .docx;

  • O nome do arquivo deve seguir o exemplo: "SILVA JM & SOUSA MA - Título do artigo";

  • Configuração da página: Tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3cm e margens inferior e direita de 2 cm; não numerar as páginas;

  • Máximo de 32.500 caracteres (com espaços) para textos sem imagens ou figuras ou 30.000 caracteres (com espaços) para textos com imagens ou figuras (totalizando do Título até o final das Referências);

  • Título em português em fonte Arial de tamanho 12, negritado e centralizado – apenas a primeira letra do título e de nomes próprios em caixa alta; em negrito – ex.: As obras de Portinari no acervo do MAC USP;

  • Título em língua estrangeira (espanhol/inglês/francês – apenas uma língua deve ser escolhida) em fonte Arial de tamanho 12, em negrito e centralizado, logo abaixo do Título em português. Caso seu texto seja em língua estrangeira, obrigatoriamente deverá ter a tradução para o português;

  • Nome dos autores em fonte Times New Roman de tamanho 12, alinhado à direita, com chamada de nota de rodapé para a vinculação institucional dos autores. Não colocar a titulação dos autores junto ao nome. Adotar a ordem: autor principal (o que teve maior participação na composição do artigo e da pesquisa relatada), coautor 1, coautor 2, ... – apenas a primeira letra de cada nome em caixa alta; sem negrito – ex.: Ana Maria Silva;

  • Vinculação institucional dos autores, no rodapé, com no máximo 2 linhas para cada autor – ex.: A Profa. Dra. Ana Maria Silva é professora titular da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Cidadania de São Paulo;

  • Resumo de até 7 linhas;

  • Palavras-chave (de 3 a 5, separadas com ponto e vírgula);

  • Conteúdo: os artigos devem conter, como tópicos ou não, o(s) objetivo(s), justificativa, fundamentação teórica, metodologia e conclusão da proposta.

  • Texto digitado em fonte Arial de tamanho 12;

  • Parágrafos com alinhamento justificado, recuo na primeira linha de 1,25 cm; espaçamento entre linhas de 1,5; distância simples entre parágrafos; não hifenizar o texto;

  • Citações no texto pelo sistema “autor-data”; não utilizar as seguintes expressões latinas nas citações: Idem, Ibidem, Opus citatum;

  • Texto das citações com mais de três linhas devem ser digitados em parágrafo próprio, sem espaço adicional entre os parágrafos anterior e posterior, em fonte Arial de tamanho 11, recuado em 4 cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

  • Figuras e imagens (no máximo 4 - quatro);

  • Legendas de imagens, figuras, tabelas e quadros em fonte Arial de tamanho 10; espaçamento simples entre linhas;

  • Notas de rodapé em fonte Arial de tamanho 10; espaçamento simples entre linhas e distância simples entre uma nota e outra.

  • Referências Bibliográficas conforme norma ABNT 6023 ou APA, em fonte Arial de tamanho 11.

 

* Orientações baseadas no manual Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP, disponível na Biblioteca Virtual da USP.

• A revisão gramatical é de responsabilidade exclusiva dos autores. O congresso não se responsabiliza pela correção dos textos. O Congresso não se obriga a publicar artigos enviados fora dos padrões solicitados ou que apresentem erros ortográficos/gramaticais que prejudiquem a coerência e padrão acadêmico.

• Resumos expandidos aceitos que não foream apresentados no Congresso não serão publicados.

• Compete à Comissão Científica a avaliação dos trabalhos e seleção dos textos para publicação, dando preferência aos trabalhos escritos em coautoria com professores orientadores.

Propostas Artísticas

Eixos Temáticos

As propostas artísticas devem seguir um dos eixos temáticos abaixo, que perfazem o tema geral do XIII CIEHA - 2024:

 

Eixo 1 - o presente dos futuros high-tech

  • Era digital;

  • Arte e alta tecnologia (high-tech);

  • Organismo/máquina; 

  • Corpo ciborgue;

  • Tecnobiopolítica;

  • Biogenética; 

  • Inteligência artificial;

  • Realidade virtual;

  • Algoritmos;

  • Imaginação estética e político-tecnológica;

  • Novas linguagens artísticas;

  • Geradores de imagem por IA;

  • Autoria na era digital.

Eixo 2 - o presente dos futuros low-tech

  • Corpo;

  • Improvisação;

  • Gambiarra;

  • Baixa tecnologia (low tech);

  • Faça você mesmo (do it yourself);

  • Faça com outros (do it with others);

  • Socialização da arte;

  • Fazeres periféricos;

  • Redes;

  • Ativismo;

  • Sul global;

  • Crítica institucional.

