Datas importantes
07
setembro - 2024
Prazo final para submissão de trabalhos
15
setembro - 2024
Divulgação dos resultados
30
setembro - 2024
Divulgação programação geral
Boas-vindas ao XIII Congresso Internacional de Estética e História da Arte - "Presentes Possíveis, Futuros Ficcionados: a tecnologia como princípio fundante das artes e suas tensões eco-socioculturais".
Inscrições abertas para ouvintes, confira nossa agenda! Lembrete: o evento é gratuito e aberto ao público.
Artigos aceitos devem ser entregues na área do congressista entre 30 de setembro e 30 de novembro de 2024. Artigos completos enviados antes ou após o prazo serão desconsiderados. Consulte o edital para ver o formato.
O XIII Congresso Internacional de Estética e História da Arte com o tema "Presentes Possíveis, Futuros Ficcionados: a tecnologia como princípio fundante das artes e suas tensões eco-socioculturais", do PGEHA-USP, trará em seus quatro dias de mesas temáticas, sessões de comunicação e de pôsteres, como também mostra artística, a fim de repensar as respostas das instituições de pesquisa em Estética e História da Arte, diante das tensões da coexistência entre tecnologias ancestrais, fazeres periféricos e o imperativo da cultura digital, tanto no viés epistemológico, como na pluralidade do fazer artístico.
O objetivo é discutir, em amplitude internacional, a produção artística nas suas mais diferentes temporalidades face às inquietações e contradições que emergem da ampla diversidade de abordagens e usos da tecnologia. Para isso, compreende o tema na sua complexidade e multiplicidade, que engloba os conhecimentos, as práticas e as dimensões eco-socioculturais, as quais marcam o processo de configuração espacial e da construção de novas perspectivas em estética e história da arte.
Em sua XIII edição, o PGEHA busca continuar estabelecendo possibilidades de troca de conhecimento, aprofundamento histórico e ampliação das discussões teóricas acerca desses fenômenos. Neste ano, contaremos com o aceite de comunicações da comunidade de pós-graduação e pesquisadora, aceite de pôsteres da comunidade de graduação, expandindo o diálogo com a comunidade de futuras pessoas pesquisadoras e, ainda, com a mostra de trabalhos artísticos abertos à comunidade.
Em nossa agenda teremos a presença de pensadoras e pensadores atuantes na pesquisa e na produção da arte, brasileiros e estrangeiros, compondo mesas temáticas de debate em modo presencial; sessões de comunicação oral, em modo híbrido; sessões de pôsteres e propostas artísticas, em modo presencial, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA USP, em uma programação para estimular o diálogo e a convivência no campus. Os eixos temáticos serão:
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O presente dos futuros high-tech: as relações humano/máquina na era digital
O eixo propõe reflexões sobre o impacto das altas tecnologias nas interações humanos/máquinas, especialmente em relação à sua intercessão e produção de linguagens artísticas – nas quais as obras são criadas ou influenciadas por algoritmos, inteligência artificial, e realidade virtual, desafiando as noções tradicionais de autoria, criação e experiência estética.
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O presente dos futuros low-tech: ecologias do faça você mesmo e com os outros
O que fazer hoje, como latino-americanos, diante da cultura do capitalismo, que ao mesmo tempo nos incute desejos futuristas de salvação tecnológica e estabelece em nossos territórios o regime da poluição e do lixo não degradável e tantas outras contradições entre desejo, consumo e poder?
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Os futuros ficcionados pelas tecnologias ancestrais: ação política, história, cultura, ecologia e espiritualidade nos fazeres e saberes tradicionais
Propõe questões e reflexões sobre a perenidade das tecnologias ancestrais por meio de suas confluências com o mundo algoritmizado. Assim, tensionar as amarras dos cânones e o fazer tecnológico é culturalmente ancestral, decolonial e diz respeito também aos povos originários.
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Arquiteturas tecnológicas institucionais e extrainstitucionais: gestão e circulação da obra de arte online
Face à hegemonia das big techs, esta mesa visa refletir sobre o desenvolvimento de plataformas digitais autóctones de gestão e compartilhamento de acervos, como também de plataformas alternativas para os artistas marginais ao circuito institucionalizado da arte.
Aguardamos vocês!