Como avançar com políticas cicloviárias no Brasil
Tipo:
Mesa Redonda
Categoria:
Ingleses
Local:
Ingleses
Data e hora:
13:30 até 15:00 em 07/11/2024
Debate com apresentação de experiências internacionais e referências técnicas para implementação de soluções para deslocamentos de bicicletas, com lançamento da versão em português do guia Melhores Práticas do Ciclismo Neerlandês, traduzido e publicado pela TCUrbes/Polo Planejamento em parceria com a Dutch Cycling Embassy com apoio do Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo.
Daniel Santini é mestre e doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), onde estuda políticas públicas de mobilidade urbana. Tem se destacado como um dos principais pesquisadores sobre Tarifa Zero no Brasil e é autor dos livros Sem Catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero (2024) e Passe Livre: as possibilidades da Tarifa Zero contra a Distopia da Uberização (2019), além de ter sido um dos organizadores do livro Mobilidade Antirracista (2021). Atua como coordenador na Fundação Rosa Luxemburgo.
Mateus Humberto é professor do Departamento de Engenharia de Transportes (PTR) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Possui doutorado em Sistemas de Transportes pela Universidade de Lisboa (MIT Portugal Program) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP). De forma complementar à pesquisa acadêmica, trabalhou para organizações da sociedade civil (Techo, apé estudos em mobilidade, WRI Cities, ITDP Brasil, WRI Brasil, Instituto Cordial, ANTP) e consultorias de transporte (Logit, TC Urbes, Instituto Movimento) em projetos relacionados principalmente às interações entre políticas públicas e mobilidade urbana sustentável. Sua prática no ensino, pesquisa e extensão possui um enfoque no planejamento de transportes, a partir da incorporação de métodos causais e de abordagens envolvendo métodos mistos de pesquisa.