Eixo 3 - os futuros ficcionados pelas tecnologias ancestrais

  • Ação política;

  • História;

  • Cultura;

  • Ecologia;

  • Espiritualidade;

  • Fazeres/saberes tradicionais;

  • Cultura ancestral;

  • Tecnologias ancestrais;

  • Decolonialidade;

  • Povos originários;

  • Sul Global;

  • Fazeres/saberes periféricos;

  • Afrofuturismo;

  • Cosmogonias ancestrais/periféricas;

  • Tecnodiversidade.

Eixo 4 - arquiteturas tecnológicas institucionais e extrainstitucionais

  • História da arte digital;

  • Plataformas digitais autóctones;

  • Plataformas digitais alternativas;

  • Circulação de arte na era digital;

  • Documentação social;

  • Curadorias digitais;

  • Crowdsourcing;

  • Digitalização de acervos;

  • Decolonização de dados;

  • Arte e inteligência artificial;

  • Rastreamento ocular;

  • Realidade aumentada e metaverso.

SOBRE A ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS

Os interessados deverão acessar a área de autores para enviarem a proposta.

1. Cada artista/pesquisador poderá submeter somente uma proposta artística de sua autoria;

1.1 As propostas poderão ser individuais ou o proponente poderá ser representante de um duo ou coletivo;

2. Poderão se inscrever artistas e pesquisadores de qualquer nacionalidade, desde que estejam presencialmente na sede do PGEHA na data de evento para apresentação;

3. Serão aceitas propostas de diferentes linguagens artísticas (vídeo/ performance/ fotografia/ dança/ música/ artes visuais/ instalação/ entre outros), incluindo propostas transdisciplinares. Poderá ser disponibilizada a rede social do instagram @ pgeha_cieha como forma de intervenção e/ou ampliação de alcance.

3.1 A duração deverá respeitar o tempo estipulado por este edital, para apresentações que acontecerão das 18h às 19h. Com exceção de propostas que se iniciem antes e sejam finalizadas até às 19h no Saguão do Espaço das Artes - USP, cuja viabilidade será analisada pela Comissão de Curadoria Artística;

3.2 As propostas deverão conter:

a) Resumo do projeto;

b) Identificação com título do trabalho, autoria, data, participações técnicas e responsabilidade de uso/reprodução de imagem.

c) Especificação do local e suas necessidades para a realização. A princípio, serão disponibilizados o Saguão e a Marquise do Espaço das Artes - USP (a depender de autorização da Prefeitura do Campus).

d) Especificação de linguagens e de formatos e/ou meios de produção. Poderá conter fotografias e/ou links de vídeo, caso haja necessidade.

e) Currículo do proponente (máximo de 02 páginas); Ficha técnica do projeto; Breve currículo dos demais integrantes do projeto (máximo de 20 linhas para cada participante);

f) Justificativa e pertinência com o Congresso (máximo de 02 páginas).

g) Rider técnico necessário, para além do que é oferecido. Não fornecemos nada além do que está descrito neste Edital, por isso é importante que este rider contenha o que é indispensável para a viabilização da proposta, e que será de responsabilidade do proponente fornecer.

4. O PGEHA não se responsabiliza por danos causados durante a montagem, o período de exposição e a retirada das obras. As obras deverão ser retiradas do local do evento até o dia 24 de outubro. Após esse período, as obras não retiradas serão descartadas.

5. As propostas não contarão com apoio financeiro.

6. Para avaliação serão considerados os critérios de 1) Viabilidade; 2) Pertinência com o tema; 3) Relevância artística e 4) Ineditismo.

7. É vedada a inscrição de propostas cujo proponente esteja envolvido na organização do Congresso.

8. Outras formas de encaminhamento da submissão de proposições artísticas que não observem os itens do edital serão invalidadas pela organização do Congresso. 

9. Os casos de omissão deste edital serão decididos pela Comissão de Curadoria Artística do Congresso.  

Serão aceitas todas as submissões enviadas até às 23h59 do dia 07 de setembro de 2024 (nova data).

Os proponentes (individual ou coletivo) estarão automaticamente inscritos como ouvintes no evento.

Os resumos selecionados receberão um e-mail de aviso.

 

CIEHA 2024

CIEHA 2024 Galoá

XIII Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte utiliza o Galoá para simplificar a gestão e aumentar o impacto do evento.

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