Voltar

Mesa Redonda 2: Captura, Armazenamento E Usos De Co2

Tipo:

Mesa Redonda

Categoria:

Mesa Redonda

Local:

Online - manhã 01/12

Data e hora:

12:00 até 13:00 em 01/12/2021

video-thumbnail

Você não está logado Você precisa se logar ou criar uma conta para assistir esse vídeo.

Essa atividade terá a seguinte dinâmica:

  • Apresentação dos três palestrantes por parte do moderador;
  • Apresentação do Professor Colombo Celso Gaeta Tassinari - Armazenamento de CO2
  • Apresentação da Professora Sandra Einloft - Captura de CO2
  • Apresentação do Professor Claudio J. A. Mota - Utilização do CO2
  • Discussão / Perguntas e Respostas.

Palestrante


Colombo Celso Gaeta Tassinari

Prof(a). Colombo Celso Gaeta Tassinari

Universidade de São Paulo

Prof. Colombo Celso Gaeta Tassinari possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado (1981), doutorado (1988) e Livre-Docência (1996) pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) e do Instituto de Geociências (IGc), ambos da Universidade de São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa em Armazenamento Geológico de CO2 do CNPQ no IEE, o Projeto de Pesquisa “Armazenamento de Carbono em Reservatórios Geológicos no Brasil: Perspectivas para CCS em Reservatórios de Petróleo Não Convencionais onshore e de Bacias Sedimentares offshore do Sul-Sudeste do Brasil, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Técnicas Analíticas Aplicadas a Exploração de Óleo e Gás do CNPQ/MCTI. Foi diretor do Instituto de Geociências da USP (2008-2011) e do Instituto de Energia e Ambiente da USP (2015-2019). Pertence a Academia Brasileira de Ciências e Academia Paulista de Ciências, como membro titular e a Academia de Ciências de Lisboa, como membro correspondente estrangeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Isotópica aplicada principalmente a metalogenese, tectônica e na exploração de óleo e gás. Mais recentemente dedica-se às pesquisas sobre armazenamento geológico de CO2 em rochas enriquecidas em matéria orgânica. Possui cerca de 180 publicações científicas e ministrou cursos em universidades dos países ibero-americanos.

Sandra Einloft

Prof(a). Sandra Einloft

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Profa. Sandra Einloft Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado (1989) e doutorado (1993) em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado pela UFRGS (1996) e pela Universidade Pierre et Marie Curie- Paris (2004). Foi diretora da Faculdade de Química de dezembro de 2004 até dezembro de 2017. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul atuando desde dezembro de 2017 como Decana da Escola Politécnica. Em 2014 atuou como professora convidada na Universidade Paul Sabatier- Toulouse/França. Atua na síntese de novos materiais visando a captura e transformação do CO2 e na síntese de nanocompósitos poliméricos. Publicou 124 artigos em revistas indexadas e 22 patentes, tendo 3266 citações no web of Science. Orientou 116 alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Desde 2007 coordena projetos relacionados com a área de Petróleo & Gás Natural principalmente na área de captura e transformação de CO2 com 8 projetos concluídos e 2 em andamento.

Claudio J. A. Mota

Prof(a). Dr(a). Claudio J. A. Mota

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prof. Claudio J. A. Mota é formado em Engenharia Química pela UFRJ, onde também obteve seu doutorado em Química. É professor titular de Química e Engenharia Química, além de Diretor do IQ/UFRJ e coordenador do Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise (LARHCO). É bolsista de produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Foi agraciado com o Prêmio TWAS, outorgado pela Academia Mexicana de Ciência, com o Prêmio de Tecnologia da ABIQUIM e o Prêmio de Inovação da SBQ. É autor de mais de 110 artigos científicos publicados em periódicos, 12 patentes e dezenas de capítulos de livros, sendo, também, co-autor ou editor de três livros. Participa do corpo editorial do Journal of CO2 Utilization, Journal of Catalysis e ACS Omega, tendo estabelecido, ainda, diversas colaborações internacionais, com destaque para o México, a França e o Reino Unido. Seus interesses de pesquisa atuais estão focados em processos de transformação de biomassa e de captura e conversão de CO2, visando aplicações nas áreas de energia, ambiente e na industria química.