banner - CIEHA 2024

Datas importantes

07

setembro - 2024

Prazo final para submissão de trabalhos

15

setembro - 2024

Divulgação dos resultados

30

setembro - 2024

Divulgação programação geral

Boas-vindas ao XIII Congresso Internacional de Estética e História da Arte - "Presentes Possíveis, Futuros Ficcionados: a tecnologia como princípio fundante das artes e suas tensões eco-socioculturais".

Inscrições abertas para ouvintes, confira nossa agenda! Lembrete: o evento é gratuito e aberto ao público.

Artigos aceitos devem ser entregues na área do congressista entre 30 de setembro e 30 de novembro de 2024. Artigos completos enviados antes ou após o prazo serão desconsiderados. Consulte o edital para ver o formato.

 

O XIII Congresso Internacional de Estética e História da Arte com o tema "Presentes Possíveis, Futuros Ficcionados: a tecnologia como princípio fundante das artes e suas tensões eco-socioculturais", do PGEHA-USP, trará em seus quatro dias de mesas temáticas, sessões de comunicação e de pôsteres, como também mostra artística, a fim de repensar as respostas das instituições de pesquisa em Estética e História da Arte, diante das tensões da coexistência entre tecnologias ancestrais, fazeres periféricos e o imperativo da cultura digital, tanto no viés epistemológico, como na pluralidade do fazer artístico. 

O objetivo é discutir, em amplitude internacional, a produção artística nas suas mais diferentes temporalidades face às inquietações e contradições que emergem da ampla diversidade de abordagens e usos da tecnologia. Para isso, compreende o tema na sua complexidade e multiplicidade, que engloba os conhecimentos, as práticas e as dimensões eco-socioculturais, as quais marcam o processo de configuração espacial e da construção de novas perspectivas em estética e história da arte. 

Em sua XIII edição, o PGEHA busca continuar estabelecendo possibilidades de troca de conhecimento, aprofundamento histórico e ampliação das discussões teóricas acerca desses fenômenos. Neste ano, contaremos com o aceite de comunicações da comunidade de pós-graduação e pesquisadora, aceite de pôsteres da comunidade de graduação, expandindo o diálogo com a comunidade de futuras pessoas pesquisadoras e, ainda, com a mostra de trabalhos artísticos abertos à comunidade.

Em nossa agenda teremos a presença de pensadoras e pensadores atuantes na pesquisa e na produção da arte, brasileiros e estrangeiros, compondo mesas temáticas de debate em modo presencial; sessões de comunicação oral, em modo híbrido; sessões de pôsteres e propostas artísticas, em modo presencial, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA USP, em uma programação para estimular o diálogo e a convivência no campus. Os eixos temáticos serão:

  • O presente dos futuros high-tech: as relações humano/máquina na era digital

O eixo propõe reflexões sobre o impacto das altas tecnologias nas interações humanos/máquinas, especialmente em relação à sua intercessão e produção de linguagens artísticas – nas quais as obras são criadas ou influenciadas por algoritmos, inteligência artificial, e realidade virtual, desafiando as noções tradicionais de autoria, criação e experiência estética. 

  • O presente dos futuros low-tech: ecologias do faça você mesmo e com os outros

O que fazer hoje, como latino-americanos, diante da cultura do capitalismo, que ao mesmo tempo nos incute desejos futuristas de salvação tecnológica e estabelece em nossos territórios o regime da poluição e do lixo não degradável e tantas outras contradições entre desejo, consumo e poder? 

  • Os futuros ficcionados pelas tecnologias ancestrais: ação política, história, cultura, ecologia e espiritualidade nos fazeres e saberes tradicionais

Propõe questões e reflexões sobre a perenidade das tecnologias ancestrais por meio de suas confluências com o mundo algoritmizado. Assim, tensionar as amarras dos cânones e o fazer tecnológico é culturalmente ancestral, decolonial e diz respeito também aos povos originários. 

  • Arquiteturas tecnológicas institucionais e extrainstitucionais: gestão e circulação da obra de arte online

Face à hegemonia das big techs, esta mesa visa refletir sobre o desenvolvimento de plataformas digitais autóctones de gestão e compartilhamento de acervos, como também de plataformas alternativas para os artistas marginais ao circuito institucionalizado da arte. 

 

Aguardamos vocês!

 

CIEHA 2024

CIEHA 2024 Galoá

XIII Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte utiliza o Galoá para simplificar a gestão e aumentar o impacto do evento.

Precisa de ajuda sobre como organizar sua conferência? Agende um Horário