banner - CBCAT 2021
Voltar

Plenária: Materiales Híbridos Orgánicos-inorgánicos: Hacia El Diseño De Catalizadores Multi-funcionales

Tipo:

Plenária

Categoria:

Plenária

Local:

Sala Virtual - 15/09 (manhã)

Data e hora:

13:00 até 14:00 em 15/09/2021

video-thumbnail

Você não está logado Você precisa se logar ou criar uma conta para assistir esse vídeo.

Essa atividade irá apresentar o trabalho "Materiales híbridos orgánicos-inorgánicos: Hacia el diseño de catalizadores multi-funcionales / Organic-inorganic hybrid materials: Towards the design of multi-functional catalysts"

Moderador(a)


Anderson Joel Schwanke

Anderson Joel Schwanke

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) com período sanduíche pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE, agência de fomento CAPES) no Instituto de Tecnología Química (ITQ) da Universidade Politécnica de Valência (Espanha) entre 2014-2015. É mestre em Ciência e Engenharia de Materiais (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Química Industrial (2010) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Erechim. Possui experiência em nanotecnologia, nas áreas de Química Inorgânica e Ciência dos Materiais, com ênfase em Síntese, Caracterização e Aplicação de Materiais Nanoestruturados. Atua nas linhas de 1 - Zeólitas Hierarquicamente Estruturadas 2 - Materiais Micro e Mesoporosos 3 - Sólidos Bidimensionais 3 - Valorização Tecnológica de Resíduos Industriais e Matérias Primas Naturais 4 - Catálise Ambiental. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dr(a). Christian Wittee Lopes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Christian Wittee Lopes cursou Química Industrial na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Erechim). Realizou mestrado em síntese de zeólitas utilizando líquidos iônicos à base de imidazólio sob a supervisão da Profa. Sibele Pergher na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em seguida, mudou-se para Valencia (Espanha) para seus estudos de doutorado no Instituto de Tecnologia Química (ITQ-UPV-CSIC) sob a supervisão do Prof. Fernando Rey e do Dr. Giovanni Agostini. Em sua tese, estudou materiais porosos contendo espécies metálicas para reações catalíticas relacionadas ao meio ambiente por espectroscopia de absorção de raios X (XAS) e tornou-se um usuário avançado de grandes instalações, participando de vários tempos de medida em síncrotrons europeus. Durante este período, fez um estágio de três meses no LIKAT (Rostock - Alemanha). Retornou ao Brasil e integrou o grupo da Profa. Katia Bernardo Gusmão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como pós-doutorando. Em 2020 tornou-se Pesquisador Visitante do Instituto de Química da UFRGS no âmbito do Programa de Recursos Humanos (PRH 50.1) da ANP-FINEP. Sua área de pesquisa está voltada para a síntese de materiais porosos, principalmente zeólitas, e caracterização avançada de catalisadores por XAS.