Voltar

Mesa Redonda 1: Pesquisa, Desenvolvimento E Inovação No Setor De Carvão Mineral

Tipo:

Mesa Redonda

Categoria:

Mesa Redonda

Local:

Online - manhã 30/11

Data e hora:

14:15 até 15:15 em 30/11/2021

video-thumbnail

Você não está logado Você precisa se logar ou criar uma conta para assistir esse vídeo.

Essa atividade terá a seguinte dinâmica:

  • Fala do moderador apresentando os palestrantes
  • Apresentação ao vivo do Sr. Paulo Cesar Rezende de Carvalho Alvim
  • Apresentação ao vivo do Sr. Márcio Zanuz
  • Apresentação ao vivo do Sr. Renato Rodrigues de Almeida
  • Discussão / Perguntas e Respostas.

Palestrante


Paulo César Rezende de Carvalho Alvim

Sr(a). Paulo César Rezende de Carvalho Alvim

MCTI

Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (SEMPI/MCTIC). Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ciência da Informação, formado pela Universidade de Brasília. 1982 a 1984 foi analista de projetos das áreas de transporte e energia. 1985 a 1986, foi analista técnico da Secretaria de Tecnologia Industrial do MIC, atuando nas áreas de energia e tecnologia industrial básica. 1987 a 1989 foi Técnico do CEBRAE, atuando nas áreas de apoio tecnológico aos pequenos negócios e superintendente da área de modernização e cooperação técnica. 1989 a 1990 foi Secretário Geral Adjunto do MEC. 1990 foi técnico da FINEP, atuando na área de apoio a consultoria nacional. 1990 a 1992 Coordenação de modernização tecnológica da Secretaria de Ciência e Tecnologia da PR, atuando as áreas de prospecção tecnológica, PBQP e PACTI. 1992 foi Secretário Adjunto de Governo do Governador do DF/ GDF. 1993 foi Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do GDF. 1994 a 1995 foi Presidente da FAP-DF. 195 foi técnico da FINEP, atuando na área de negócios internacionais de tecnologia. 1996 a 1997 foi Vice-Diretor do IBICT. 1998 a 2000 foi Chefe de escritório da FINEP em Brasília. 2000 a 2002 foi Diretor do Departamento de Setores Intensivos em Mão-de-obra da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC. 2002 a 2019, foi analista III do Sebrae Nacional, onde exerceu as funções de Gerente de Acesso a Tecnologia e Inovação, Gerente de Agronegócios, Gerente de Acesso a Mercados, Gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros, Coordenador do CRAB, Assessor da Diretoria, analista da Unidade de Cultura Empreendedora, além das participações como Conselheiro dos CDE dos Sebrae PA, AC, RO, RJ e MG e como representante do Sebrae em Conselhos e Fóruns nacionais e internacionais.

Marcio Zanuz

Sr(a). Marcio Zanuz

SIECESC

Graduação em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (2000). MBA em Controladoria, Gestão Financeira e Auditoria pela Fundação Getulio Vargas (2015). Diretor Técnico do SIECESC desde 2013 e Diretor Administrativo e Financeiro da SATC desde 2016. Atual Vice-Presidente de Pesquisa e de Inovação Tecnológica da ABCM.

Especialista em recuperação ambiental de áreas degradadas pela mineração, foi o primeiro coordenador do Centro Tecnológico da SATC, em 2007. Em 2011 passou a atuar como chefe de unidade na Mineração Jundu (Grupo Saint-Gobain), focado na produção de areia industrial para fundição e vidro. Atualmente, participa da seleção e do aprimoramento de ideias e startups junto ao ecossistema de inovação da SATC. Pelo SIECESC, entre outras demandas, acompanha algumas das iniciativas de P, D&I do setor junto ao CTSatc.