Biografia de Mulheres nas Engenharias: Oportunidades e Desafios
Tipo:
Mesa Redonda
Categoria:
Franklin
Local:
Franklin
Data e hora:
11:00 até 13:00 em 06/11/2024
Debatedoras: Giovana Ronzani (ITA), Isabelle Tanaka (Whirpool), Julia L. de O. Freitas (EPTC), e Suzane C. Gorges (Porto de Itapoá).
Moderadora: Andréa H. Pfützenreuter (UFSC)
Resumo: Será debatida a carreira de mulheres na engenharia.
Giovana Ronzani: Chefe da Engenharia Civil do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Presidente da SBTA - Sociedade Brasileira de Transporte Aéreo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA (2007). Iniciou o doutorado e trabalhou como pesquisadora da Universidade RWTH de Aachen (Alemanha-2008) e concluiu o doutorado no ITA (2012).
Isabelle Tanaka: Engenheira de produção. Mestranda em Engenharia e Ciências Mecânicas pela UFSC. Atua na Whirpool Corporation, tem experiência em Logística, desenvolvimento de produtos, acompanhando os lotes pilotos. Monitoramento e suporte em actions plan. Conhecimento em SAP e TOTVS.
Julia L. de O. Freitas: Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2006), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014). Gerente de Desenvolvimento e Inovação da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC). Iniciou na EPTC em 2010, atuando inicialmente no Centro de Controle e Monitoramento da Mobilidade (CECOMM) no planejamento semafórico, controle viário e na gestão de projetos e processos. Coordenou a implantação do Observatório de Mobilidade da EPTC, cujo conceito engloba um conjunto de soluções capazes de captar, processar e disseminar informações e conhecimentos para suporte à tomada de decisões.
Suzane C. Gorges: Engenheira Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós graduada em Gestão de Projetos, possui MBA em Gestão da Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, e é Especialista em Inovação e Digitalização do Setor Logístico-Portuário pela Universitat Politècnica de València e Fundación Valenciaport. Atua como analista de inovação no Porto Itapoá, onde é responsável pela inovação aberta do Terminal, gerenciando projetos de inovação, assim como conexões com o ecossistema.
Andréa H. Pfützenreuter: Arquiteta e Urbanista, especialista em Gestão de Projetos e Gerontologia, mestre em Planejamento, Gestão e Projetos e doutora em Arquitetura e Urbanismo. Atua como professora associada na UFSC Campus Joinville.