banner - CBCAT 2021
Voltar

Keynote 4 - Premio Pesquisa Catalise: Valorização De Resíduos: Relação Entre Os Rejeitos Da Atividade Mineradora E A Catálise

Tipo:

Keynote

Categoria:

Keynote

Local:

Sala Virtual - 14/09 (manhã)

Data e hora:

14:30 até 15:00 em 14/09/2021

video-thumbnail

Você não está logado Você precisa se logar ou criar uma conta para assistir esse vídeo.

Esse conteúdo irá apresentar o trabalho "Valorização de Resíduos: Relação entre os rejeitos da atividade mineradora e a Catálise"

Moderador(a)


Luiz Antônio Magalhães Pontes

Luiz Antônio Magalhães Pontes

UFBA

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Química da UFRJ (1981), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFRJ (1984) e doutorado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química (1997) da UNICAMP. Foi presidente do Centro de Inovação e Tecnologia da Unigel por 2 anos e engenheiro e gerente de P&D da Braskem (ex-Copene) por 13 anos. Foi professor titular na Universidade Salvador de 1998 a 2017, atuando como Pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão por 11 anos. Desenvolveu um trabalho junto a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação SECTI para a implantação de um Centro de Estudos em Biorrefino no CEPED/Bahia. Atualmente é professor concursado adjunto da Universidade Federal da Bahia, dedicação exclusiva, presidente do Instituto Brasileiro de Tecnologia e Regulação - IBTR, consultor ad hoc de agências de fomento e revisor de diversas revistas nacionais e internacionais. Leciona . Orienta no Programa de Pós-graduação Interinstitucional UFBA/Unifacs (Mestrado e Doutorado) - PPEQ e leciona no curso de graduação Engenharia Química da UFBA. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em petróleo e petroquímica, transformação de biomassa e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: reações, catalisadores, combustíveis, biocombustíveis, energia e ambiente.

Palestrante


Luís Adriano Santos do Nascimento

Luís Adriano Santos do Nascimento

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciado em Química (2002), Mestre em Química Orgânica (2006) e Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal do Pará (2011). Professor Associado 1, desde 2011 é do quadro do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, onde foi Diretor da Faculdade de Biotecnologia entre 2016 e 2017. Desde a inauguração do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, em julho de 2016, é vice-coordenador do Laboratório de Óleos da Amazônia, onde se dedica às atividades de pesquisa e prestação de serviços, nas quais atende desde grandes empresas como Agropalma, Natura, Beraca, Amazon Oil e DendeTauá até cooperativas e associações de agricultores familiares. Atua nas áreas de Biocombustíveis e Biomassas Residuais, valorização de resíduos, preparação de catalisadores, além de estudos com óleos e gorduras vegetais e de cianobactérias. Coordena atualmente 2 projetos de pesquisa, entre eles o projeto "DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CATALISADORES E PROCESSOS SUSTENTÁVEIS PARA BIORREFINARIA UTILIZANDO REJEITOS AGROINDUSTRIAIS LIGNOCELULÓSICOS AMAZÔNICOS", um dos 15 selecionados (entre 664 propostos) em edital pelo Banco da Amazônia em 2018. Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e Biotecnologia (PPGBIOTEC). Já co-orientou duas Teses de Doutorado e uma dissertação de mestrado. Além disso, já orientou 3 Teses de Doutorado, 11 dissertações de mestrado e 30 TCCs. Atualmente orienta 4 TCCs, 4 mestrados e 4 doutorados. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, Química de Produtos Naturais, Oleoquímica e Físico-Química Inorgânica. É membro da Sociedade Brasileira de Química e da Sociedade Brasileira de Catálise.