CBCAT 2021

banner - CBCAT 2021

Michele Oberson de Souza

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Michele Oberson de Souza

Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, onde desenvolve suas pesquisas desde 1987. Como Engenheira Química, obteve o Doutorado em Cinética e Catálise pela Universidade Claude Bernard - Lyon I - IRCLYON - França (1987) e fez pós-doutorado de um ano na Universidade Pierre et Marie Curie - Paris VI - França (1994). É formada pelo Babson College – Boston – USA, na área de ensino de empreendedorismo. É Pesquisadora do CNPq - Desenvolvimento Tecnológico - 2, e Coordenadora do Núcleo de empreendedorismo inovador da UFRGS. Foi co-fundadora da SBCat. Atualmente é co-coordenadora do Laboratório de Reatividade e Catálise que foi até 29/11/2013 dirigido pelo Prof. Roberto Fernando de Souza.

Seus principais interesses de pesquisa dizem respeito a oligomerização e polimerização de olefinas leves, reações catalisadas por sistemas organometálicos heterogeneizados, a síntese de materiais inorgânicos nanoestruturados e o desenvolvimento de processos bifásicos empregando líquidos iônicos. Mais recentemente, esteve envolvida em projetos de pesquisa ambiental abordando a produção de hidrogênio, a conversão de biomassa e de CO2.

Atua com fortes interações com o meio produtivo, é autora de 7 patentes (1 licenciada), 80 publicações em revistas indexadas, 5 capítulos de livros na área da Catálise e 1 livro virtual sobre o ensino virtual de empreendedorismo. 

Criou junto ao Prof. Roberto Fernando de Souza disciplinas de Catálise para a Graduação e Pós-graduação no Instituto de Química da UFRGS.