banner - CARTOTÁTIL 2024

4 a 6 de dezembro de 2024
(Evento híbrido: presencial e remoto)

Sejam bem vindos(as)!

O 1º CARTOTÁTIL com uma programação repleta de novidades.
Esperamos por você no Rio de Janeiro!

Datas importantes

15

agosto - 2024

Prazo final de envio de trabalhos

14

outubro - 2024

Divulgação dos resultados

04

dezembro - 2024

Prazo para inscrição

O 1º Colóquio de Cartografia Tátil – 1º CARTOTÁTIL, será um evento técnico-científico a ser realizado entre os dias 4 a 6 de dezembro de 2024, no Instituto Benjamin Constant (IBC) no Rio de Janeiro, em comemoração aos 170 anos do IBC. Este evento é uma demanda da comunidade da Cartografia educacional voltada ao público das pessoas com deficiência visual.

A Cartografia Tátil é uma vertente da ciência cartográfica com forte atuação na educação geográfica como também no cotidiano das pessoas com deficiência visual, para suprir as suas necessidades de orientação, mobilidade e conhecimento sobre o espaço geográfico.

O 1º CARTOTÁTIL tem como temática: Orientação, Mobilidade e Conhecimento Espacial. Serão três eixos norteadores das palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos. Um sobre “Ensino e aprendizagem: teorias e recursos didáticos táteis”, outro sobre a “Formação de professores e currículos” e o último sobre a especificidade de “Orientação e mobilidade”. Neste contexto, serão duas palestras e duas mesas redondas. A palestra de abertura com o título a “Cartografia Tátil – Passado, Presente e Perspectivas Futuras” e a de encerramento sobre a “Cartografia Tátil na América Latina”. A primeira mesa abordará sobre “O Chão de Sala – A Cartografia Tátil como Conteúdo Escolar e na Formação de Professores” e a segunda sobre as “Impressões e Percepções da Pessoa com Deficiência Visual no Âmbito da Cartografia Tátil”. Neste contexto, o evento visa possibilitar a todos(as) participantes a oportunidade de complementar sua formação por meio de um amplo debate sobre diferentes temas desta edição relacionados à Cartografia Tátil no âmbito da educação e do cotidiano.

O evento será realizado pelo Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), junto ao Instituto Benjamin Constant (IBC). O evento tem o apoio cientifico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí (PPGGEO/UFPI) e da Universidade de São Paulo (USP) através do LEMADI - Laboratório de Ensino e Material, que é um dos pioneiros da pesquisa da Cartografia Tátil no Brasil, lotado no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Haverá uma sessão de homenagens a profissionais que se destacaram na disseminação da cartografia tátil. O evento será presencial e remoto.

save

CARTOTÁTIL 2024

CARTOTÁTIL 2024 Galoá

1º Colóquio de Cartografia Tátil utiliza o Galoá para simplificar a gestão e aumentar o impacto do evento.

Precisa de ajuda sobre como organizar sua conferência? Agende um Horário

Promoção/Fomento

fomento

Realização

Apoio