banner - CBCAT 2021
Voltar

Keynote 1 - Prêmio Mulheres

Tipo:

Keynote

Categoria:

Keynote

Local:

Sala Virtual - 13/09 (manhã)

Data e hora:

14:15 até 15:15 em 13/09/2021

Palestrante


Elena Vitalievna Goussevskaia

Elena Vitalievna Goussevskaia

Universidade Federal de Minas Gerais

Elena V. Gusevskaya (Goussevskaia) possui graduação em Química pela Novosibirsk State University (Rússia) e doutorado em Cinética Química e Catálise pelo Boreskov Institute of Catalysis of the Russian Academy of Science (1981), onde atuou como pesquisadora na área de Catálise Organometálica ate 1994. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Exatas e dos Materiais da FAPEMIG (2000-2004) e do Comitê Assessor de Química (CA-QU) do CNPq (2011-2017). É membro correspondente do Scientific Council for Catalysis of the Russian Academy of Sciences. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Catálise Homogênea e Heterogênea na Química Fina. Seus principais interesses atuais incluem o desenvolvimento de processos catalíticos para a valorização de substratos provenientes da biomassa, com ênfase especial na oxidação seletiva de alquenos e alcoóis, hidroformilação, hidrogenação e transformações catalisadas por ácidos.

Heloise de Oliveira Pastore

Heloise de Oliveira Pastore

Universidade Estadual de Campinas

É Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1984), Mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas e University of Toronto (1992). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nas áreas de zeólitos, peneiras moleculares, materiais lamelares, arranjos supramoleculares e reconhecimento molecular. Foi Vice-diretora e Diretora do Instituto de Química da UNICAMP, da Divisão de Química de Materiais da Sociedade Brasileira de Química e do Grupo Supervisor da Regional 3 da Sociedade Brasileira de Catálise. Desde 2016 é Fellow da Royal Society of Chemistry, UK, membro do Conselho Editorial da RSC Advances e é Executive Officer da International Zeolite Association. É responsável pela invenção de duas novas famílias de peneiras moleculares denominadas CAL e UEC.

Moderador(a)


Cristiane Barbieri Rodella

PhD Cristiane Barbieri Rodella

LNLS-CNPEM

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física pela Universidade de São Paulo, doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo e dois estágios de pós-doutorado em Química Inorgânica na UNICAMP. Desde 2005 trabalha no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS-CNPEM), onde inicialmente participou de projetos científicos de interesse industrial e da montagem de infraestrutura para a realização de experimentos in-situ nas linhas de luz. A partir do final de 2012 passou a ter o cargo de pesquisadora e coordenar a linha de luz de difração de raios X de policristiais do LNLS. Desenvolve pesquisa na área de catálise heterogênea e materiais e dispositivos para armazenamento de energia, com ênfase na caracterização estrutura-funcionalidade em experimentos in situ e operando usando técnicas de luz síncrotron. É líder do Grupo Paineira do Sirius e coordena a construção da linha Paineira, que fará experimentos de difração de raios X de materiais policristalinos. Desenvolve instrumentação para experimentos in situ e operando para análises na Paineira. Faz parte de diretora da SBCat, cargo de secretária, desde 2019