Tecnologias Emergentes na América Latina: implicação e aplicação em alimentos
Tipo:
Palestra
Categoria:
Processamento de Alimentos
Local:
Sala Virtual 2
Data e hora:
17:00 até 18:00 em 03/12/2020
A América Latina é uma região rica em matérias-primas vegetais e animais, essa riqueza também é a base de sua riqueza culinária. Essa diversidade também representa uma rica fonte de nutrientes e moléculas bioativas que abrem um grande horizonte para a produção e inovação de alimentos saudáveis.
A conservação e produção em massa deste tipo de alimento requer processos eficientes para prolongar a vida de prateleira, mantendo o máximo de nutrientes, moléculas bioativas e características sensoriais distintas, além disso, o momento histórico vivido requer um processo amigo do ambiente.
As tecnologias emergentes representam uma alternativa para o processamento desses alimentos. Diferentes esforços são feitos em nossa região para apropriar e gerar conhecimento e tecnologia sobre o assunto, aplicando diferentes tecnologias para a conservação dos produtos locais. Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela se destacam na publicação de pesquisas e aplicação de tecnologias emergentes não térmicas, principalmente aplicando altas pressões e energia ionizante, no caso de tecnologias térmicas emergentes, destaca-se o uso de microondas.
Para o avanço e aumento do desenvolvimento tecnológico na América Latina, é essencial um plano regional que incentive a colaboração entre todos os atores da cadeia: governos, empresas, pesquisa e educação, o que permite focar em aplicações potenciais para resolver problemas regionais latino-americanos e promover a soberania da nossa região.