banner - CBCAT 2021
Voltar

Plenária: Líquidos Iônicos – Oportunidades E Desafios Para Processos Catalíticos Sustentáveis.

Tipo:

Plenária

Categoria:

Plenária

Local:

Sala Virtual - 14/09 (tarde)

Data e hora:

16:30 até 17:30 em 14/09/2021

video-thumbnail

Você não está logado Você precisa se logar ou criar uma conta para assistir esse vídeo.

Essa atividade irá apresentar o trabalho "Líquidos Iônicos – Oportunidades e desafios para processos catalíticos sustentáveis.".

Palestrante


Michele Oberson de Souza

Michele Oberson de Souza

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, onde desenvolve suas pesquisas desde 1987. Como Engenheira Química, obteve o Doutorado em Cinética e Catálise pela Universidade Claude Bernard - Lyon I - IRCLYON - França (1987) e fez pós-doutorado de um ano na Universidade Pierre et Marie Curie - Paris VI - França (1994). É formada pelo Babson College – Boston – USA, na área de ensino de empreendedorismo. É Pesquisadora do CNPq - Desenvolvimento Tecnológico - 2, e Coordenadora do Núcleo de empreendedorismo inovador da UFRGS. Foi co-fundadora da SBCat. Atualmente é co-coordenadora do Laboratório de Reatividade e Catálise que foi até 29/11/2013 dirigido pelo Prof. Roberto Fernando de Souza.

Seus principais interesses de pesquisa dizem respeito a oligomerização e polimerização de olefinas leves, reações catalisadas por sistemas organometálicos heterogeneizados, a síntese de materiais inorgânicos nanoestruturados e o desenvolvimento de processos bifásicos empregando líquidos iônicos. Mais recentemente, esteve envolvida em projetos de pesquisa ambiental abordando a produção de hidrogênio, a conversão de biomassa e de CO2.

Atua com fortes interações com o meio produtivo, é autora de 7 patentes (1 licenciada), 80 publicações em revistas indexadas, 5 capítulos de livros na área da Catálise e 1 livro virtual sobre o ensino virtual de empreendedorismo. 

Criou junto ao Prof. Roberto Fernando de Souza disciplinas de Catálise para a Graduação e Pós-graduação no Instituto de Química da UFRGS.

Moderador(a)


Francine Bertella

Dr(a). Francine Bertella

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim (2012), mestrado no Programa de Pós-Graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014) e doutorado em Química Sostenible pela Universitat Politècnica de València - Espanha (2018), tendo sido bolsista do DPE - Programa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES (instituição de fomento). Atualmente atua como pós-doutoranda no Laboratório de Reatividade e Catálise do Instituto de Química da UFRGS, e trabalha com o desenvolvimento de catalisadores para conversão de CO2. Tem experiência na área de modificação química de argilas: síntese de argilas pilarizadas, argilas organofílicas e ainda, síntese de hidróxidos duplos lamelares. Sua tese de doutorado esteve relacionada à síntese, caracterização e aplicação de catalisadores, mais especificamente ao estudo de efeitos estruturais do suporte (TiO2) em catalisadores de cobalto para a Síntese de Fischer-Tropsch, com ênfase na influencia da fase cristalina e área superficial de óxido de titânio, no efeito da adição de promotores (Ru) e interações metal-suporte (SMSI) em catalisadores CoRu/TiO2.